A Receita Federal apreendeu nesta quarta-feira (29) cerca de R$ 200 mil em contrabando de vapes — cigarros eletrônicos — durante a segunda fase da Operação Septentrio em Sinop, a 420 km de Cuiabá. A quantidade e o local da fiscalização não foi divulgado.
Os agentes da Receita, com apoio do 3° Comando Regional da Polícia Militar, fiscalizaram estabelecimentos comerciais com indícios de irregularidades na venda de produtos estrangeiros no município.
As investigações apontaram para uma rede de importação, transporte e distribuição dos cigarros, que tem a comercialização proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As mercadorias podem ser apreendidas caso sejam verificadas as irregularidades, sendo submetidas aos trâmites legais que podem incluir leilão, incorporação ao patrimônio público ou doação a entidades filantrópicas, revertendo para a sociedade os bens obtidos de forma ilícita.
A venda desses produtos, segundo a Receita, pode gerar prejuízos aos próprios comerciantes e gerar sonegação de impostos.
Nome da operação
O nome “Septentrio” tem origem latim e significa norte ou região setentrional, fazendo referência à posição geográfica estratégica da área onde a ação foi deflagrada.