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Range Rover Evoque e Discovery Sport estreiam na linha 2021

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Land Rover Discovery Sport 2021: SUV  montado em Itatiaia (RJ) ganhou nova cor, outro volante e novos recursos na multimídia
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Land Rover Discovery Sport 2021: SUV montado em Itatiaia (RJ) ganhou nova cor, outro volante e novos recursos na multimídia

A Land Rover lança no mercado brasileiro a linha 2021 dos SUVs Range Rover Evoque e Discovery Sport, que estreiam com preços a partir de R$ 280.950 (Discovery Sport) e R$ 357.950 (Evoque).

Único modelo montado atualmente na fábrica de Itatiaia (RJ), o Land Rover Discovery Sport 2021 estreia a opção de motorização D200, um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que desenvolve 199 cv e 43 kgfm a 1.750 rpm. O propulsor veio acompanhado também da nova tonalidade Prata Hakuba para a carroceria e de um novo volante.

Outra novidade do Discovery Sport é o sistema multimídia Pivi Pro, que permite atualizações on line  para a central e o veículo, além de possibilitar o acesso ao sistema de câmeras 360° (com função capô transparente) e ao sensor de profundidade, desenhado para travessia de rios e alagamentos.

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O mesmo equipamento faz a sua estreia também no Range Rover Evoque 2021 , que incorpora também o volante com novo desenho. As opções de materiais para o revestimento da cabine cresceram, com a opção de couro Windsor ou o revestimento sustentável Kvadrat, feito com matéria-prima derivada de produtos reciclados.

Por fora, a nova linha passa a incluir cinco novas tonalidades: Cinza Nolita, Cinza Carpathian, Azul Portofino, Bronze Lantau e Prata Silicon.

Versões e preços

O Discovery Sport 2021 terá três versões: S, SE e R-Dynamic SE. Todas com duas opções de motorização — diesel D200 e o P250 flex (2.0 de 249 cv). Todas oferecem opção de 7 lugares, com preços a partir de R$ 289.650 na versão S com motor P250.

As versões diesel do Discovery Sport 2021 chegam nas concessionárias a partir de fevereiro.  Já o  Range Rover Evoque será ofertado em versão única no Brasil, R-Dynamic SE, com motor P250 flex. Ambos trazem uma gama ampla de acessórios como tapetes de proteção para o porta malas, capas para os bancos traseiros para transporte de pets, dock de conexão e carregamento para celular, caixa refrigerada, entre outros.

Fonte: IG CARROS

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Veja 5 variações do Jeep Renegade que não temos no Brasil

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Lançado em 2014 no mercado internacional, o Jeep Renegade chegou ao mercado brasileiro em março do ano seguinte, como o primeiro modelo produzido na nova fábrica de Goiana (PE). Menor SUV da marca americana conhecida pelos seus veículos utilitários, o Renegade foi também o primeiro Jeep brasileiro em mais de 30 anos, encerrando o jejum deixado pelo fim da produção do CJ-5, em 1983.


O Jeep Renegade foi oferecido desde o início no Brasil em versões equipadas com o motor 1.8 flex da família E.torQ, que podia ser combinado somente à tração dianteira, e também o 2.0 turbodiesel da linha TigerShark, sempre casado ao sistema de tração 4×4.

A trajetória do SUV compacto da Jeep por aqui  é marcada pelas séries especiais com visual bem diferenciado, como o Willys (2019) cujos detalhes de estilo remetiam ao modelo MB da época da Segunda Guerra Mundial. Esse padrão se repetiu no exterior, com algumas edições limitadas e versões de linha que nunca foram oferecidas por aqui. Confira algumas delas a seguir.

1 – CJ-5 Renegade

Jeep CJ-5 Renegade: clássico da marca vem com motor V8 a gasolina entre os equipamentos de série
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Jeep CJ-5 Renegade: clássico da marca vem com motor V8 a gasolina entre os equipamentos de série


O SUV compacto Renegade não foi o primeiro carro da Jeep a utilizar este nome. A mesma nomenclatura foi empregada para designar um pacote de equipamentos dos modelos CJ-5 e CJ-7 feitos nos Estados Unidos nos anos 1970 e 1980.

O CJ-5 Renegade trazia um visual menos espartano que o do carro original, com faixas laterais, cores mais chamativas e rodas de liga leve de série. Já o motor era um 5.0 V8, capaz de desenvolver 152 cv.

Renegade Van

Jeep Renegade Van: versão feita para levar carga acaba sendo um utilitário que pode vir com motor turboodiesel
Divulgação

Jeep Renegade Van: versão feita para levar carga acaba sendo um utilitário que pode vir com motor turboodiesel


Um produto que é relativamente comum em alguns países europeus são os SUVs e outros tipos de veículos de passeio em versões para uso comercial. Nem o Jeep Renegade escapou desta tradição.

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Entre 2015 e 2018, o SUV vendido no mercado holandês na versão Van, que trocava os vidros traseiros por chapas de aço e ganhava uma divisória interna para separar os assentos dianeiros do compartimento de carga. A gama de motores era bem completa, com opções a diesel e gasolina, incluindo o mesmo 2.0 turbodiesel das versões mais caras no Brasil.

Renegade do Batman

Jeep Renegade
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Jeep Renegade “Dawn of Justice”: série limitada faz alusão ao Batman, um dos super-heróis mais famosos do cinema


Em 2016, a Jeep lançou nos Estados Unidos o Renegade “Dawn of Justice” , numa referência ao filme “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, lançado naquele mesmo ano.

A carroceria preta era combinada a rodas e detalhes de acabamento na mesma tonalidade, para dar ao modelo um ar próximo ao do Batmóvel, além de receber um logotipo estilizado com o símbolo do Homem-Morcego. O Renegade do Batman estava equipado com um motor 1.6 turbodiesel de 120 cv.

Renegade “Tough Mudder”

Jeep Renegade Tough Mudder: outra série especial que não chegou a ser vendida no mercado brasileiro
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Jeep Renegade Tough Mudder: outra série especial que não chegou a ser vendida no mercado brasileiro


Em parceria com os organizadores do evento de resistência física  Tough Mudder , a Jeep lançou em 2017 nas ilhas britânicas uma edição limitada do Renegade com este nome.

Na série especial, o motor 2.0 turbodiesel, mas em uma versão de 140 cv, era combinado à tração 4×4 e ao câmbio automático de nove marchas, enquanto o para-choque frontal era o mesmo da versão Trailhawk. Outro diferencial eram as rodas de 17″ com pneus do tipo M+S, próprios para uso em lama e neve.

Renegade Upland

Jeep Renegade Upland: versão mais acessível lançada na Europa em 2017 tinha cores chamativas
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Jeep Renegade Upland: versão mais acessível lançada na Europa em 2017 tinha cores chamativas


O Renegade Upland foi lançada na Europa em 2017, como uma variação mais acessível do Renegade para uso fora-de estrada. Trazia o mesmo para-choque dianteiro da versão Trailhawk e a tração 4×4, porém combinada à versão de 140 cv do motor 2.0 turbodiesel.

A mesma ideia básica acabou sendo empregada no mercado brasileiro pela Jeep no Renegade Moab, que traz uma lista de equipamentos mais enxuta, mas combinada ao mesmo conjunto mecânico do Trailhawk, composto pelo 2.0 turbodiesel de 170 cv, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Fonte: IG CARROS

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Honda lança primeiro carro autônomo de nível 3 no Japão

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Honda Legend 2022 representa mais um avanço quando o assunto é carro autônomo no mercado global
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Honda Legend 2022 representa mais um avanço quando o assunto é carro autônomo no mercado global


A Honda apresenta no Japão o primeiro sistema de direção autônoma de nível 3 do mundo. O equipamento faz a sua estreia no sedã de luxo Legend, atualmente o modelo de topo da marca no país asiático.


A função recebeu o nome de Traffic Jam Pilot é faz parte do pacote de equipamentos tecnológicos Honda Sensing Elite. Enquanto os autônomos de nível 2 exigem que o motorista se mantenha sempre atento ao volante, no nível 3 o carro já é capaz de dispensar o motorista em condição de tráfego lento em vias expressas, permitindo que o condutor assista até um filme na tela da central multimídia.

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Em caso de necessidade, o veículo pode solicitar a retomada do controle de direção pelo motorista. Mas caso ele não reaja, o próprio Traffic Jam Pilot é capaz de desacelerar o automóvel e fazer as mudanças de faixa até a parada do carro no acostamento, como pode ser visto no vídeo abaixo.


Para conseguir comercializar a tecnologia, a Honda teve que obter uma autorização especial do Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, que exigiu a instalação no veículo de uma espécie de caixa preta para gravar dados do sistema autônomo nos últimos seis meses — incluindo se o motorista falhou em reagir a um alerta de retomada de comando — e a colocação de um adesivo indicativo na traseira do veículo.

Para operar, o Traffic Jam Pilot utiliza dados coletados pelo sistema de navegação via satélite e mapas tridimensionais de alta definição, além de uma rede de sensores que monitoram os arredores do veículo em um ângulo de 360°, enquanto uma câmera monitora as condições do condutor.

A tecnologia passou por uma bateria de testes de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros e é baseada em redundância, permitindo que a sua operação siga mesmo com defeito em um dos componentes.

A Honda foi a única montadora a insistir no sistema autônomo de nível 3. Outros fabricantes que haviam anunciado o desenvolvimento deste tipo de tecnologia, como a Audi, decidiram pular esta etapa e ir diretamente para o desenvolvimento de sistemas autônomos de nível 4, que diferente do equipamento presente no sedã Legend vão permitir que o motorista esqueça da direção também em condições de tráfego normal.

Fonte: IG CARROS

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