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“Quem vier aqui protestar contra a ferrovia vai tomar na testa”, avisa Mauro Mendes sobre ativistas internacionais

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Governador cita que Mato Grosso tem mais área de preservação em floresta do que os países dos ativistas [Foto – Tchélo Figueiredo]

O governador Mauro Mendes (DEM), em conversa com a imprensa, depois do lançamento do programa Imuniza Mais MT, na tarde desta quarta-feira (21), no Palácio Paiaguás, falou da questão dos servidores da Empaer, da expectativa de vacinação das vacinas Influenza e do coronavírus, que nunca assinou carta de governadores criticando o presidente Jair Bolsonaro, e mandou um recado aos ativistas estrangeiros que prometem protestar contra a ferrovia para Cuiabá.

“Quem vier aqui protestar contra a ferrovia vai tomar na testa. Vou recebe-los para o debate e vou começar discutindo assim, nós temos 80% de mata preservada nessa região. Qual região dos Estados Unidos, da França ou da Europa, tem isso?. O dia que vocês chegarem na metade do que nós temos, daí vocês voltam aqui para conversar conosco, senão, voltam para os seus países e vai plantar árvore por lá”, declarou o democrata.

Sobre a questão dos servidores da Empaer, disse que “a Constituição é muito clara, já falei isso várias vezes aqui, que nenhum projeto que gera despesa para o Executivo, seja na prefeitura, no Estado, ele pode nascer no Legislativo, está na Constituição. Aí eu pergunto sempre, a Constituição é prá valer ou é para cumprir neste país?. Se é prá valer é para todo mundo”, disse.

Mendes recordou o caso da energia solar. “Igual a energia solar, o governo não quis cobrar imposto da energia solar, existe uma lei de 2015 que dizia que tinha que cobrar. A Energisa estava cobrando errado e teve que cobrar certo, e para mudar hoje está na Constituição Brasileira, que tem que ter autorização do Confaz”.

Conforme Mendes, “se é decisão da maioria que Constituição não vale prá nada, ou nós mudamos a Constituição ou então rasgamos ela. Enquanto eu for governador, vou cumprir a Constituição”.

O governador Mauro Mendes disse que nunca assinou carta de governadores criticando o Governo Federal. “Não tem qualquer crítica ao Governo Federal. A carta que eu assinei sobre meio ambiente fala clara e objetivamente, na defesa do meio ambiente. Da sustentabilidade, do desenvolvimento sustentável. Não tem crítica a partidos nem a presidente”.

Quanto ao Imunize Mais MT, Mendes adiantou que é um programa que visa estimular todas as 141 prefeituras a se lançarem a esse desafio de melhorarem a cobertura vacinal do Estado. “Nesse momento todos falamos de Covid, mas não podemos esquecer que existem 19 outras vacinas na cesta disponibilizada pelo PNI, que são importantes para evitar doenças, muitas já foram erradicadas, mas podem voltar caso não houver esse cuidado. É um programa inédito”.

O programa prevê um investimento de R$ 65 milhões até 2023, que serão divididos entre premiações, reforma, construção, aquisição de veículos, câmara fria, ar-condicionado, equipamentos de refrigeração, insumos, serviços, capacitações e comunicação. A expectativa é aumentar o índice de vacinação junto à população para atingir as metas das campanhas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

 

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AL aprova lei que autoriza pagar pedágio via Pix em MT

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Foto: Marcos Lopes

Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou em definitivo na sessão ordinária de quarta-feira (4) o projeto de lei (PL 519/2021), de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que autoriza o pagamento de pedágios nas rodovias de Mato Grosso pelo sistema Pix.  Agora, o texto da lei vai para sanção do governador Mauro Mendes (DEM) para, a partir daí, entrar em vigência no território mato-grossense. 

O PIX é um meio eletrônico criado e autorizado pelo Banco Central do Brasil para pagamentos e transferências bancárias em modo instantâneo. Essas transações podem ser feitas pelo aparelho celular a qualquer hora do dia, a partir de conta corrente, poupança ou de pagamento. Para tal implementação, o projeto alterou o artigo 5º da Lei nº 8.620 que disciplina a cobrança de pedágio nas rodovias estaduais. 

O parlamentar ressaltou, durante a votação, que a administração pública deve se adequar ao avanço tecnológico da sociedade, principalmente em facilitar a vida do cidadão no pagamento de tributos assegurando agilidade, comodidade e segurança nestas transações financeiras.

“Os pagamentos via Pix vão facilitar a vida de muitas pessoas que, por questão de segurança, não gostam de viajar transportando dinheiro em espécie. Esse sistema facilitou a vida do comerciante e cabe a nós implantá-lo na administração pública”, disse.   

Para usar o Pix, basta que tanto o pagador quanto o recebedor, sejam eles pessoa física ou jurídica, tenham conta em banco, instituição de pagamento ou fintech autorizados pelo Banco Central. 

De acordo com o Banco Central, uma das principais vantagens do Pix é de que o serviço permanece disponível 24 horas, todos os dias, inclusive finais de semana. Além disso, as transações são concluídas em menos de 10 segundos e ainda é gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais).

Fonte: ALMT

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Emanuel destaca que novos ônibus podem integrar qualquer modal, mas segue em defesa pelas obras do VLT

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Prefeito entregou novos ônibus capazes de integrar tanto o sistema de VLT quanto BRT [Foto – Luiz Alves]

O prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou que, independente de qual for o modal escolhido para circular em Cuiabá, o transporte coletivo está preparado para atender a população com conforto, segurança e qualidade. Emanuel destaca que foi pensando nisso que determinou os novos ônibus que agora integram o sistema da Capital fossem constituídos por portas tanto do lado direito quanto do esquerdo.

“Nossa meta é dar qualidade, conforto e dignidade para o povão, que é para quem administramos com prioridade. Exigi que os veículos tivessem porta dos dois lados, seguindo todas as orientações técnicas de segurança ao usuário. O cidadão tem uma necessidade imediata e não pode mais ficar esperando a conclusão desse impasse entre VLT e BRT. Por isso, temos que trabalhar de forma célere também”, conta Pinheiro.

De acordo com o chefe do Executivo, a decisão também leva em consideração o zelo pelo recurso público, já que independente de qual estrutura for montada para o futuro modal, os ônibus são preparados para circular sem que haja a necessidade de investimento em adaptações. Emanuel, no entanto, faz questão de deixar claro que sua preferência é pela continuidade das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

“Essa é uma decisão que não depende de mim. Mas, seja qual for o próximo modal, deixamos nossa frota de ônibus preparada, respeitando o dinheiro público e prezando pela economicidade. Se der VLT, os ônibus têm a porta do lado direito. Se der BRT, a porta abre do lado esquerdo. Isso foi pensado para atender o melhor sistema para a população”, afirma o prefeito.

Emanuel destaca ainda que os 144 novos ônibus entregues na terça-feira (3) são modernos, com ar-condicionado, wi-fi, elevador para atender pessoas com deficiência e câmeras de segurança. “São ônibus que já representam o sistema de BRT. Agora, o que precisamos é realizar o sonho da modernidade, dos avanços, da melhoria, do conforto, do desenvolvimento sustentável, trazendo o VLT para se integrar ao sistema atual e melhorar a qualidade do transporte coletivo para a nossa gente”, pontua.

NOVOS ÔNIBUS

Com a entrega 144 dos novos ônibus, Cuiabá alcança de forma histórica a marca de 60% da frota do transporte público com ar-condicionado. O planejamento é que em 2022 esse número chegue a 75% e até o fim de 2024 seja 100%. Os veículos também são equipados com câmeras (quatro em cada coletivo), sistema de bilhetagem, elevadores para Pessoas com Deficiência (PcDs) e Wi-fi.

A renovação é fruto do processo licitatório realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito de promover a modernização, gerando mais segurança e conforto aos mais de 260 mil usuários atendidos pelos 380 veículos em funcionamento na Capital. A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.

 

 

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