conecte-se conosco


Nacional

“Quem imagina que a Lava Jato persegue alguém está errado”, disse FHC em 2017

Publicado

FHC
Reprodução/Facebook

FHC: “Quem imaginar que a Lava Jato é para perseguir algum partido e favorecer outro está errado”

Em vídeo gravado em março de 2017 (assista ao fim deste texto), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rejeitou a tese de que a Lava Jato promove “perseguições” e avaliou que a operação “tem feito um trabalho excepcional”.

“A L ava Jato é um órgão do Estado, que vem funcionando, e tem feito um trabalho excepcional. […] Nós temos que prestigiar as instituições. A Lava Jato faz parte das instituições. […] Quem imaginar que a Lava Jato é para perseguir alguém, algum partido, e favorecer outro está errado. É para fazer com que a Justiça se cumpra no Brasil”, disse FHC .

Já na noite dessa terça-feira (18), o ex-presidente se viu em meio a uma nova polêmica acerca de mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil . Em suposta conversa mantida entre Sergio Moro e o coordenador da força-tarefa de procuradores que atuam em Curitiba, Deltan Dallagnol, o ex-juiz teria questionado investigação contra Fernando Henrique Cardoso, alegando que ela “melindra alguém cujo apoio é importante”. 

Leia também: Hacker tentou se passar pelo ministro Sergio Moro em aplicativo, diz PF

O advogado Walfrido Warde , presidente do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), destaca que ainda não se sabe como as mensagens foram obtidas, nem se são verdadeiras. Mas pontua que, caso se comprove real, a conversa revelada ontem é “particularmente grave”.

“A série de pequenos vazamentos, ao melhor estilo conta-gotas, pinga como ácido sulfúrico na testa e na reputação dos dois heróis de última hora”, diz Warde, fazendo alusão a Moro e a Dallagnol.

“O papo teria selado o destino do intelectual octogenário, que foi poupado pela dupla dinâmica. Ao que parece, Moro decidiu que não seria conveniente empurrá-lo para o lamaçal, porque ele, oponente natural do lulo-petismo, engrossaria o coro contra os companheiros encrencados, em especial contra Luis Inácio, o homem que teve a ousadia de superar e muito, no auge da glória, a popularidade do tucano”, continua o advogado.

“O problema é que os homens da lei, cujo mantra é a promessa de submeter todos, ricos e pobres, fortes e fracos, aos seus rigores, escolheram – a dedo – os inimigos e, no caso de FHC , o amigo. A conversa demonstraria, portanto, que a lei não é igual para todos e que, para alguns, é muito mais benevolente do que para outros. Se Moro e Dallagnol, com as mãos na flor do destino de personagens importantes da política e do meio empresarial, decidiram arrancar suas pétalas ao sabor das conveniências, o que se dirá da sua imparcialidade e do seu senso de Justiça?”, finaliza.

Leia também: Glenn comenta sabatina de Moro no Senado: “Insinua que conversas são falsas”

Walfrido Warde, advogado, escritor e presidente do IREE, Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa, passa a escrever todas às quartas-feiras, para o iG , na coluna “Poder para o Povo”.


Fonte: IG Nacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Nacional

Ônibus de turismo perde o controle, sai da estrada e bate na BR-040

Publicado

source
colisão ônibus arrow-options
Divulgação/Corpo de Bombeiros

Motorista do ônibus alega ter sido fechado por caminhão

Leia também: Em sábado de Carnaval, carro pega fogo após acidente e interdita pista; assista

Turistas que vinham de Minas Gerais com destino ao Rio de Janeiro passaram por um susto na madrugada deste domingo (23). O ônibus de turismo em que estavam perdeu o controle na altura km 78, bairro Duarte da Silveira, e colidiu contra a mureta de proteção da pista.

O acidente foi registrado às 4h30 e mobilizou equipes da Concer, a concessionária que administra a rodovia, e do Corpo de Bombeiros. Segundo informações, as 46 pessoas que estavam no ônibus no momento do acidente estavam dormindo e se assustaram com a batida. 

De acordo com o depoimento do motorista, ainda no local, um caminhão teria fechado o ônibus fazendo com que ele perdesse a direção e provocado o acidente. Informações da concessionária afirmam que apenas uma pessoa precisou de atendimento médico, sendo liberada em seguida. Não houve retenção no trânsito no local.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Nacional

Quer trocar seu nome? Confira em quais casos é possível fazer a mudança

Publicado

source
novo modelo RG arrow-options
IIRGD

Novo modelo de RG começa a ser emitido no Estado de São Paulo

Em diversos países do mundo é possível alterar seu nome. No Brasil , a mudança de prenome está prevista em lei. Entretanto, a alteração só é permitida em algumas situações específicas nas quais a pessoa é exposta. Confira algumas delas:

Leia também: Rio-Santos fica interditada após barragem ceder em São Sebastião

Erro de grafia

Um dos motivos que permite a alteração de nome é a correção de erros de grafia no nome da pessoa. A alteração poderá ser feita no próprio cartório no qual o cidadão foi registrado através de uma petição assinada pelo cidadão. Um dos exemplos é Washington, que, por ser um nome estrangeiro, tem a grafia complicada e pode ser escrita de maneira errada.

Adoção

Em casos de adoção, o adotado poderá assumir o sobrenome de quem o adotou. Além disso, caso o adotado seja menor de idade, os responsáveis poderão solicitar a alteração do prenome do sujeito.

Vítimas e testemunhas de crime

O Programa Nacional de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas diz que pessoas que foram vítimas de crimes ou testemunharam contra acusados possam ter seus nomes alterados para garantir sua segurança pessoal. As alterações podem se estender à filhos, progenitores, familiares e dependentes com quem a vítima/testemunha mantenha contato frequente.

Leia também:Usando tornozeleira eletrônica, Pezão diz que vive com a aposentadoria da esposa

A lei diz ainda que, caso a ameaça seja cessada, as pessoas poderão voltar a utilizar seu nome original.

Homonímia

Em casos de homonímia – quando duas pessoas possuem os mesmos nomes – o interessado deverá solicitar a alteração de sobrenome. Com isso, são evitados problemas financeiros e possíveis aplicações de golpes.

Exposição ao ridículo

Nomes que possam expor a pessoa à situações vexatórias também podem ser alterados. A regra vale para casos de combinações de nome e sobrenome , como Isadora Pinto; nomes regionais, como Raimunda; e para adaptações de nomes estrangeiros, como Sergey. Outros casos, como nomes oriundos da junção de outros prenomes, também podem ser alterados.

Leia também: Acidente entre ônibus e moto deixa um morto no Elevado do Joá 

Inserção de apelidos

A inserção de apelidos notórios – conhecidos por grande parte da sociedade – também é prevista em lei. Um dos exemplos mais conhecidos é o do ex-presidente Lula , que adicionou o apelido ao seu nome original (Luiz Inácio da Silva). A cantora e apresentadora Xuxa é um outro exemplo.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana