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Que tal um triciclo elétrico feito com material reciclado e impressora 3D?

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ZUV pode ser montado com partes como guidão, rodas e demais componentes em lojas locais a fim de minimizar custos
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ZUV pode ser montado com partes como guidão, rodas e demais componentes em lojas locais a fim de minimizar custos

O segmento de veículos elétricos vem crescendo vertiginosamente e não há como voltar atrás. Assim está acontecendo com as motocicletas, scootes, patinetes e afins. Aproveitando este filão, há inúmeras de startups que buscam inovar no segmento e desenvolvem os mais diferentes tipos de meios de transporte ‘verdes’.

Exemplos dessa diversidade está no ZUV , um triciclo conceitual projetado e desenvolvido pela EEOS Next e New Raw que  foi recentemente apresentado no ‘Vienna Biennale for Change’, na Aústria.

O evento voltado para arte, design e arquitetura, tem objetivo de gerar ideias criativas e projetos artísticos para ajudar a melhorar o mundo.

 O ZUV acomoda dois passageiros na parte traseira, enquanto a cabine na frente pode acomodar duas crianças pequenas ou carga. Para reduzir a complexidade e o custo, o veículo não tem pedais e é movido por um motor no cubo traseiro e as duas rodas dianteiras fornecem direção. 

O veículo atinge velocidade máxima de 25 km/h em áreas urbanas, classificando o veículo como bicicleta, podendo percorrer 50 km com uma única carga de bateria. 

De acordo com as empresas, o ZUV pesa aproximadamente 100 kg e pode transportar uma carga útil de 200 kg e o objetivo deste projeto é contribuir para uma economia circular e a auto-capacitação das pessoas para a produção de objetos complexos de uso diário usando tecnologias digitais.

Até o próprio processo de impressão 3D a partir de resíduos de plástico foi projetado para minimizar o desperdício, pois usa maquinário personalizado construído a partir de um robô industrial em desuso.

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Para produzir o design simplificado, o fundador da EOOS , Harald Gründl imaginou um ciclo econômico local, que permitiria aos usuários imprimir em 3D o chassi de polipropileno  em um laboratório de fabricação com impressão robótica em grande escala. 

A partir daí, cada usuário poderia ir a qualquer oficina de bicicletas para montar um motor em sua posição predefinida ao lado do guidão, freios e três rodas.

Isso permitiria que componentes individuais fossem reparados e substituídos perto de casa para estender a vida útil do veículo. E, finalmente, o chassi poderia ser triturado e reimpresso para formar outro ZUV.

Poucas informações foram divulgadas por se tratar de um conceito ainda, mas uma coisa é certa, o ZUV tem tudo para revolucionar o segmento de Electric Vehicles (EVs) , considerando que todo o processo de fabricação, direta e indiretamente terá zero emissão.

“Por causa dos altos custos de mão-de-obra na Europa, quase todo quadro de bicicleta é produzido na Ásia. Mas queremos uma unidade de produção ZUV local em todas as cidades do mundo”, disse o fundador da EOOS , Harald Gründl, em entrevista ao site Dezeen .

Fonte: IG CARROS

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VW  Taos vai bem em teste de colisão, ao contrário da dupla Fiat Argo e Cronos

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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios
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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios

De acordo com o último levantamento do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, o primeiro veículo a ganhar 5 estrelas sob o novo protocolo foi o SUV Volkswagen Taos.

Fabricado na Argentina e no México, VW Taos conta seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de série e graças a isso e a outros fatores que envolve a segurança.


Além desses, outros diversos fatores contribuíram para que o SUV da marca alemã atingisse 90,2% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP
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Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP

Em contrapartida, o Fiat Argo e Cronos com apenas dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela. Ambos atingiram 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Tanto o representante da VW quanto os da Fiat foram submetidos a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres e no caso em especial do da VW, impacto lateral de poste, já que o modelo conta com airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão.


Em nota oficial, a Stellantis informou apenas que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança.

Por sua vez, o presidente do comitê de direção do Latin NCAP , Stephan Brodziak disse que “não fosse pelo Latin NCAP, não poderíamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece não só aos consumidores, mas também a todas as pessoas que circulam nas ruas. Chamamos a atenção para que a Fiat tenha carros mais seguros”, conclui o executivo.

Fonte: IG CARROS

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Triumph lança série especial da Tiger 900 de 1 milhão de vendas

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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra
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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra

A britânica Triumph é uma das fabricantes mais tradicionais da Inglaterra. Fundada em 1902, a empresa agora comemora a fabricação da sua milionésima Tiger 900.

Para comemorar o marco, a Triumph também aproveitou para celebrar os 31 anos de abertura de sua linha de montagem, após o seu ressurgimento ao mercado, em 1990.

Com o intuito de mantê-la em atividade, a marca inglesa com sede em Hinckley  está comemorando a marca de 1 milhão de unidades produzidas.  Para não deixar essa data importante passar em branco, a Triumph resolveu lançar uma série limitada da Tiger 900.

Assim ‘nasceu’ a Tiger 900 Rally “1M” , referindo-se à produção de 1 milhão de unidades. Esteticamente, o modelo conta com emblema da marca e os dizeres “Celebrando Um Milhão 1990-2021” em inglês. Já a cor predominante é a prata com detalhes em vermelho.

A Tiger 900 Rally Pro “IM” foi apresentada na sede da Triumph, em Hinckley (Inglaterra), pelo CEO Nick Bloor, na semana passada e será exibida no Motorcycle Live Show , que ocorre de 4 a 12 de dezembro em Birmingham, antes de assumir residência permanente na Factory Visitor Experience.

Fonte: IG CARROS

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