conecte-se conosco


Mato Grosso

Quarta-feira (08): Mato Grosso registra 24.804 casos e 921 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (08.07), 24.804 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 921 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. 

As 26 mortes mais recentes envolveram residentes de Nossa Senhora do Livramento, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira, São José do Povo, Sinop, Cuiabá, Sorriso, Rosário Oeste, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Colíder e Primavera do Leste. Nesta edição do Boletim, foi corrigida uma duplicidade de óbito em Cuiabá. 

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (5.681), Várzea Grande (1.883), Rondonópolis (1.806), Sorriso (1.079), Lucas do Rio Verde (1.062),  Tangará da Serra (933), Primavera do Leste (930), Sinop (788), Nova Mutum (598), Pontes e Lacerda (514), Campo Verde (451), Cáceres (420), Colíder (352), Confresa (336), Barra do Garças (334), Campo Novo do Parecis (295), Peixoto de Azevedo (287), Sapezal (282),  Querência (281) e Matupá (261). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

Nas últimas 24 horas, surgiram 1.305 novas confirmações no Estado. A área técnica ainda esclareceu que foram corrigidas sete ocorrências de duplicidade no sistema. Além disso, dois casos anteriormente notificados em Cuiabá foram reposicionados para Chapada dos Guimarães; e outro de Lucas do Rio Verde foi corrigido para Nova Ubiratã. As mudanças consideraram o município de residência dos pacientes.

Dos 24.804 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.300 estão em isolamento domiciliar e 10.832 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 239 internações em UTI e 317 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 97,1% para UTIs e em 53,4% para enfermarias.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 51,2% dos diagnosticados são do sexo feminino e 48,8% masculino; além disso, 6.643 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 26.362 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.478 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Nesta quarta-feira (08), o Governo Federal confirmou 1.713.160 casos da Covid-19 no Brasil e 67.964 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 66.741 óbitos e 1.668.589 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sema participa de live que debate prevenção e combate à incêndios Florestais

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) foi uma das convidadas da Live promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). O evento também teve representes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMT) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), para debater ações de combate e prevenção de incêndios florestais e a situação do bioma Pantanal.

Mediada por Ricardo Arioli Silva, Presidente da Comissão Nacional de Cereais Fibras e Oleaginosas da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi destacado o grande incêndio no pantanal devido ao período de seca, que pela média histórica é a maior dos últimos 30 anos.

Durante o debate, a Secretária adjunta de gestão ambiental da Sema-MT, Luciane Bertinatto destacou que a Secretaria vem se estruturando cada vez mais desde o ano passado, com investimentos de mais de R$ 20 milhões para realizar os monitoramentos tanto de desmatamentos, quanto de queimadas, de forma que consiga ter acesso rápido às informações em todo o estado de Mato Grosso.

Luciane ressalta ainda, o clima atípico em que o período registra pouca incidência de chuva, a equipe da Secretaria está trabalhando com mais de 150 servidores em campo se dividindo em 10 regiões do estado para atender aos anseios da sociedade.  

O Comitê Estadual de Gestão do Fogo, que reúne mais de 10 instituições do governo estadual e federal, entidades civis e Organizações Não Governamentais e é coordenado pela Sema está articulando com as agencias que podem auxiliar no combate aos incêndios florestais.

Sema, Corpo de Bombeiros e Famato estão formulando uma nota técnica para que seja construído pelos produtores rurais preventivos mínimos para proteger suas propriedades e caso ocorra um incêndio florestal os proprietários colocarão a disposição dos Bombeiros os meios que eles podem dispor para auxiliar no enfrentamento aos incêndios florestais.

O Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do fogo da Sema-MT, Coronel BM Barroso, destacou em sua apresentação, quais são estes preventivos mínimos contra os incêndios florestais, que consistem em seis sistemas: O de vigilância e detecção; de Acesso; de compartimentação por talhão; de mananciais; de apoio e combate a IF e de proteção a áreas edificadas.

As ações de combate a incêndios florestais, o trabalho da equipe de perícia, que trabalha na investigação para descobrir como o incêndio começou e a capacitação do Corpo de Bombeiros, que já qualificou e treinou mais de 100 homens para atuar nas ações, também foram destaques.  

A live completa está no canal do youtube da Famato Mato Grosso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=8EAulC0DiR4 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Detran-MT realiza trabalho com servidores na prevenção ao novo coronavírus

Publicado


.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vem tomando todas as medidas preventivas, sanitárias e de orientação sobre o vírus, junto aos servidores, em um intenso trabalho da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e da Gerência de Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho com suporte da Presidência do órgão e diretores.  

Por se tratar de um órgão voltado para o atendimento ao público, a atenção foi redobrada. Nos últimos quatro meses em que a proliferação do contágio do Covid-19 avançou consideravelmente no Estado, o Detran-MT realizou diversas ações de orientações, encaminhamentos dos casos suspeitos de contágio, suporte a famílias de servidores e emissão de boletins internos com medidas sanitárias de prevenção.

Além disso, foi elaborada uma cartilha que foi enviada aos servidores, com informações importantes sobre o que é o vírus, principais sintomas, medidas de prevenção, como higienizar as mãos e objetos, uso da máscara de proteção facial, as medidas sanitárias para atendimento ao público, entre outras informações.

As ações tiveram como base as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, através de todos os decretos publicados, com a finalidade de reduzir o risco de contágio do vírus.

Conforme a Gerente de Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho, Isabel Nelly Bandeira de Figueiredo, foram 167 atendimentos realizados a servidores nesse período de pandemia.

“Desde o início da pandemia temos feito um trabalho individual de orientação junto ao servidor, com assistência social, médica e psicológica conversando com o servidor pelo telefone ou whattsapp como uma forma de fazer um trabalho mais humanizado, de acolhimento. Temos respaldo também da Médica do Trabalho da Autarquia para definir todas as medidas a serem tomadas, como nos casos de distanciamento social, teletrabalho e demais ações”, falou.

O presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos, reforça que, desde o início da proliferação do coronavírus, o Detran-MT está seguindo todas as determinações do Governo do Estado na prevenção ao vírus e atendendo às orientações de distanciamento social, com a abertura ou fechamento temporário de unidades, conforme a divulgação dos boletins informativos da Secretaria Estadual de Saúde com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

“O Detran é um órgão que lida diretamente com o público e com unidades em diversos municípios do Estado. Por isso, estamos fazendo um trabalho em equipe entre a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Gerência de Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho e diretores com suporte da nossa Médica do Trabalho tomando todas as medidas necessárias e prudentes para resguardar a saúde dos servidores e da população a fim de evitar a propagação do vírus”, enfatizou Vasconcelos.

Atendimento ao público

Nesta segunda-feira (03.08), o Detran-MT retomou o atendimento ao público, por agendamento, em mais 12 municípios de Mato Grosso, totalizando 41 cidades com o atendimento em funcionamento no Estado. CONFIRA AQUI AS UNIDADES QUE ESTÃO ABERTAS

Nesta primeira semana, as unidades irão atender somente os cidadãos que já estavam com atendimento agendado e tinham sido suspensos, em razão do fechamento temporário. 

Novos horários para agendamentos pelo site do Detran-MT serão liberados após as unidades atenderem todas as demandas dos cidadãos já agendados.

Os 12 municípios que retomaram o atendimento ao público foram classificados com risco moderado e baixo de contágio do novo coronavírus, conforme o Boletim Informativo n° 144 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado na quinta-feira (30.07), com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

Já as unidades do Detran-MT nos municípios de Paranatinga, Nova Mutum, Tapurah e Brasnorte estarão com o atendimento ao público suspensos, a partir de hoje (03.08), por esses municípios terem sido classificados como alto risco de contágio do vírus.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana