conecte-se conosco


Mato Grosso

Quarta-feira (01): Mato Grosso registra 17.401 casos e 665 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (01.07), 17.401 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 665 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

As 36 mortes mais recentes envolveram residentes de Várzea Grande, Tangará da Serra, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Araputanga, Poxoréu, Primavera do Leste, Cláudia, Campinápolis, Sorriso, Juruena e Nova Monte Verde. 

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (4.190), Várzea Grande (1.379), Rondonópolis (1.287), Sorriso (726), Primavera do Leste (659), Tangará da Serra (633), Lucas do Rio Verde (617), Nova Mutum (465), Sinop (441), Pontes e Lacerda (436), Campo Verde (357), Confresa (319), Cáceres (296), Barra do Garças (239), Colíder (217), Campo Novo do Parecis (217), Querência (210), Sapezal (181), Jaciara (161), Alta Floresta (158) e Nossa Senhora do Livramento (157).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

Nas últimas 24 horas, surgiram 1.100 novas confirmações no Estado. A área técnica ainda esclareceu que foram corrigidas três ocorrências de duplicidade no sistema. Além disso, um caso anteriormente notificado em Várzea Grande foi reposicionado para Nobres, município de residência do paciente.

Dos 17.401 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 9.523 estão em isolamento domiciliar e 6.543 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 223 internações em UTI e 265 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 92,9% para UTIs e em 39,9% para enfermarias.
Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 51% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49% masculino; além disso, 4.691 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. 

O documento ainda aponta que um total de 19.679 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.391 amostras em análise laboratorial.
Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Nesta quarta-feira (01), o Governo Federal confirmou 1.448.753 casos da Covid-19 no Brasil e 60.632 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 59.594 óbitos e 1.402.041 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

SES disponibiliza painel interativo de dados da Covid-19; entenda como funciona

Publicado


.

Com o objetivo de dar mais transparência às informações e facilitar o acesso aos dados relativos à pandemia pelo novo coronavírus em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) lançou um painel interativo que permite a análise aprofundada dos números epidemiológicos da Covid-19 no Estado. 

O link foi disponibilizado ao público na tarde desta sexta-feira (07.08) e será atualizado diariamente às 17h. Para acessar a página, basta clicar aqui. A página possui oito apresentações, que podem ser visualizadas por meio do controle localizado no inferior da tela. 

A versão digital possibilita o download das informações em CSV (Comma-separated Values ou, em português, Valores Separados por Vírgula) e disponibiliza microdados à imprensa e aos pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a pandemia.

“A equipe técnica da SES já trabalhava há semanas nesse novo sistema, que também atende às recomendações do Ministério Público. A plataforma possibilita a interpretação das informações e dos gráficos, na medida em que ainda disponibiliza microdados à população”, disse Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde.

De acordo com a área técnica da SES, a primeira semana será destinada aos ajustes finais da plataforma, que conta com dados relativos aos casos confirmados e suspeitos da Covid-19, óbitos, às testagens, hospitalizações e notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O sistema também possibilita a análise de dados por região ou município. 

As informações são consolidadas com base nos dois principais sistemas, um alimentado pelos hospitais do Estado e outro pelas Vigilâncias Municipais (IndicaSUS). O empenho dos municípios na alimentação dos dados contribui para uma plataforma confiável e os números podem auxiliar as gestões locais na tomada de decisão.

Secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Juliano Melo enfatizou que serão divulgadas notas técnicas para orientar o manuseio e a extração de informações na nova plataforma.

“O sistema possibilita diversos recortes do cenário epidemiológico. Por isso, serão emitidas notas técnicas com a devida orientação sobre a extração e análise de dados, como forma de auxiliar o manuseio dessas informações”, concluiu o gestor.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Centro de Triagem da Covid-19 recebe profissionais da imprensa para realização de testes e consultas; saiba como foi

Publicado


.

Na manhã desta sexta-feira (07), o Centro de Triagem da Covid-19 montado na Arena Pantanal recebeu 172 profissionais da imprensa mato-grossense para realização de testes do novo coronavírus, consulta e entrega de medicamentos.

A categoria faz parte de uma classe de trabalhadores vulnerável ao risco de contaminação do coronavírus por conta de suas atividades externas. Por isso, o Governo do Estado disponibilizou um período para atender de maneira exclusiva os profissionais da comunicação.

“Estamos aqui com esses profissionais que realizam coberturas jornalistas todos os dias, durante 24 horas, envolvidos em ambientes que possuem aglomerações de pessoas, visitam unidades de saúde que atendem pessoas com a Covid-19 e estão na zona de perigo. Então, temos um dia dedicado essas pessoas”, disse Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde que esteve presente na ação

O gestor completa dizendo o atendimento visa “realizar uma triagem e identificar quem é positivo e pode estar transmitindo o vírus sem saber. Para nós é uma satisfação recebermos todos aqui para prestar esse trabalho de atendimento tão importante no Centro de Triagem da Covid-19”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, também compareceu ao Centro de Triagem da Covi-19 para acompanhar os atendimentos. De acordo com as declarações do gestor, o serviço é fundamental e está sendo muito bem conduzido.

“Peguei minha senha e passei por todas as sequências que têm aqui, todas as rotinas de atendimentos e fiquei impressionado. Isso aqui é um exemplo de respeito ao cidadão mato-grossense. É encantador a forma como você é recebido, o atendimento humanizado. O Governo de Mato Grosso está de parabéns! Secretária de Estado de Saúde está de parabéns! Todos que fizeram parte e contribuíram estão de parabéns”, elogiou Mauro Carvalho.

Ainda de acordo com as declarações do gestor, os trabalhos realizados no Centro de Triagem “vêm colaborar com as Prefeituras da baixadas cuiabana e vão contribuir para redução de casos Covid-19 ou o agravamento do quadro clínico de cada pessoa, graças a uma atitude louvável do governador Mauro Mendes”.

Bruna Fernandes Jacarandá foi a primeira profissional da comunicação atendida no Centro de Triagem da Covid-19 e declarou que a ação do Governo do Estado em promover um dia para prestar atendimentos a sua classe “é muito positiva e essencial, pois nós ficamos preocupados e com dúvidas se temos a doença ou não”.

Após seu atendimento ser concluído, a publicitária recebeu o resultado negativo para Covid-19. Ela destacou que todo processo “foi muito bom, muito ágil e atencioso, gostei. Imaginei que fosse demorar, mas fiquei surpresa com a rapidez, todos estão de parabéns, vou até indicar e falar que o protocolo é certinho e não tem risco de aglomeração”.

Gravida de oito meses, a jornalista e apresentadora do Jornal PlayAgora, Marina Martins também esteve no Centro de Triagem para realizar o teste da Covid-19 e avaliou positivo o trabalho prestado pelos profissionais da saúde.

“O atendimento foi muito rápido, todos os profissionais estão bem conectados, prontos para dar os esclarecimentos. Recebi um excelente atendimento, tudo muito bem organizado. Pensei que seria perigoso, mas não tem esse risco e não tem aglomeração, deu para perceber que foi tudo bem planejado e com muito cuidado. Essa iniciativa de atender à imprensa foi válida, importante, as pessoas não precisam ter  medo de contaminação, pois aqui é tudo limpo e rápido, eu recomendo”, disse Marina que teve o resultado negativo para Covid-19.

Sobre o Centro de Triagem da Covid-19

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. O local possui estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus e realização de exame com o uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

O Centro possui uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da doença.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/nVerdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscara de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.

 

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana