conecte-se conosco


Cuiabá

Qualifica Cuiabá gera oportunidade de emprego e renda para mais de 1.800 alunos qualificados

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realizou na tarde desta quinta-feira (12), a cerimônia de entrega dos certificados de qualificação da terceira edição Qualifica Cuiabá, um dos pilares do programa Pra Frente Cuiabá. O evento ocorreu na Faculdade de Tecnologia SENAI, no Porto.

Nesta edição, 1.860 alunos foram certificados em 33 cursos, de quatro áreas diferentes ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para pessoas a partir dos 16 anos. Idealizado pela primeira-dama, o Qualifica Cuiabá conta ainda com apoio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher. O programa já atendeu 5.760 pessoas, em cinco anos, e tem como objetivo chegar a 10 mil qualificados até o final de 2024.  

“Estamos materializando a conclusão com a entrega dos certificados, a etapa do ano passado, onde foram capacitadas mais de 1.400 pessoas, entre mulheres, PCDs, jovens, com programas de qualificação no sentido de poder trabalhar a inserção deles no mercado de trabalho. Isso tudo faz parte do Programa Pra Frente Cuiabá, que iniciou ainda na gestão anterior a do prefeito Emanuel Pinheiro sobre o comando da nossa primeira-dama, em parceria com o Senai e também faz parte de uma ação integrada com mais duas secretarias, de Assistência Social e da Mulher, que contribuíram muito para identificação do público-alvo ao qual o programa tem por objetivo atingir, fazendo com que sociedade cuiabana se prepare cada vez mais, aproveitando as oportunidades que o mercado apresenta”, destacou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, explica que neste ano serão abertas novas turmas de qualificação e que a meta é ampliar o programa, com um olhar especial voltado para o público feminino.

“Não medimos esforços para atender àqueles que mais precisam neste momento de pandemia, que perderam e precisaram de uma fonte de renda. Fizemos um investimento muito grande nesses chefes e chefas de família para que pudessem ter seu acesso a uma qualificação, emprego e renda para que pudessem superar essa situação que estavam durante a pandemia. Em breve vamos iniciar outro ciclo com inauguração, lançamento novamente do Qualifica Cuiabá 2022 que este ano também vai realizar a edição do Qualifica Cuiabá Mulher, com cursos voltados para população feminina do nosso município. A gente atende diversos públicos e demandas, mas a determinação do prefeito e da primeira-dama é priorizar as mulheres, chefes de família, romper os ciclos de violência que acontecem para que possam superar. Serão três mil vagas ofertadas em 2022 e em breve vamos nos reunir aqui para lançar o Qualifica Cuiabá”, pontuou.

A gerente do Fatec Senai Porto, Mozara Guerreiro, afirma que ao terminarem os cursos, os alunos já saem preparados para o mercado de trabalho e também para se tornarem empreendedores.

“A gente está em parceria com a Prefeitura de Cuiabá desde 2018 e de lá para cá vem ampliando. Em 2021, formamos mais de dois mil alunos que é essa formatura que estamos tendo agora. Tivemos cursos em todas as áreas, ramo alimentício, TI, para todos os gostos, justamente para fazerem e entrar no mercado de trabalho. O projeto vai continuar em 2022 com outro viés, olhar e cursos, ampliando não somente às vagas, mas os cursos. Então estamos aumentando a quantidade para qualificar o povo cuiabano. A área alimentícia geralmente as mulheres fazem o curso e já saem empreendendo, aprendendo também técnicas de gestão e empreendedorismo para já abrir seu próprio negócio”, comentou.

Empreender era o desejo da Anadir de Souza Soares, de 38 anos, que se formou no curso de Confeitaria, e já começou a transformar o sonho em realidade conquistando sua independência financeira.  

“Foi uma grande oportunidade, tanto para mim como para várias pessoas que participaram do projeto também. Para mim foi muito bom, pois consegui uma nova profissão. Antes eu era cabeleireira e hoje realizei o sonho de me qualificar na confeitaria. Trabalho na área e ganho a minha renda. Recomendo para outras pessoas, pois nós mulheres precisamos muito disso, ter uma profissão, se sentir mais úteis, independentes. Eu mesma ficava muito em casa e queria muito fazer algo novo e tive a oportunidade e graças a Deus estou aqui”, agradeceu.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Governo, Luís Cláudio, da secretária-adjunta da Mulher, Elis Regina, da secretária de Gestão, Ellaine Mendes, do diretor acadêmico do Fatec Senai, Valdir Souza Junior, da vereadora Maria Avallone, entre outras autoridades. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Mulheres em Ação chega à 6ª edição e leva novidades em atendimentos médicos ao Altos do Parque

Publicado

Prefeitura de Cuiabá

Clique para ampliar

A 6ª edição do programa “Mulheres em Ação” será realizada neste sábado (20), no bairro Altos do Parque, e terá como novidade a oferta de novas especialidades médicas aos moradores da região. Entre as opções estão: Oftalmologia, Ortopedia, Mastologia, Otorrinologia, Gastrologia, Ginecologia, Cirurgia Plástica, entre outras. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher e, somados aos atendimentos médicos, também levará para o Altos do Parque mais de 50 serviços em diversas áreas como emprego, cidadania, assistência social, direitos e saúde da mulher, além de atendimentos na área fiscal.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, esse projeto tem apresentado uma aceitação extremamente positiva da população, alcançando mais de 10 mil atendimentos em cinco edições. Ela destaca ainda que a ação deste sábado é inédita, já que serão mais de 20 médicos de diversas especialidades disponibilizados à população.

“A comunidade médica estará presente, levando uma gama de serviços nunca vista em Cuiabá, diretamente para o bairro e toda a população, em especial à mulher. Este já vem sendo o maior conjunto de ações, em prol da mulher, da história de Cuiabá.”, afirmou.

Serviços:

Assunto: 6ª edição do Programa “Mulheres em Ação”

Data: Sábado (20)

Onde: EMEB Clóvis Hugueney Neto – Avenida A, Altos do Parque 1

Horário: 8h às 16h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá Prev recebe visita de representantes do Fundo de Previdência de Barra do Garças

Publicado

O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá Prev) recebeu na manhã desta quinta-feira (18) uma visita técnica dos gestores do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Barra do Garças (Barra Previ).

Na oportunidade, o secretário especial de Previdência da Secretaria Municipal de Gestão, Fernando de Oliveira, apresentou a estrutura organizacional do Cuiabá Prev e da metodologia de fiscalização aplicada pelo fundo de previdência municipal ao presidente do Comitê de Investimento, Rogério Farias, ao presidente do Conselho Fiscal, Divino Tavares, a presidente do Conselho Curador, Wilza Santos e Silva, e demais integrantes da equipe técnica do Barra Previ.  

“O Cuiabá Prev vem sendo referência no modelo de gestão. Temos a ISO 9001 por sete anos consecutivos, temos também o Pró-Gestão que é um certificado oferecido pela Secretaria de Previdência por meio da ICQ Brasil, que possui uma série de requisitos.  Além disso, o nosso Conselho Previdenciário recebeu por dois anos consecutivos o selo de Conselho Transparente, estando em conformidade com vários requisitos de transparência para ofertar, não só ao servidor público, mas também para toda a sociedade todas as informações no nosso portal transparência”, destacou o secretário.

Para o presidente Rogério Farias, o trabalho realizado pelo Cuiabá Prev vem de encontro com os planos para o desenvolvimento do Barra Previ. “Viemos com intuito de adquirir conhecimento de boas práticas com o Cuiabá Prev. Realmente, as nossas ideias estão batendo e estamos muito satisfeitos. Sabemos que estamos no caminho certo para garantir o futuro e o presente dos servidores”, disse Farias.

Os presidentes, Divino Tavares e Wilza Santos, reforçaram a importância da troca de experiências entre as instituições previdenciárias. “Descobrimos o Cuiabá Prev como um exemplo dentro do Estado de como uma previdência deve trabalhar com qualidade. Buscamos atrair essa qualidade também para o Fundo de Previdência do nosso município, e assim como o Cuiabá Prev poder ofertar serviços cada vez melhores para os nossos segurados, para garantir um futuro tranquilo na idade em que eles mais precisam”, pontuou Tavares.

“O Cuiabá Prev é referência e viemos com intuito de conhecer para melhor desenvolvermos os nossos trabalhos para os nossos pensionistas. Agradeço a receptividade e estamos muito satisfeitos com o que nos foi apresentado”, acrescentou Wilza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana