conecte-se conosco


Cuiabá

Qualifica 300 online é estudado como alternativa para mulheres em meio à pandemia

Publicado


.

A Secretaria Municipal da Mulher busca ações para diminuir os impactos da pandemia da COVID-19 sob às mulheres cuiabanas. Entre as principais pautas da pasta avaliadas está à disponibilização de aulas online do Qualifica Cuiabá 300 anos.

O programa que leva cursos de qualificação profissional gratuito à população é considerado a maior política pública do município voltado à mulher pelo grande engajamento das mulheres, cerca de mais de 80%.

“De repente nossas mulheres que tinham no Qualifica uma meio de mudança de vida, hoje com toda essa situação estão mais que nunca sem um rumo. Então, estamos pensando em soluções para levando em consideração o momento de isolamento social determinado pelas instituições públicas”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora da ação.

De acordo com a titular da pasta da Mulher, Luciana Zamproni, estão sendo levantados os cursos com maiores propensões de serem empregados em plataformas online bem como a produção do conteúdo e sua transmissão.

“Nós estamos pensando em dois cursos, nesse primeiro momento. O de Corte e Costura e os ligados à culinária como produção de bolo, salgado e outros, nesta áreas, que casam a o atual momento de pandemia”, contou a secretaria que revelou estar em contato com a secretaria Nacional da Mulher que também estuda cursos online.

A ideia de disponibilizar a aprendizagem desses determinados cursos favorecem a geração de renda, em meio a pandemia, pois podem ser aproveitados na produção de máscaras de proteção (Corte e Costura) e produtos alimentícios, está área em especial tem crescido 20% nesse fase do novo coronavírus.

Violência Doméstica

A ação do Qualifica online vem também contribuir no combate da violência doméstica e familiar que tem aumento os casos durante a pandemia. O programa que já certificou mais de 3.800 mulheres durante suas edições propícia maior independência financeira.

“Devemos sempre pensar nas nossas mulheres e na independência delas para que possam sustentar sua família, seus filhos e  assim deixar de se submeterem a situações como violência verbal, psicológica, moral e nos piores casos chegando até o feminicídio”, completou Márcia Pinheiro.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Câmara Municipal realiza reunião com vereadores eleitos nas últimas eleições

Publicado


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na tarde desta terça-feira (01), os novos vereadores eleitos nas últimas eleições, juntamente com parlamentares que compõem a atual legislatura, que obtiveram êxito em suas campanhas buscando a reeleição.

O vereador Misael Galvão (PTB), presidente do legislativo cuiabano, idealizou essa iniciativa inédita de promover uma reunião de acolhida e de esclarecimento sobre as medidas preparatórias para a solenidade de posse que será realizada em primeiro de janeiro de 2021.

Após as boas vindas por parte de Misael, que se colocou à disposição de todos os vereadores, o primeiro secretário Adevair Cabral (PTB), conduziu a reunião que contou com a participação de todos os secretários do parlamento municipal, que subsidiaram os presentes com orientações e informações em geral sobre o funcionamento da Casa de Leis.

Na oportunidade, foram abordados temas importantes como a documentação necessária para a solenidade de posse, instalação dos gabinetes e estrutura administrativa, dentre outros.

Entre os novatos, estiveram presentes os vereadores eleitos Demilson Nogueira (PP), Eduardo Magalhães (Republicanos), Marcus Brito Junior (PV), Edna Sampaio (PT), Michelly Alencar (DEM), Dídimo Vovô (PSB), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), Cezinha Nascimento (PSL), Sargento Vidal (PROS), Kassio Coelho (Patriota) e Paulo Henrique (PV).

Os vereadores Renivaldo Nascimento (PSDB), Chico 2000 (PL), Wilson Kero Kero (Podemos), Mário Nadaf (PV), Diego Guimarães (Cidadania) e Felipe Wellaton (Cidadania) também participaram da reunião.

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Continue lendo

Cuiabá

Servidor é homenageado na Câmara de Cuiabá

Publicado


A Sala de Reuniões implantada na Câmara de Cuiabá pela atual administração comandada pelo vereador Misael Galvão (PTB), receberá o nome de Paulo dos Santos Rosa, em homenagem ao servidor efetivo da Casa de Leis que veio a falecer no mês de junho, devido a um agravamento em decorrência da diabetes.

A medida é reflexo de um projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, o qual foi aprovado em plenário durante sessão desta terça-feira (1º). Antes de ser remetida ao crivo do plenário, a proposta passou pela análise das Comissões Permanentes do Legislativo Cuiabano.

Paulo nasceu na década de 70 e foi efetivado como servidor do Parlamento Municipal em março de 1994 no cargo de auxiliar legislativo de serviços diversos. Desde então, dedicou-se a instituição ganhando a empatia dos colegas e reconhecimento pelo seu trabalho.

Ele faleceu em sete de junho deste ano vítima de complicações pós-operatórias, deixando esposa e uma filha.

kamila Arruda / Câmara Municipal de Cuiabá

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana