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Quais as semelhanças entre um Stock Car e um carro de passeio?

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Toyota Corolla Stock Car precisa atingir o máximo de rendimento deixando o conforto e o consumo de combustível de lado
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Toyota Corolla Stock Car precisa atingir o máximo de rendimento deixando o conforto e o consumo de combustível de lado

Amigos do iG Carros, decidi escrever essa coluna para responder a uma pergunta que muitos me fazem: “Existem semelhanças entre um Stock Car e um carro de passeio?”. Sim, existem! É um assunto interessante porque os carros de rua e de competição têm suas diferenças, mas também têm suas similaridades.

Embora parecidos visualmente, um carro da Stock Car e um carro normal têm estruturas bem distintas. Eu farei uma análise de diversas partes dos carros para detalhar as semelhanças e diferenças .

Um carro de passeio é desenvolvido para alcançar segurança, conforto e durabilidade. Um carro de Stock Car, por sua vez, é feito para atingir o limite de sua potência com segurança. E, para obter máxima performance nas pistas, o conforto e a durabilidade acabam sendo deixados de lado.

Um carro comum pode oferecer bancos confortáveis , a-condicionado, entre outros acessórios para aumentar o conforto. Na Stock Car, é diferente. O banco é duro. A suspensão também é dura. Não tem ar condicionado. Esses acessórios pesariam no carro de Stock Car e prejudicariam seu rendimento.

Toyota Corolla GR-S 2021: para-choques e rodas com apelo esportivo, além de suspensão com acerto mais firme
Divulgação

Toyota Corolla GR-S 2021: para-choques e rodas com apelo esportivo, além de suspensão com acerto mais firme

Sobre durabilidade, um carro normal pode durar anos. Já a durabilidade de um Stock é projetada para aquele fim de semana de prova. Um carro de corrida sofre desgaste excessivo de diversos componentes, como pneus, suspensão e freios. O consumo de combustível é muito maior.

Apesar de bem diferentes no que se refere à potência, aerodinâmica e durabilidade, os carros da Stock Car e de rua têm algo em comum: ambos utilizam os mesmos produtos para manutenção.

Você viu?

Nesta disputa pelo título da Stock Car, o meu carro da equipe RCM Motorsport utiliza soluções da Henkel em adesivos, selantes, vedantes, lubrificantes e de limpeza.

Os produtos para adesão de para-brisas, como o Loctite SI 598, por exemplo, são os mesmos usados por carros da Stock Car e por carros de passeio . Essa adesão traz muito mais segurança ao piloto/motorista e protege o para-brisa em casos de fortes impactos, pois elimina o risco de o para-brisa se desprender.

Bruno Baptista e seu Corolla de Stock Car:  piloto está em sexto lugar no campeonato com boas chances de conseguir vitórias
Fotos Hyset (Racing) e Divulgação

Bruno Baptista e seu Corolla de Stock Car: piloto está em sexto lugar no campeonato com boas chances de conseguir vitórias

Outra semelhança entre Stock Car e carros comuns é na tecnologia usada para travamento de roscas e parafusos de carros. Os adesivos anaeróbicos evitam a corrosão, afrouxamento e soltura de porcas e parafusos. Produtos como o Loctite 277 têm enorme importância em conexões roscadas que sofrem impactos e vibrações.

Imagine um carro de velocidade ou de passeio perdendo peças em alta velocidade? A perda ou afrouxamento de peças pode desestabilizar o carro e trazer riscos à segurança.

Na Stock Car, os produtos de vedação de flanges são os mesmos comercializados no setor automotivo. O Teroson PU 9092 PL, vendido no mercado, é aplicado no meu carro da RCM Motorsport . Quem quiser saber mais sobre Stock Car e o carro entre no meu Instagram @brubap para que eu também fique ligado em você sempre.

Voltaremos à pista em Goiânia, com a oitava e a nona etapas em rodada dupla, em 18 e 19 de setembro. Estou na sexta posição do campeonato e vamos para a briga!

Fonte: IG CARROS

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VW  Taos vai bem em teste de colisão, ao contrário da dupla Fiat Argo e Cronos

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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios
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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios

De acordo com o último levantamento do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, o primeiro veículo a ganhar 5 estrelas sob o novo protocolo foi o SUV Volkswagen Taos.

Fabricado na Argentina e no México, VW Taos conta seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de série e graças a isso e a outros fatores que envolve a segurança.


Além desses, outros diversos fatores contribuíram para que o SUV da marca alemã atingisse 90,2% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP
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Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP

Em contrapartida, o Fiat Argo e Cronos com apenas dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela. Ambos atingiram 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Tanto o representante da VW quanto os da Fiat foram submetidos a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres e no caso em especial do da VW, impacto lateral de poste, já que o modelo conta com airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão.


Em nota oficial, a Stellantis informou apenas que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança.

Por sua vez, o presidente do comitê de direção do Latin NCAP , Stephan Brodziak disse que “não fosse pelo Latin NCAP, não poderíamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece não só aos consumidores, mas também a todas as pessoas que circulam nas ruas. Chamamos a atenção para que a Fiat tenha carros mais seguros”, conclui o executivo.

Fonte: IG CARROS

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Triumph lança série especial da Tiger 900 de 1 milhão de vendas

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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra
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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra

A britânica Triumph é uma das fabricantes mais tradicionais da Inglaterra. Fundada em 1902, a empresa agora comemora a fabricação da sua milionésima Tiger 900.

Para comemorar o marco, a Triumph também aproveitou para celebrar os 31 anos de abertura de sua linha de montagem, após o seu ressurgimento ao mercado, em 1990.

Com o intuito de mantê-la em atividade, a marca inglesa com sede em Hinckley  está comemorando a marca de 1 milhão de unidades produzidas.  Para não deixar essa data importante passar em branco, a Triumph resolveu lançar uma série limitada da Tiger 900.

Assim ‘nasceu’ a Tiger 900 Rally “1M” , referindo-se à produção de 1 milhão de unidades. Esteticamente, o modelo conta com emblema da marca e os dizeres “Celebrando Um Milhão 1990-2021” em inglês. Já a cor predominante é a prata com detalhes em vermelho.

A Tiger 900 Rally Pro “IM” foi apresentada na sede da Triumph, em Hinckley (Inglaterra), pelo CEO Nick Bloor, na semana passada e será exibida no Motorcycle Live Show , que ocorre de 4 a 12 de dezembro em Birmingham, antes de assumir residência permanente na Factory Visitor Experience.

Fonte: IG CARROS

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