Nacional
Quadrilha sequestrava e vendia crianças para exploração sexual, revela PF
Publicado
26/11/2020 - 06:45

Alvo de uma operação da Polícia Federal e das polícias Civil de diferentes estados, uma quadrilha é suspeita de sequestrar e vender crianças para serem exploradas sexualmente, inclusive por estrangeiros. Na ação contra o abuso e exploração infantil, batizada de Black Dolphin , foram cumpridos mais de 200 mandados de busca e apreensão no Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul. Até o início da noite dessa quarta-feira, 53 pessoas tinham sido presas em flagrante.
A investigação tem como alvo uma extensa rede de pornografia infantil que circula na chamada “deep web”, ambiente oculto da internet. A apuração teve início em 2018, quando foram descobertos os planos de um homem que pretendia vender a sobrinha para abusadores russos. Ele havia planejado levar a menina para a Eurodisney em Paris, na França. Lá, fingiria ter perdido a menina, que seria vendida aos estrangeiros. O homem foi descoberto pela Polícia Civil de São Paulo e acabou preso. A partir do caso, as investigações começaram e a suspeita é de que a rede de pedofilia seja extensa.
De acordo com a delegada federal Paula Mary, Chefe do Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos, os investigadores agora vão se debruçar sobre todo o matérial apreendido – principalmente cenas de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes – no intuito de deliminar a função de cada um dos investigados na organização criminosa.
“Há varios tipos de abusadores nesse grupo. Há aqueles que estupram as crianças, os que conseguem ter acesso a essas crianças, os que produzem os vídeos, aqueles que comercializam essas imagens, os que armazenam esse conteúdo e os que divulgam ou compartilham de alguma forma. E essas pessoas que conseguem as crianças, pode ser por venda ou sequestro, por exemplo. Temos uma gama de possibilidades e de crimes envolvidos”, detalha a delegada.
No Rio de Janeiro, a força-tarefa prendeu um homem em flagrante no Cachambi, na Zona Norte do Rio. Foram encontrados com o suspeito materiais contendo cenas de abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
“O suspeito acabou por confirmar que frequentava esses ambientes virtuais e que alguns deles funcionam como pontos de encontro de homens e mulheres sobre práticas sexuais que têm mais preferência, como obter esse material e muitas das vezes compartilham dicas de como se esquivar da ação policial”, afirmou Mary.
De acordo com a delegada, a investigação tem agora como uma de seus principais objetivos identificar as vítimas que aparecem em fotos e vídeos encontrados: “é fundamental que a gente consiga identificar essas vítimas porque são crianças que podem estar sendo feitas de escravas sexuais, sequestradas. Ou pode ser alguém também sofrendo abusos dentro do próprio ambiente familiar. São muitas possibilidades”.
De acordo com a PF , o nome da operação foi escolhido em razão dos investigados afirmarem que as leis brasileiras “são ridículas e que não haveria prisão, no Brasil, capaz de segurá-los; e que em razão de suas habilidades, somente a Colônia 6 Russa, conhecida como Black Dolphin, seria capaz de detê-los”. Essa prisão, localizada na fronteira com o Cazaquistão, é conhecida por abrigar presos condenados à epna perpétua e pelo rigor no tratamento dos detentos
“Essa operação serve para mostrar que mesmo os crimes realizados no ambiente virtual deixam rastros. A investigação pode ser mais complexa, mas é possível chegar aos responsáveis nesses casos. E é importante ressaltar a importância das pessoas denunciarem quando presenciarem ou suspeitarem de algo. Deixar de denunciar só beneficia o próprio abusador”, avalia a delegada Paula Mary.


Nacional
Padres católicos se unem contra fake news e “política genocida de Bolsonaro”
Publicado
26/01/2021 - 17:31

A facilidade na divulgação de informações, principalmente com a popularização da internet, traz também uma preocupação: as fake news . Algumas dessas informações falsas tem sido divulgadas por líderes religiosos , com discursos ideologizados e divulgados com o intuito de cativar fiéis .
Na tentativa de combatê-las, dois grupos religiosos que trabalham em todas as regiões do Brasil se uniram para impedirem a circulação de informações falsas ou deturpadas por parte dos canais católicos de televisão : os ” Padres da Caminhada ” e os ” Padres contra o fascismo “.
Mais do que isso. No contexto da pandemia, os presbíteros se manifestam em favor da orientação correta da população e contra o negacionismo ante as medidas defendidas pela ciência.
“A luta pela justiça é a grande bandeira de ambos os grupos: a justiça do Reino que também se traduz em justiça social. Jesus escolheu viver entre os mais pobres dos pobres; queremos viver com eles e defender suas causas.” diz Pe. Matheus da Silva Bernardes, que é, também, professor da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas.
O presbítero classifica como preocupante o mal uso que mulheres e homens religiosos fazem das informações falsas — as fakenews. “Pode ser que não seja a primeira vez que assistimos a esse fenômeno na história, mas o que tem chamado a atenção nos últimos tempos é que o apelo tem se tornado mais violento (as fakenews são uma arma violenta) e sectarista.”
Combate ao discurso anticiência e críticas ao bolsonarismo
“Não podemos usar o microfone para transmitir informações falsas e infundadas”
Você viu?
Pe. Mateus explica que o manifesto dos grupos de padres católicos nasceu após uma “fala irresponsável”, como ele mesmo classificou, de um padre da igreja católica que, em rede nacional, assumiu discurso antivacina.
“O Brasil é um país que tem grandes cientistas, mulheres e homens de primeira categoria, mas é um país que tem falhado muito na educação básica de sua população. A consequência: temos uma população pouco educada. Os líderes religiosos deveriam ser conscientes dessa realidade e não usar seu microfone para confundir a população”, diz o padre.
“Quando um líder religioso incorre no negacionismo científico, também está cometendo em um erro gravíssimo. Se podemos orientar a população, orientemos! Se não somos capazes, nos calamos e buscamos quem saiba fazê-lo. Mas negar a ciência, especialmente no âmbito da saúde, é muito grave. Novamente, o negacionismo é movido pela ideologia econômica e política.”
No manifesto, o grupo reage, inclusive, à política “irresponsável e genocida” adotada por Bolsonaro em relação às medidas de distanciamento social, o uso de máscaras e “à única medida capaz de debelar o vírus, que é a vacina”.
“O atual governo é um belíssimo exemplo dessa luta para manter privilégios de poucos. Quem pensa que o senhor presidente da República representa a “nova política” está completamente enganado! Ele representa a política de sempre que vive das mamatas e dos conchavos que, infelizmente, enfeitam os corredores de Brasília”, continua Pe. Mateus.
Segundo o presbítero, a religião alienada ajuda na criação de um “mundo ficcional”, que é onde vivem “Jair Messias Bolsonaro, seus filhos e seus seguidores”.
“A fé cristã não pode ser alineada – é uma fé engajada e comprometida. Uma fé com os olhos no céu e os pés no chão da história! Há brasileiras e brasileiros morrendo! É hora de defender a vida e a saúde, sobretudo dos mais pobres. Não é hora de excluir aqueles que não vivem num “comercial de margarina”; é hora de acolhê-los e abraçá-los.”
Nacional
Caso Isabele: adolescente que atirou na amiga passa a conviver com internas
Publicado
26/01/2021 - 17:31

A adolescente considerada culpada pela morte da amiga Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos , terminou o período de isolamento de sete dias e está convivendo com as demais internas do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) de Cuiabá.
O período de isolamento feito pela acusada faz parte do protocolo de prevenção a contaminações pela Covid-19 na unidade e foi concluído na tarde de ontem, segundo a Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso). A secretaria também informou que a adolescente dormirá sozinha no quarto, assim como as demais internas.
O crime aconteceu em Cuiabá, no dia 12 de julho do ano passado. A menina Isabele morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça, quando estava na casa da amiga .
Mãe se diz aliviada
A mãe de Isabele , Patrícia Hellen Guimarães Ramos, disse que se sentiu aliviada com a decisão da Justiça que determinou que a adolescente cumpra três anos de internação em regime socioeducativo, em entrevista ao programa “Fantástico”, no último domingo (24).
Você viu?
“Olha, no momento que eu soube dessa sentença, eu confesso que eu suspirei assim… Eu dei um suspiro profundo, mas carregado de angústia, de sofrimento, de muito pranto. Eu não tenho motivo nenhum para comemorar isso porque a minha filha não está aqui hoje, mas eu estou aliviada”, disse.
Pais da adolescente também respondem na Justiça
Os pais da adolescente considerada culpada pela morte de Isabele também respondem na Justiça pelo crime e se tornaram réus em novembro em ação judicial movida pelo Ministério Público de Mato Grosso.
“O que eu espero é que nós, como sociedade, possamos entender desse dilema enganoso sobre as armas e que nunca mais nenhuma família possa enfrentar o que a gente tem enfrentado”, disse a mãe de Isabele.

Envie sua denúncia

Vice-prefeita de Santo Antônio destaca trabalho desenvolvido pela Sala da Mulher da Câmara

Renivaldo sugere utilizar emendas para compra de vacinas contra covid

Lucca e Mateus assinam contrato com a Sony Music

Acusados de transfobia, Pedro Motta e Henrique lançam nova versão de “Lili”

Terça-feira (26): Mato Grosso registra 210.567 casos e 5.019 óbitos
Política MT


Cuiabá garante R$ 12 milhões em emendas de senador para a saúde pública
Em mais um trabalho de articulação, liderado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com a bancada federal mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá garantiu...


Com pouca vacina para Covid, Mauro quer comprar 1,5 milhão de doses e defende medidas de distanciamento
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou durante coletiva na manhã desta terça-feira (26), na Arena Pantanal, onde...


Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com...
Policial


Veículo roubado em Cuiabá é recuperado pela Polícia Civil em Paranatinga
Assessoria | Polícia Civil-MT Um veículo Hyundai HB-20 roubado em Cuiabá foi recuperado pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira...


Adolescente que matou Isabele tem pedido de liberdade negado por ministro do STJ
A adolescente de 15 anos condenada por atirar e matar Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, em 12 de julho...


Fugitivo de unidade prisional do Pará é recapturado pela Polícia Civil
Assessoria/Polícia Civil-MT Um foragido da Justiça do estado do Pará foi preso na manhã desta terça-feira (26.01) pela Polícia Civil...
Mato Grosso


Terça-feira (26): Mato Grosso registra 210.567 casos e 5.019 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (26.01), 210.567 casos confirmados da Covid-19 em...


Diretores das escolas estaduais têm até 31 de janeiro para prestar contas
Os gestores das escolas estaduais de Mato Grosso têm até o dia 31 de janeiro para prestar contas sobre os...


Dois pacientes de Rondônia chegam a MT e são internados na UTI do Hospital Estadual Santa Casa
Mato Grosso recebeu nesta terça-feira (26.01) dois pacientes de Rondônia em estado grave da Covid-19. Transportados pela aeronave do Corpo...
Esportes


Final da Libertadores entre Palmeiras e Santos terá venda de ingressos solidários
A final única da CONMEBOL Libertadores 2020 entre Palmeiras e Santos, neste sábado (30), às 17h, no Maracanã, no Rio...


Athletico tem a quarta melhor campanha no segundo turno
O Athletico segue fazendo uma grande campanha no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Após a vitória de 2 a 1...


Elenco alvinegro terá quatro treinamentos até o jogo contra o Athletico
O Ceará volta a campo no próximo domingo, 31/01, às 19h, na Arena Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro....
Entretenimento


Acusados de transfobia, Pedro Motta e Henrique lançam nova versão de “Lili”
Divulgação Pedro Motta e Henrique “Uma boa atitude esmaga milhões de erros.” Essa frase cai como luva e serve para...


Lucca e Mateus assinam contrato com a Sony Music
Divulgação Lucca e Mateus assinam contrato com a Sony Music A dupla Lucca e Mateus, sensação da música sertaneja –...


Ariadna ainda não recebeu pulseira de Lary Bottino: “Barraco vai continuar”
Instagram/Reprodução Ex-BBB quer ter a pulseira em mãos antes de viajar Parece que a polêmica envolvendo uma pulseira emprestada e devolvida...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Registro Geral22/01/2021 - 15:46
Jayme é acusado de “sentar em cima” do processo das rachadinhas para proteger filho de Bolsonaro
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Cuiabá22/01/2021 - 21:11
Nota oficial sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública e privada de Cuiabá
-
Jurídico20/01/2021 - 12:19
Você completa 18 anos em 2021? Saiba como fazer o primeiro título de eleitor pela internet
-
Saúde21/01/2021 - 13:22
Ação judicial derruba o aplicativo ‘kit covid’ de Bolsonaro e Pazuello
-
Policial22/01/2021 - 14:40
Dois bandidos são mortos em troca de tiros com a Rotam após sequestro relâmpago em Cuiabá