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Mato Grosso

Quadrilha é presa com droga e produtos agrícolas em Lucas do Rio Verde

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Policiais militares e civis realizaram a prisão de quatro pessoas, nesta quarta-feira (24), em Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros de Cuiabá), no bairro Parque das Américas, sob acusação de tráfico de drogas e receptação.

No local foram presos G.A.V., (18), G.F.B.L., (18), D.S.K., (20) e A.J.A., (23), e apreendidos sete aparelhos celulares, um tablete e porções de maconha, 57 litros de agrotóxicos, bebida alcoólica e aparelhos eletrônicos e narguilé.

A ação conjunta foi desencadeada depois de informações que na residência acontecia comércio de entorpecente, além do uso de bebida alcoólica e narguilé por menores. Na residência e com autorização do proprietário foi realizada a vistoria. De imediato foram localizadas porções de maconha prontas para venda. Em um dos quartos foram encontrado dentros do forro o tablete de maconha e os  agrotóxicos. Todos foram encaminhados à delegacia.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Participação familiar é maior desafio enfrentado por gestores escolares

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O Dia do Diretor Escolar, comemorado nesta terça-feira (12.11), é uma oportunidade para refletir sobre o papel deste profissional que é responsável pela administração e gestão da unidade escolar.

Eleitos pela comunidade escolar, os diretores das escolas estaduais de Mato Grosso têm, entre seus maiores desafios, trazer os pais para para dentro da escola. Para a maior parte dos gestores, esta é uma tarefa difícil, mas compensadora e, principalmente, necessária.

Na concepção da maioria dos diretores, a participação dos pais no dia a dia da escola é fundamental para um ensino de qualidade e ter a escola como referência.

A diretora da Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Leyde Laura de Sousa, em Várzea Grande, elencou como prioridade a participação dos pais nas atividades escolares. “Desde a elaboração de meu plano de trabalho, uma das prioridades é buscar o envolvimento da família na escola”, assegura.

Ela considera os resultados excelentes, pois os pais participam das reuniões e vão à escola não apenas para buscar os boletins escolares, eles se envolvem com todas as atividades.

Leyde Laura frisa que na maioria das vezes em que liga para os pais para falar sobre os alunos eles são atenciosos e, ao final, sempre agradecem pela preocupação que a escola tem com os seus filhos.

O maior desafio é justamente com os pais ausentes, cujos filhos encontram-se com desafazem na aprendizagem e na disciplina. “Infelizmente são pais em que ligamos duas, três vezes e não conseguimos contato. Então, acionamos o Conselho Tutelar para tomar as providências. Temos uma porcentagem de pais que não participam. Esse é o nosso alvo, porque a família na escola faz a diferença”, assinala.

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A escola, que está localizada na região central de Várzea Grande, atende 1.240 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Para Conceição Aparecida Bastos, que há dez meses está à frente da Escola Estadual Nova Chance, que atende 2.800 alunos privados de liberdade, o maior desafio nesse período em que está como gestora foi promover uma gestão participativa e democrática, pautada em uma escola transformadora e libertadora, onde o aluno é parte específica e protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Professora da rede estadual há 28 anos, a diretora destaca que sempre acreditou que a educação é realmente o instrumento mais eficaz de transformação social, de qualificação e inserção, tanto na estruturação de vida quanto no mercado de trabalho.

“Justamente por crer na humanidade, é que vejo o estudo para os alunos privados de liberdade como um novo caminho, uma nova chance para ressocialização, construção e reconstrução de uma nova vida ao se reintegrarem na sociedade. Uma das funções da escola, como um todo, é dar a este aluno, uma chance de mudar e ter um futuro melhor. Estou convencida de que as opções de vida nessas circunstâncias específicas só podem ser melhores por meio da educação, portanto, o papel do gestor nesse processo é imprescindível”, observa.

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O diretor da Escola Estadual Marcio Schabtt Souza, localizada em Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros de Cuiabá), Wellington José Gobi Zarelli, concorda que ser gestor não é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para a melhoria das condições de vida das pessoas que passam pela unidade escolar.

“Para mim, o mais prazeroso em ser diretor é servir à comunidade e fazer o possível para garantir as melhorias para esse espaço educacional, ou seja, é fazer o possível para melhorar a condição de vida de quem passa pela escola, mudando tanto a questão cognitiva quanto o contexto social. Ser diretor é dedicar-se ao máximo e mostrar-se à comunidade com respeito e de maneira democrática”.

Em seu segundo ano de gestão como diretor, Wellington Zarelli, que também foi coordenador por oito anos, acredita que a escola é protagonista quando se refere à mudança do contexto social. Por isso, o gestor deve trabalhar para fazer desse espaço um ambiente mais atrativo aos alunos para que os mesmos se integrem cada vez mais à escola e não fiquem em meios vulneráveis.

“A escola é o refúgio para nossas crianças e esse refúgio além de acolher é um espaço que vai moldar esse cidadão para ter desenvoltura tanto na sua vida social quanto nas questões financeiras, ou seja, a escola é um meio para alavancar a vida de qualquer ser que passe por esse espaço”, observa.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Sistema Socioeducativo de Cuiabá recebe doações de materiais esportivos

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Adolescentes do Sistema Socioeducativo de Cuiabá receberam doações de materiais esportivos em um evento realizado no sábado (09.11), no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá. Os recursos da doação são da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

Segundo o superintendente do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso, Iberê Ferreira Junior, os materiais foram solicitados pela Secretaria Adjunta de Justiça da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) ao município.

O objetivo da doação é a melhoria nas atividades esportivas e recreativas ofertadas pela equipe de educadores físicos do sistema. Os materiais são destinados para os adolescentes internos do Sistema Socioeducativo em Cuiabá, tanto garotas quanto os garotos. 

“Os materiais são importantes para o fortalecimento das ações sociopedagógicas, que são previstas no atendimento socioeducativo. Dentre essas ações, nós temos as atividades esportivas e recreativas”, afirma o superintendente.

Ao todo foram recebidas quatro bolas de futsal, três bolas de voleibol, uma rede de futsal, uma rede de voleibol, dois pares de raquetes para tênis de mesa e dez bolinhas de tênis de mesa. (Com supervisão de Débora Siqueira)

Fonte: GOV MT
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