Política Nacional
Publicidade institucional

Os senadores concordaram em adiar a votação do PL 4.059/2021, que trata de gastos com publicidade institucional em ano eleitoral, mesmo após rejeitarem pedido de adiamento (RQS 284/2022).
Mais informações a seguir


Política Nacional
Pacheco relata viagem a Portugal para evento do bicentenário da Independência

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, relatou viagem oficial que fez a Portugal. Ele participou de evento em Lisboa para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o governo português.
Ao destacar que foram debatidas no evento as perspectivas da relação entre os dois países, ele afirmou que Brasil e Portugal desenvolveram ao longo de mais de 500 anos ligações históricas fortes, marcadas por conflitos e divergências, mas também por identidade de causas, como é o caso, mais recentemente, da opção pela democracia nas décadas de 1970, em Portugal, e de 1980, no Brasil.
— Então, [há] muitas identidades entre Brasil e Portugal ao longo desses mais de 500 anos. E o bicentenário da Independência também é muito valorizado pelos portugueses, que têm um grande respeito e uma grande estima pelo Brasil e pelos brasileiros. Nesse evento, ocorrido lá [em Lisboa], na sexta-feira [24], o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, fez o fechamento de uma forma muito carinhosa e respeitosa, recebendo a presidência do Senado [brasileiro] em Portugal — ressaltou Pacheco.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
Política Nacional
Adiada votação de projeto que atribui cobrança de dívidas a tabeliães

O Senado adiou pela segunda vez a apreciação do projeto de lei que cria a execução extrajudicial de dívidas, que passaria a ser uma das atribuições dos tabeliães de protesto (PL 6.204/2019).
O projeto, que “desjudicializa” parte das execuções civis, que são as cobranças de dívidas, seria apreciado em Plenário nesta quarta-feira (29), mas foi retirado de pauta a pedido do relator, senador Marcos Rogério (PL-RO), em atendimento ao apelo de senadores e da liderança do governo.
— Está havendo um esforço por parte do relator, ouvindo diversas vozes que têm interesse na matéria, incluindo representantes do próprio governo, do Conselho Federal da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], de sorte que, neste momento, peço a retirada de pauta, [o projeto] volta na pauta do dia 11 [de julho] com um ajuste fino, matéria madura, bem elaborada, a ser apresentada em Plenário — afirmou.
O texto já havia constado da sessão plenária da terça-feira (28), quando também não houve entendimento para exame da proposição.
Ao atribuir a cobrança de dívidas aos tabeliães de protesto, o projeto tem a intenção de desafogar o Poder Judiciário, conforme defende a autora da proposição, senadora Soraya Thronicke (União-MS).
Uma das principais alterações feitas pelo relator foi facultar ao credor apresentar o título executivo ao tabelião ou ao juízo competente — no texto original, a única opção seria o tabelionato. As execuções de sentenças obrigando a pagar alimentos continuarão a tramitar na Justiça, de acordo com o substitutivo apresentado por Marcos Rogério.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
Polícia Federal24/06/2022 - 17:36
PF cumpre mandados contra mais uma grande associação de proteção veicular do Brasil
-
Policial23/06/2022 - 14:55
Empresário que foi pivô do ‘Escândalo dos Aloprados do PT’ é preso por abusar de sobrinha e da babá do filho
-
Geral25/06/2022 - 22:25
Aposta de Cuiabá acerta na Quina de São João e fatura mais de R$ 17 milhões; veja números
-
Política MT25/06/2022 - 09:45
Botelho aciona Ministério Público e pode cancelar emenda de R$ 450 mil para reality show em VG
-
Justiça23/06/2022 - 14:51
Desembargador do TRF 1 manda soltar ex-ministro da educação e pastores
-
Registro Geral24/06/2022 - 07:10
Ao Governo, pesquisa sonda reeleição de Mauro e cenários com Ludio Cabral e Júlio Campos
-
Política MT23/06/2022 - 10:30
Após 13 dias internada para passar por cirurgia, primeira-dama recebe alta de hospital em São Paulo
-
Jurídico22/06/2022 - 21:21
Plenário começar a julgar ADI sobre diferenciação entre advogado público e privado