conecte-se conosco


Política MT

PT pode ter que abrir mão de candidatura de Lúdio ou Rosa Neide para acomodar aliados de Lula

Publicado

Conforme Valdir Barranco, decisão sobre candidatura caberá à executiva nacional [Foto –Fablício Rodrigues]

Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Valdir Barranco, presidente do PT em Mato Grosso, mencionou a possibilidade de o partido abrir mão de ter seu próprio candidato em Cuiabá para atender às alianças propostas pelo presidente Lula.

Se Lula determinar que seja mais vantajoso apoiar um candidato de outro partido da federação (PT, PV ou PCdoB), ou mesmo de um terceiro partido, os membros do PT concordarão com a decisão da direção nacional.

Barranco destacou que a escolha do candidato na capital não será decidida pelas instâncias municipal ou estadual, mas sim pela direção nacional do PT e pela federação. “Na capital quem vem definir não é a instância municipal nem a estadual, é a direção nacional do PT e a federação. Então, vai passar por uma ampla negociação, e a nacional vai bater o martelo. Vai ser uma eleição de muitos arranjos”, disse.

Essa declaração foi feita após o diretório municipal do PT aprovar, há dois dias, uma resolução que indicava candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá, com os nomes do deputado estadual Lúdio Cabral e da professora Rosa Neide sendo os mais cotados.

Barranco enfatizou que as decisões dos diretórios municipais serão influenciadas pelo arco de alianças de Lula. As negociações também considerarão a disposição de senadores e ministros, que fazem parte da base de apoio, em apoiar um candidato vinculado a eles para as prefeituras.

Na campanha de 2022, o PT se aliou ao PSD para eleger Lula como presidente, o que resultou na obtenção de três ministérios no governo federal. O senador Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, faz parte dessa lista.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana