conecte-se conosco


Política Nacional

PSDB e Cidadania aprovam apoio a Tebet, mas não definem vice

Publicado

Simone Tebet (MDB-MS)
Jefferson Rudy/Agência Senado

Simone Tebet (MDB-MS)


Nesta quarta-feira (27), o PSDB e o Cidadania realizaram a convenção que oficializou o apoio da federalização dos dois partidos para a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. As duas siglas ainda vão definir quem será o vice da chapa.

Em maio, as agremiações se uniram em uma federação para tomar todas as decisões em conjunto. Na ocasião, João Doria (PSDB-SP) era o pré-candidato do grupo, abrindo mão da candidatura em junho . A aliança havia decidido apoiar o nome de Tebet como representante da coligação entre PSDB, Cidadania e MDB.

A convenção ocorreu em formato híbrido (virtual e presencial) na sede do partido tucano, em Brasília. A senadora participou de forma virtual, já que o MDB também realizava a convenção para aprovar a candidatura dela.

O nome de Simone foi aprovado por unanimidade, recebendo o apoio dos 19 representantes da federação PSDB-Cidadania. O grupo agora tenta fazer com que Tebet consiga rivalizar com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lideram as pesquisas de intenções de votos.

“Simone Tebet é parte integrante desta luta histórica […] Ela ainda tem muito o que fazer”, afirmou Roberto Freire, presidente do Cidadania, ao defender a candidatura da senadora.

PSDB e Cidadania ainda procuram um vice

O PSDB e o Cidadania serão responsáveis por indicar o nome do vice. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o preferido da federação, mas as duas siglas afirmam que ele precisa conversar com Simone Tebet para que a definição seja realizada.

Eliziane Gama (Cidadania-MA) também está na disputa para ocupar o cargo. “Nós estamos conversando com o senador Tasso e com lideranças do PSDB […] Vamos cumprir o prazo legal, mas vamos esperar da forma mais rápida possível, tendo consenso dentro da coligação e da federalização”, explicou Bruno Araújo, presidente do PSDB.

Tanto Freire quanto Araújo informaram na coletiva de imprensa que há outros políticos correndo por fora. “Não podemos falar apenas nos nomes mais cotados. Temos aí muitas alternativas que foram postas, que estão surgindo internamente dentro do partido”, comentou o líder dos tucanos. “Eu e o presidente Roberto Freire vamos afunilar essas alternativas”.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

Fonte: IG Política

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política Nacional

Datafolha: Haddad lidera com 38%; Tarcísio supera Rodrigo Garcia

Publicado

Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcisio de Freitas
Reprodução redes sociais: 11.08.2022

Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcisio de Freitas

O Datafolha divulgou uma nova pesquisa nesta quinta-feira (18) sobre o governo do estado de São Paulo e mostrou o candidato do PT, Fernando Haddad, em primeiro lugar. Tarcísio de Freitas (Republicanos) apareceu em segundo, seguido por Rodrigo Garcia (PSDB).

De acordo com o levantamento, o petista foi mencionado por 38% dos entrevistados. O candidato bolsonarista recebeu 16% e o atual governador do estado paulista atingiu 11%.

A pesquisa escutou 1.812 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto em 72 cidades de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O relatório foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02170/2022.

No cenário espontâneo, Haddad também aparece em primeiro, sendo seguido por Tarcísio.

Em um eventual segundo turno contra Tarcísio, Haddad venceria com folga (53% a 31%). Já em um embate contra Garcia, o petista ganharia por 51% a 32%.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Continue lendo

Política Nacional

Projeto reconhece academias como locais de ações de promoção da saúde

Publicado

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Combate à Pedofilia. Dep. Nereu Crispim (PSL-RS)
Nereu Crispim: objetivo é agregar a atividade física aos programas de saúde

O Projeto de Lei 2173/22 reconhece as academias de ginástica como locais de práticas de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Pelo texto, elas também passam a ser vistas como componentes de atenção básica em saúde, incluindo seus espaços físicos.

A proposta prevê que cabe ao Executivo estabelecer os critérios de habilitação, credenciamento e custeio da academia para recebimento de possíveis incentivos.

O objetivo do projeto é organizar a oferta, o financiamento do custeio da prestação, o investimento de implantação e a ampliação dos espaços em região prioritária a ser atendida, além de prover infraestrutura adequada aos programas de saúde. O  texto também pretende qualificar o componente de trabalho no sistema de apoio à implementação de políticas em saúde.

O autor da proposta, deputado Nereu Crispim (PSD-RS), acrescenta que a medida busca estimular a expansão de políticas públicas e de ações estratégicas de mobilização da comunidade.

“O texto foi inspirado em iniciativas municipais que agregavam a prática da atividade física a outras ações de promoção da saúde. Recife (PE), Curitiba (PR), Vitória (ES), Aracaju (SE) e Belo Horizonte (MG) são exemplos de cidades que potencializaram o uso de espaços públicos como ambientes de inclusão, participação social, lazer e de promoção da cultura da paz, inserindo o Programa Academia da Saúde (PAS) no âmbito da atenção primária à saúde”, explicou Crispim.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana