Política MT
Protagonista da oposição, Emanuelzinho é líder isolado com 6,1% para federal; Barbudo e Medeiros colam em Bolsonaro

Deputado federal, Emanuelzinho Pinheiro Neto (MDB), deve ser o campeão das runas, em 2022, aponta pesquisa da Percent
Se as eleições para escolha dos 513 parlamentares do Congresso Nacional fossem hoje, o deputado federal, Emanuelzinho Pinheiro Neto (MDB), seria o campeão de votos em Mato Grosso. Na pesquisa da Percent, ele lidera a disputa com 6,1% das intenções de votos.
Em segundo lugar, o também deputado federal, Nelson Barbudo (PL), mostrou que tem consistência eleitoral ao obter 4,2% de preferência. Ele é seguido de perto pela colega de Legislativo, Rosa Neide (PT), que alcançou 3,7% de respaldo popular.
O emedebista Juarez Costa e o vice-líder do Governo na Câmara Federal, José Medeiros (PL), este último bolsonarista-raiz, pontuaram com 3,2% e 2,8%, respectivamente.
Embalado pelo trabalho desenvolvido no Comando-Geral da PM, o Coronel Assis (União Brasil), cravou 2,7%, superando figuras tradicionais da política mato-grossense.
O ex-governador Carlos Bezerra (MDB) e o suplente de senador, Fábio Garcia (União Brasil), pontuaram com 2,3% e 2%, pela ordem decrescente.
Outros nove nomes apareceram com menos de 2% das intenções de votos. Entre eles, destaca-se o ex-candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (PL). Com 1% na pesquisa da Percent, Abilinho terá dificuldade para superar seus colegas do Partido Liberal, em especial, Barbudo e Medeiros.
Metodologia
A mais nova pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 30 de julho e 2 de agosto com 812 entrevistas presenciais em Mato Grosso. Com intervalo de confiança de 95%, a sondagem tem margem de erro de 3,44% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-01064/2022 e BR-04455/2022.


Política MT
Lei orçamentária exerce o controle externo sobre as finanças governamentais
É a LOA quem exerce o controle externo sobre as finanças governamentais. Assim, o texto da lei, do ano seguinte, precisa ser aprovado em duas votações pelos deputados até a última sessão legislativa do ano
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A peça orçamentária que a autoriza o Poder Executivo a aplicar os recursos arrecadados na manutenção das atividades da administração pública, fazer investimentos e pagar os credores é a Lei Orçamentária Anual (LOA). Essa lei funciona como um direcionamento para os gastos e despesas do governo, além de indicar o orçamento financeiro disponível para o ano seguinte.
Além disso, ela demonstra a prioridade dos gastos e investimentos em áreas estratégicas para alcançar os resultados esperados pelo governo inclusos no PPA. O projeto de lei deve ser encaminhado, anualmente, pelo Executivo estadual até 30 de setembro para a discussão e votação na Assembleia Legislativa.
Para aprová-la em plenário, os deputados precisam discutir a LOA, em pelo menos duas audiências públicas, com a presença do cidadão mato-grossense. Essa peça compreende o orçamento fiscal referente aos poderes do Estado, seus fundos, órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.
Ela precisa ser votada e aprovada pelo voto da maioria absoluta (13) dos deputados. É a LOA quem exerce o controle externo sobre as finanças governamentais. Assim, o texto da lei, do ano seguinte, precisa ser aprovado em duas votações pelos deputados até a última sessão legislativa do ano, normalmente antes do final do ano corrente.
Além disso, a LOA define o orçamento de investimento das empresas em que, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. A lei determina o orçamento de seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração pública direta ou indireta bem como os fundos instituídos e mantidos pelo poder público.
Fonte: ALMT
Política MT
Parlamentar é primeiro-secretário da Assembleia Legislativa e também tem atuação nas áreas de infraestrutura e saúde

Deputado Max Russi vai a Lucas do Rio Verde e recebe apoio de eleitores
Eleitores de Lucas de Rio Verde declararam apoio à reeleição do deputado Max Russi (PSB), que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (18). O parlamentar participou de uma reunião com lideranças locais e fortaleceu seus compromissos, principalmente nas áreas da Saúde e Infraestrutura.
Max, que atualmente é primeiro-secretário da Casa de Leis, teve papel fundamental na formatação das condições legais para a criação da primeira ferrovia estadual do Brasil, a Ferronorte, que sairá de Rondonópolis até Lucas, passando por Cuiabá.
A Proposta de Emenda à Constituição 16/2020 em novembro de 2020, que teve origem na Casa de Leis, criou a possibilidade para que o governo estadual possa construir e explorar, de forma direta, a malha ferroviária em Mato Grosso. “Nosso Estado é rico e precisa melhorar cada vez mais a sua infraestrutura. Temos regiões, como aqui de Lucas do Rio Verde, que precisam sempre ser fortalecidas em suas condições para o desenvolvimento. Buscar essas condições, em atuação no parlamento, tem sido um dos meus compromissos”, assegurou Russi.
Na área da Saúde, o deputado Max Russi também tem se demonstrado ativo. No período em que assumiu a Presidência da ALMT, o parlamentar direcionou mais de R$ 3,5 milhões de suas emendas em diversos custeios à compra de ambulância, van para transporte de pacientes e manutenção de hospitais.
No mesmo período, articulou, junto à Comissão de Saúde da ALMT, a criação de 5 novos postos de vacinação contra a covid-19, em polos importantes, sendo três na baixada cuiabana, um em Rondonópolis e um em Tangará da Serra. No total, 592.860 mil pessoas foram imunizadas.
Para o ex-vereador Jiloir Augusto, o “Mano da Saúde”, a atuação de Max Russi o credencia a ser um dos nomes defendidos para um trabalho conjunto pela região no Parlamento Estadual. “Podemos dar um bom resultado nas urnas e, a partir daí, tenho certeza de que os bons frutos, através do deputado, podem acontecer para a nossa região”, avalia.
-
Jurídico12/08/2022 - 14:05
Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
-
Política Nacional16/08/2022 - 18:10
Saiba quem são os candidatos a governador do Piauí
-
Geral15/08/2022 - 09:40
Estado publica nomeação de 111 aprovados no concurso público do Indea; lista com nomes e funções
-
Nacional15/08/2022 - 06:10
Pela primeira vez, vítima de anestesista relata como descobriu abuso
-
Política MT12/08/2022 - 11:05
TRE libera lista de gestores em Mato Grosso que tiveram contas rejeitadas pelo TCE e pelo TCU; veja
-
Registro Geral15/08/2022 - 16:20
URGENTE: Por questão de legalidade, pesquisa será divulgada na quinta-feira
-
Entretenimento13/08/2022 - 06:40
WhatsApp: é golpe mensagem que oferece Pix de R$ 50 no Dia dos Pais
-
Internacional17/08/2022 - 10:35
Guerra na Ucrânia: Rússia lança mísseis em universidade de Mykolaiv