conecte-se conosco


Política Nacional

Proposta permite criação de programa de benefício a profissionais de saúde

Publicado


.
Mário Oliveira/Prefeitura de Manaus
Saúde - doenças - coronavírus Covid-19 pandemia UTIs hospitais leitos internação equipes profissionais enfermeiros médicos enfermagem tratamento (paciente isolado na UTI de hospital de campanha em Manaus)
Para autores do projeto, profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate ao vírus precisam desse reconhecimento

O Projeto de Lei 1826/20 autoriza o Executivo a criar programa de benefício aos profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia de Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta, dos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), tramita na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, o programa deverá garantir seguro de vida com prêmio de R$ 200 mil a ser contratado pelo Ministério da Saúde. Além disso, o profissional de saúde atuante no SUS que tiver sido contaminado pelo novo coronavírus receberá um auxílio por atividade de risco de um salário mínimo (R$ 1.045) por dois meses consecutivos.

O projeto também garante a profissionais de saúde convocados a trabalhar em unidade do SUS um salário compatível com o piso estadual de cada categoria. Esses profissionais convocados também terão direito ao seguro de vida e ao auxílio por atividade de risco.

O benefício, segundo o texto, poderá ser prorrogado pelo tempo necessário.

Segundo os autores da proposta, os profissionais de saúde na linha de frente precisam de reconhecimento não só por meio de aplausos, “mas com um mínimo de segurança financeira e de direitos” para poder exercer sua atividade com amparo do governo. “Estes profissionais têm sido vítimas deste vírus em uma proporção bem maior que em outras atividades, justamente por estarem em contato direto com os pacientes infectados”, afirmaram Lopes e Melchionna na justificativa ao projeto.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição -Alexandre Pôrto

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

CCJ debate revisão na Lei de Improbidade Administrativa

Publicado


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) debateu projeto (PL) 2.505 / 2021 que modifica a Lei de Improbidade Administrativa para punir apenas o agente público que cometer crime com intenção de lesar a administração. Outra mudança proposta estabelece novo prazo de prescrição desses atos contra a administração pública. O senador Weverton (PDT-MA) disse que é preciso debater a modernização da lei. Já o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) criticou o projeto, que a seu ver pode significar um retrocesso na transparência e no combate à corrupção.. 

Continue lendo

Política Nacional

CAE aprova ressarcimento para agente de saúde que usa veículo próprio

Publicado


Agentes de saúde poderão ser ressarcidos das despesas com locomoção para o exercício de suas atividades. Projeto nesse sentido (PL 2.012/2019), do senador Weverton (PDT-MA), foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (28). O relator, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou que o uso do veículo próprio pode ser mais vantajoso tanto para o profissional quanto para o Estado. Se não houver pedido para nova votação no Plenário, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana