Conteúdo/ODOC - Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSVG) ficou sem energia elétrica no início da madrugada desta quinta-feira (4) e obrigou o remanejamento de menos 23 pacientes – incluindo um recém-nascido de apenas 15 dias -, internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para unidades médicas de Cuiabá. Até a manhã desta quinta-feira, a rede de energia ainda não havia sido reestabelecida.
O problema começou por volta de 01h e se agravou às 2h40, quando o transformador queimou, afetando principalmente as alas de UTIs adulta e pediátrica, além do centro cirúrgico.
Do total, sete adultos e duas crianças foram recebidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), enquanto um paciente foi encaminhado ao Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). Os demais foram redistribuídos entre o Hospital Metropolitano, Santa Casa, Santa Helena e Júlio Müller.
Em nota, a Prefeitura de Várzea Grande, garantiu que a “Secretaria Municipal de Saúde acompanha de perto o caso e reforça que está tomando todas as providências necessárias para garantir o restabelecimento total da normalidade no Pronto-Socorro. Além disso, garantiu que nenhum paciente ficou desassistido”.
Confira a nota na íntegra
Na madrugada desta quinta-feira (04), a partir da meia-noite, uma oscilação de energia atingiu Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande, afetando, principalmente, as UTIs onde estavam internados 22 pacientes sendo 19 adultos e 3 crianças. O centro cirúrgico também teve oscilação de energia.
Imediatamente, foi montada uma força-tarefa envolvendo toda a equipe do hospital, com apoio da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, da prefeita Flávia Moretti e do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini e toda sua equipe de saúde que estiveram presentes na unidade para garantir a remoção dos pacientes.
Todos os pacientes foram transferidos com segurança para outras unidades hospitalares da capital. Na UTI Adulto, dos 19 pacientes, seis foram encaminhados para o Hospital Metropolitano, um para a Santa Casa, um para o Júlio Müller, sete para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e um para o Pronto-Socorro de Cuiabá.
Na UTI Neonatal, um recém-nascido de 15 dias foi transferido para o Hospital Santa Helena. Já na UTI Pediátrica, dois pacientes foram direcionados ao HMC.
Apesar da situação delicada, nenhum paciente ficou desassistido. A operação contou com o empenho de médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio, garantindo a integridade e a segurança de todos.
A Secretaria Municipal de Saúde acompanha de perto o caso e reforça que está tomando todas as providências necessárias para garantir o restabelecimento total da normalidade no Pronto-Socorro.