A primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, lançou o curso gratuito de defesa pessoal “Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana”, uma iniciativa voltada a promover segurança, autoestima e fortalecimento emocional das mulheres da capital.
A cerimônia de abertura foi marcada por momentos especiais, como a apresentação da cantora Amanda Tavares, que interpretou a canção “Olhos de Tigre”, tema do icônico personagem Rocky Balboa, relatos de superação por meio do esporte e uma emocionante demonstração de luta realizada pelo karateca faixa-preta Renan Eloy, que empolgou o público presente.
O projeto “Lutadoras” é realizado pela Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com a 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, e conta com aulas ministradas pela professora e faixa-preta de jiu-jitsu Polyanna Souza de Araújo. Ao todo, 80 mulheres participam desta primeira edição, entre elas Rafaela Chireia, que destacou a importância de ter acesso a um espaço de aprendizado e proteção.
Para Samantha Iris, a iniciativa é uma ferramenta de transformação pessoal e coletiva. “Aprender a se defender não é só sobre força física, mas também sobre fortalecer a autoestima, a saúde emocional e a confiança. Esse curso é um espaço de cuidado, conhecimento e fortalecimento para todas as mulheres cuiabanas”, afirmou a primeira-dama.
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, destacou que o projeto “Lutadoras” superou as expectativas e já registra fila de espera para próximas turmas. Ela ressaltou que a ação nasceu de um ideal da primeira-dama. “É um projeto sonhado e cuidado em cada detalhe pela nossa primeira-dama. Agradeço pelo apoio e pela dedicação que ela tem dado às pautas das mulheres.”
Hadassah também agradeceu às mulheres inscritas no curso e aos participantes do evento, entre eles representantes da Patrulha Maria da Penha, do Espaço Caliandra do Ministério Público Estadual, a campeã mundial de Muay Thai, Inaleia Ferreira, integrantes da Polícia Militar, além da Câmara Municipal, também representada pelo vereador Demilson Nogueira e pela vereadora Michelly Alencar.
“A satisfação é imensa em ter nossas alunas aqui conosco. Obrigada pela confiança. Agradeço também à Polícia Militar, que sempre caminha conosco, e a todos os profissionais e amigos das artes marciais que validam esse trabalho com sua presença”, declarou Hadassah.
As aulas terão início a partir de segunda-feira (1º), em dois polos: às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h, na 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, em frente à Praça Alencastro; e às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h, na sede da Secretaria da Mulher.
O comandante da 21ª Companhia, tenente-coronel Marcelo Moraes, destacou o impacto do curso. “Este projeto vai além da proteção. Ele fortalece a mulher, promove segurança, autoestima e, acima de tudo, liberdade. A Polícia Militar é parceira porque acredita nessa transformação”.
A abertura oficial contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela; do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves; da secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher; do secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier; e da coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza.
Também participaram representantes da BPW Cuiabá, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá e do Cemulher do TJMT.