conecte-se conosco


Política MT

Projeto propõe acompanhamento integral para estudantes com TDAH, TDA e TPAC

Publicado


PL do deputado João Batista propõe acompanhamento integral para estudantes

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), durante a sessão plenária da última quarta-feira (25), apresentou o Projeto de Lei n° 982/2020, que altera dispositivos da Lei nº 10.800, de 09 de janeiro de 2019, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e com Transtorno do Déficit de Atenção sem Hiperatividade (TDA), adicionando o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).

“Este Transtorno do Processamento Auditivo Central é caracterizado por afetar as vias centrais da audição, prejudicando desde a detecção à interpretação das informações sonoras. Assim, a pessoa ouvirá claramente a fala humana, mas terá dificuldades em interpretar a mensagem recebida, por isso a necessidade de uma atenção especial para crianças diagnosticadas com este transtorno”, explicou o parlamentar.

Em parte da sua justificativa, João Batista explica que o TPAC “ainda é pouco conhecido por profissionais que atuam em escolas e até mesmo pelos próprios pais, o que acaba afetando o aprendizado e prejudicando a criança no seu desenvolvimento escolar e social”.

O transtorno costuma produzir dificuldades diárias no processo de comunicação oral, na leitura e escrita, incluindo o desempenho escolar e a compreensão da linguagem. Além dos prejuízos acadêmicos, é comum que esses indivíduos tenham algum tipo de dificuldade de adaptação social.

As causas do TPAC podem ser variadas e muitas vezes desconhecidas, contudo, as mais comuns são de origem genética, otites de repetição, lesões cerebrais por anóxia ou traumatismo craniano, presença de outros distúrbios neurológicos, atraso maturacional das vias auditivas do Sistema Nervoso Central ou por envelhecimento natural do cérebro. Por isso, a maior parte dos diagnósticos é feita em crianças e idosos.

Os principais sintomas que podem ser percebidos na criança com TPAC são:

• Dificuldade de memorização em atividades diárias;

• Dificuldades acadêmicas para ler e escrever;

• Fadiga atencional em aulas ou palestras;

• Troca de letras na fala ou escrita;

• Demora em compreender o que foi dito;

• Dificuldades em compreender informações em ambientes ruidosos;

• Desatenção e distração;

• Solicita repetição constante da informação;

• Agitação;

• Dificuldade para entender conceitos abstratos ou duplo sentido;

• Dificuldade para executar tarefas que lhe foram solicitadas.

Fonte: ALMT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Avallone articula reunião com presidente da ALMT para ajudar setor de eventos

Publicado


O presidente do Observatório Socioeconômico, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), articulou uma reunião com representantes do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins (Sindieventos-MT) junto ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM), com objetivo de fortalecer o segmento que sofre uma grande crise econômica, há 11 meses, diante da pandemia do Coronavírus. 

No encontro, que aconteceu nesta terça-feira (26), Avallone destacou que é preciso flexibilizar as medidas restritivas estabelecidas nos decretos do Governo. Separando o que é festa de eventos técnicos, como feiras agropecuárias, que tem mais garantia de biossegurança. “Podemos separar esse tipo de coisa no decreto. Temos que voltar a uma certa normalidade, mas garantir saúde a todos. Ao generalizar isso tudo causamos um impacto (financeiro) ainda maior para o setor”, explicou.

Para ajudar o setor, Avallone ainda lembrou das mais de 40 medidas aprovadas em 2020 para o enfrentamento à Covid-19. “Estamos na segunda onda da pandemia, com isso, essas ações junto com o Governo tomadas lá atrás, como a prorrogação do prazo para pagamento do IPVA e de certidões, podem ser revistas”, reiterou. 

Com isso, os parlamentares garantiram levar todas as questões ao governador Mauro Mendes. Os parlamentares ainda lembraram que o Governo, desde o início da pandemia, vem sendo sensível e tentando ajudar da melhor maneira todos os segmentos. 

“Com o sindicato garantindo que todas as medidas de segurança sanitária serão adotadas, vamos levar sim essas demandas ao Governo e solicitar a possível liberação desses eventos controlados”, garantiu Botelho. 

SEGMENTO EM CRISE

A presidente do Sindieventos, Alcimar Moretti, lembro que mais de 5200 empresas filiadas sofrem uma crise diante das medidas restritivas para conter o Coronavírus. Apesar disso, ela destacou que vários empresários não demitiram um funcionário sequer durante esse período.  No entanto, diante das novas proibições não há como evitar as demissões. 

Por isso, Alcimar a condições de realizar alguns tipos de eventos adotando todas as medidas de biossegurança estabelecidas pela Organização Mundial de Sáude (OMS). Além disso, para amenizar a crise o Sindicato também solicita a isenção do IPVA de 2021 dos veículos das empresas com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do setor entre outras medidas. 

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

Projeto Conte Comigo será lançado nesta sexta-feira em Mato Grosso

Publicado


Thiago Silva e Gabriel Tomás

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

Com o objetivo de orientar a juventude sobre problemas sociais como ansiedade, baixa autoestima e insegurança, o “Projeto Conte Comigo” será lançado em Cuiabá, nos dias 29 e 30 de janeiro, às 19h30, na Assembleia de Deus Manancial de Adoração, localizada  no bairro 8 de Abril. O projeto é de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB) e coordenado pelo jovem Gabriel Tomás.

Durante os dois dias do projeto, o palestrante de São Paulo, Pastor Joel Medina, irá abordar os impactos que a ansiedade ocasiona na vida de crianças e jovens e a importância da inteligência socioemocional. A programação faz parte do trabalho do deputado Thiago, que aborda o “Janeiro Branco” e a necessidade do debate sobre a saúde mental da população.

“Criamos esse projeto pensando principalmente no futuro da juventude que precisa estar preparada emocionalmente para os desafios que nos são impostos tanto na vida social quanto na profissional. Queremos expandir essas palestras para todo o Estado, pois irá fazer a diferença na formação da mocidade”, disse o deputado.

De acordo com o coordenador Gabriel Tomás, os ingressos para a palestra são gratuitos e o projeto está sendo desenvolvido com planejamento e carinho, para trazer a melhor orientação possível para a juventude.

“Amigos e jovens de Cuiabá, quero fazer um convite para nosso projeto, onde vamos palestrar sobre a ansiedade e com certeza irá servir de alento para sua vida”, disse o Pastor Joel Medina.

O evento contará com medidas de distanciamento social e higienização de acordo com os padrões dos órgãos de saúde e é obrigatório o uso de máscara. Mais informações: (65) 98415-1082.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana