conecte-se conosco


Mato Grosso

Projeto MT Ciências circula por cidades do interior de MT

Publicado

A partir desta terça-feira (04.06), a carreta do MT Ciências chega com sua mostra itinerante na cidade de Sapezal. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sapezal.

Durante três dias, os moradores terão acesso gratuito à exposição de experimentos científicos. Um grupo de monitores do projeto apresenta as atrações dentro da carreta, fazendo demonstrações que aliam conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

A coordenadora do MT Ciências, Fernanda Paiva explica que o projeto leva um museu itinerante de ciência para a população de Mato Grosso, com ambiente de educação informal, em que o visitante poderá ter um contato direto e dinâmico com a ciência e tecnologia.

De acordo com Fernanda, uma das atrações mais aguardadas é o Gerador Van de Graaff. A peça, desenvolvida para gerar tensões elétricas, faz com que cada toque do visitante arrepie todos os fios de cabelo.

Sobre o projeto

O MT Ciências tem como objetivos a popularização e a interiorização da Ciência no estado. O projeto foi criado em 21 de novembro de 2017, já percorreu mais de 12 municípios de Mato Grosso e um em São Paulo.

O projeto já recebeu a visita de mais de 40 mil alunos do ensino fundamental, médio e técnico das escolas públicas. Além de passar por alguns campi das universidades de Mato Grosso. Os equipamentos são voltados para áreas de física, matemática e biologia, são interativos e atendem todas as idades. 

Próximas Exposições

A próxima cidade a receber a Carreta do MT Ciências será Colíder, entre os dias 15 a 19 de junho, das 8h às 17h.

Calendário

Julho
10 a 14 – Canarana
22 a 27 – Campo Grande na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Agosto
19 a 24 – Tangará da Serra

Setembro
10 a 13 – Santa Carmem
25 a 28 – Lucas do Rio Verde

Outubro
21 a 25 – Cuiabá na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Atendimento no Ceope será suspenso na tarde desta terça-feira (30)

Publicado


.

A diretoria do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) comunica que o prédio da unidade passará por uma desinfecção no dia 30 de junho, durante o período da tarde, realizada pelo Corpo de Bombeiros. 

Devido a essa medida de prevenção à COVID-19, haverá a interrupção no atendimento odontológico de urgência. O atendimento será normalizado no dia 01 de julho.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Escola de Governo aumenta em 500% oferta de vagas para cursos a distância

Publicado


.

A Superintendência da Escola de Governo, unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), registrou um crescimento de 500% do número de vagas ofertadas para cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), somente no primeiro semestre de 2020.

A lei da oferta e da procura explica esse aumento, que foi alavancado pela crescente demanda dos servidores públicos por cursos, treinamentos, capacitações, entre outros meios de ensino disponibilizados a distância pela Escola de Governo.

Nos primeiros seis meses deste ano, 4.200 vagas foram disponibilizadas, ante as 700 no mesmo período de 2019. Onze turmas foram formadas e seis cursos realizados, cinco deles com foco em noções básicas de gestão pública e um voltado para a gestão sistêmica.

A procura foi maior entre os servidores lotados em órgãos do Executivo no interior do Estado. Antes do aumento das vagas, 15% das inscrições para o EAD correspondiam ao interior. Atualmente, essa parcela representa 52% do total de inscritos.

A avaliação de reação preenchida pelos servidores após os cursos indicou que 75% deles classificam as ofertas como boa ou ótima, 85% recomendam para outro funcionário público e 80% declararam que o aprendizado irá melhorar a sua atividade de prestação de serviços públicos.

“Os projetos que vêm sendo executados pela Escola de Governo possuem grande aderência à política de gestão de pessoas deste governo, cujo propósito é elevar a modernização e a qualificação do servidor na prestação de serviços públicos para a sociedade”, disse o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

De acordo com o superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro, o aumento das vagas consiste na adequação da oferta de cursos a demanda. “Começamos com turmas de 100 alunos, depois elevamos para 200 e por fim fomos para 300 vagas. Isso ocorreu porque sempre há mais inscrições que o número de vagas ofertadas e, atualmente, as 300 são insuficientes, pois há uma procura de 400 vagas por curso. Esse aumento beneficia o interior, cumprindo melhor o propósito do ensino a distância”, afirmou.

Josué destacou como fundamental o suporte dado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag, que tem ajudado a melhorar a oferta de cursos online, inclusive expandindo os recursos de TI dedicados à essas atividades; para o aumento do número de vagas.

Todas as ofertas de EAD são realizadas em ambiente virtual de aprendizagem similar ao utilizado pelas melhores instituições de ensino a distância do país. Os servidores em isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, que se enquadram no disposto na Instrução Normativa n° 08/2020, também estão sendo atendidos pelos cursos a distância.

Para o segundo semestre de 2020, a Escola de Governo irá ofertar sete novas turmas referentes a seis cursos, contabilizando mais 2.800 vagas.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana