conecte-se conosco


Várzea Grande

Projeto “Magia do Natal” distribuiu brinquedos para crianças que são atendidas no PSF do Unipark

Publicado

A unidade de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) do Unipark, em Várzea Grande, teve uma programação diferente na manhã de hoje (20). Ao invés de consultas médicas, palestras sobre saúde preventiva e dispensação de medicamentos, houve distribuição de presentes, entretenimento e muitas brincadeiras. O projeto ‘Magia de Natal’, levou o encanto da data mais esperada do ano para dentro da unidade de saúde. Toda a família ganhou presente. A ação é a terceira que vem sendo promovida anualmente pela prefeitura de Várzea Grande, por meio de iniciativa da Administração Regional do Cristo Rei. Mais de 1.200 brinquedos foram entregues e centenas de roupas, inclusive muitas ainda com etiqueta de loja, doadas à população presente.

Antes das 8h da manhã, uma grande fila, com pais, mães e crianças se formava na área externa da unidade. Toda a equipe do PSF, inclusive os agentes comunitários de saúde, se transformou em ajudante de Papai Noel, auxiliando na organização das filas e na distribuição dos presentes. Pipoca e algodão doce fizeram parte da festa.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, participou da ação e pessoalmente entregou brinquedos e junto com as crianças, assistiu ao teatro de fantoches da Guarda Municipal. “Essa unidade é referência para inúmeros bairros aqui do grande Cristo Rei e sabemos da necessidade de atenção que essa população demanda. Muitos investimentos em infraestrutura já foram realizados aqui, como o PAC que trouxe água, rede de esgoto, drenagem e asfalto para bairros inteiros. No entanto, sabemos que atenção como essa, de vir aqui, proporcionar uma manhã festiva e aproximar a comunidade da prefeitura é uma oportunidade de conhecer ainda mais a rotina e os pleitos de cada região”.

Carol Hazama, esposa do vice-prefeito José Hazama, idealizou e coordena a execução do projeto no Grande Cristo Rei. “É um trabalho que chega em 2019 a sua terceira edição e cada ano foi crescendo mais. Nos dois primeiros anos fizemos dentro da policlínica do Parque do Lago, mas a adesão de parceiros, servidores municipais e de lideranças comunitárias, só que aumenta essa corrente do bem que traz um pouco de alegria à população. As crianças podem brincar, ganham presentes e os pais e responsáveis podem ir até o bazar e escolher peças de roupas de forma totalmente gratuita”, explica.

Ainda conforme Carol, o projeto ‘Magia de Natal’ recebeu muitas doações de empresários do grande Cristo Rei. “Entre as peças de vestuário que estão sendo doadas existem dezenas de calças com etiqueta, que saíram das lojas, e estão sendo presente para muitas famílias”.

A aposentada Marcelina Vicenzia Costa, morada do bairro Engordador, foi a pé a unidade, uma caminhada de cerca de meia hora e disse sorrindo que valeu à pena. “Meus netos estão na fila para ganhar presentes e eu consegui aqui calças jeans para meu filho mais novo. Ele estava precisando”.

Luciane Nunes, moradora do Unipark, disse que foi avisada pela agente de saúde que cuida do seu bairro sobre a ação de hoje. “Vim cedinho com as crianças. Eu não tenho como comprar presente para meus quatro filhos e o que ganharmos aqui será nosso presente de Natal”.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, destacou durante a ação que o PSF do Unipark tem um papel estratégico no atendimento de saúde da população do Grande Cristo Rei, especialmente, no aspecto preventivo para crianças e idosos. “Essa unidade, por exemplo, atende a cerca de 10 bairros que estão afastados da região mais central do Cristo Rei. A maior parte da população local demanda atenção e tem este espaço como referência quando necessitam de uma primeiro atendimento de saúde. Poder trazer todos aqui para este espaço em um momento festivo, só fortalece a relação de confiança e amizade entre os profissionais daqui junto às famílias”.

O PSF do Unipark abrange, além do bairro de mesmo nome, o Santa Clara, o Vila Rica, o Santa Luzia, o Vila São João, o jardim das Oliveiras, o Alto do Boa Vista, o Dom Diego, O Ipanema e o Engordador.

Todas as crianças que recebiam presente iam assistir ao teatro de fantoches da Guarda Municipal. Os agentes, de forma bastante criativa e lúdica, conseguem criar estórias, em que passam mensagens importantes sobre o comportamento no trânsito, conservação da escola, contribuir com a limpeza urbana e combate às drogas. Considerando a população local dessa manhã, numa das narrativas, as agentes deixaram bem claro, por exemplo, que criança só pode andar de moto a partir dos sete anos de idade, desde que esteja com capacete adequado.

“As crianças ficam atentas e compreendem muito bem a mensagem transmitida e ainda dão muitas risadas. Isso que é o mais legal de tudo  aprendem brincando, de forma descontraída, mas absorvendo o conteúdo e multiplicando isso dentro de casa”, pontuou Carol Hazama.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Prorrogada até o dia 30 em Várzea Grande pesquisa que investiga resposta imunológica à Covid-19

Publicado


.

23/09/2020    4

Várzea Grande está entre os 10 municípios selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para participar da Pesquisa Soroepidemiológica da Covide-19, cujo objetivo é descobrir o percentual da população que já contraiu o coranavírus, além de saber o número de pessoas que estão imunes à infecção (imunidade coletiva).

O trabalho de testagem é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e é executado pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. 

Profissionais da saúde (enfermeiros, agentes de saúde e endemias) estão a campo desde o dia 16 de setembro, e há princípio, a pesquisa seria concluída nesta quarta-feira (23), porém a quantidade de casas a serem visitadas, amostras de sangue e os questionários a serem preenchidos, tornou a data inviável.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura disse que os representantes dos municípios selecionados, em reunião com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, solicitaram a prorrogação da data de conclusão da pesquisa que agora será no dia 30 de setembro. “E esse prazo pode ser novamente prorrogado caso haja a necessidade de algum município ampliar essa data”, explicou.

Relva Cristina destacou que até o momento o município de Várzea Grande já visitou 250 moradias e realizou a coleta de mais de 250 amostras, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a pesquisa em 640 pessoas.  

A Superintendente de Vigilância em Saúde lembra ainda que a pesquisa é aleatória e segue a metodologia da Secretaria de Estado de Saúde que define o setor censitário a ser testado por meio de sorteio, bem como a casa e o morador do domicílio.

Com os dados da pesquisa, a Secretaria Estadual de Saúde pretende mapear o nível de infecção da Covid-19 no Estado e planejar o remanejamento de leitos conforme a movimentação da internação por coronavírus.

Além de Várzea Grande participam da pesquisa os municípios de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. A pesquisa soro epidemiológica tem por meta testar 4.500 pessoas.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Em reunião prefeita enaltece o trabalho dos profissionais da contabilidade 

Publicado


.

23/09/2020    11

Em homenagem  realizada na tarde de terça-feira, 22 de setembro, Dia Nacional do Contador, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, agradeceu os contadores, servidores públicos municipais, reconhecendo a importância do trabalho da categoria para a gestão. Também participaram do reconhecimento a secretária de Gestão Fazendária Lucinéia dos Santos Ribeiro, a secretária de Assuntos Estratégicos, Adriana Leão, a procuradora geral do município Sadora Xavier Chaves e o subsecretário de gestão Fazendária, João Paulo Araújo. 

Em sua fala a prefeita ressaltou que os contadores são profissionais essenciais para a gestão pública no controle do patrimônio e para subsidiar as tomas de decisões para o sucesso das ações do Executivo, apontando o que é ou não possível na coletividade e dinamização das ações. “Além disso, a transparência nas contas é fruto do trabalho do contador, que oferece ao cidadão comum elementos que permitem conferir as contas públicas. Os homenageados de hoje, com perícia e técnica, matemática e ciência, nos fornecem um trabalho fundamental e minucioso. É uma honra muito grande homenageá-los. Digo que é uma alegria enorme poder trabalhar ao lado de vocês e poder contar com a união de vocês”, disse Lucimar Sacre de Campos.

A gestora fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, lembrou os avanços do setor que só puderam ser alcançados com a união de esforços; falou também de como é o trabalho da equipe no dia a dia e o reconhecimento desses profissionais perante os resultados positivos da gestão. 

“Estamos procurando fazer sempre o melhor, inovar, com humildade e conhecimento, para sempre servir a população, com ética, zelo e determinação. Fizemos uma revolução na contabilidade, hoje temos mais transparência e segurança para trabalhar com os recursos públicos. Integramos a folha de pagamento, por exemplo, e o fechamento contábil que antes ocorria em até 10 dias é feito em um dia e meio. Com ajuda da Procuradoria editamos uma instrução normativa que nos deu segurança e amparo na cobrança com os demais secretários. Com a compreensão da importância do trabalho do contador pela prefeita Lucimar, pudemos ampliar o nosso quadro de funcionários, oferecer melhores condições de trabalho com ferramentas adequadas e assim dar uma resposta de melhores resultados e agilidade à sua gestão, utilizandos novas ferramentas tecnológicas”. 

O contador Elinton Franco Cândido, um dos 20 funcionários do setor de tesouraria e contabilidade da Gestão Fazendária municipal, agradeceu pela homenagem inédita e destacou sua felicidade por lembrar da categoria, além de pontuar a importância dos colegas de trabalho, que acompanham diariamente uma rotina de responsabilidade, leitura e disciplina. 

“A atividade contábil, pela sua grandeza e importância, se fundamenta em princípios, normas e leis, emanada de autoridade tributárias e órgãos reguladores que disciplinam os segmentos da atividade. Com a convergência das normas de contabilidade pública, o foco deixa de ser o orçamento e passa a ser o patrimônio. Também quero dizer à prefeita Lucimar e demais secretário que é um privilégio trabalhar aqui, pois são dirigentes  que nos passam segurança e condições de trabalho. Moro em Várzea Grande e posso afirmar que nosso local de trabalho mudou assim como a cidade também. E mudou para melhor ”, disse. 

A secretária de Assuntos Estratégicos, Adriana Leão, explicou que esse processo de convergência nas normas do setor público promove o aumento da transparência das contas públicas e a padronização dos procedimentos a serem usados pela administração além de garantir a consolidação das contas. “É o contador público o agente consolidador desse ato. É um trabalho que admiro e me identifico muito e sei que executam com muito esmero e responsabilidade. Estão todos de parabéns”. 

A funcionária do setor Josivania Franca Santos, relatou que iniciou trabalhando como estagiária no setor e teve seu trabalho reconhecido. “Pude concluir meu curso superior, fui aprovada no concurso público e hoje me sinto realizada como profissional. Tive a oportunidade de aprender e crescer profissionalmente, é bastante satisfatório”. 

Ao final a prefeita Lucimar Sacre de Campos ressaltou que o desenvolvimento de Várzea Grande também está atrelado ao trabalho de cada servidor. “É através dessa ciência que se geram informações aos representantes do povo, para subsídio de tomadas de decisão, para os controles interno e externo, protegendo o erário e tendo forte influência no direcionamento das decisões. Parabenizo a cada um de vocês e digo que cada obra realizada nesta cidade, a aprovação pública da nossa Administração é com certeza fruto do trabalho árduo e dedicado  de vocês”, concluiu.

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana