conecte-se conosco


Cuiabá

Projeto inicia a instalação de hortas pedagógicas nas escolas e creches de Cuiabá

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
18/11/2019
Projeto inicia a instalação de hortas pedagógicas nas escolas e creches de Cuiabá
O vereador Luis Claudio, presidente da comissão de educação da Câmara de Vereadores de Cuiabá, lançou o Projeto Sementes do Amanhã, iniciativa que visa a implantação de hortas pedagógicas nas creches e escolas de Cuiabá. A solenidade aconteceu, nesta quarta-feira (13), na Creche Comunitária Tia Antonina, localizada no bairro Morada da Serra (CPA1), e reuniu lideranças comunitárias, estudantes e autoridades.
Presente no lançamento do projeto a Secretária Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Débora Vilar, explicou que o vereador Luis Claudio a procurou com a proposta de desenvolver o trabalho das hortas pedagógicas, um projeto que começa a ganhar uma dimensão importante para a educação das crianças do município.
“Nossa secretaria reuniu a equipe técnica, elaborou o projeto e iniciamos o trabalho de implantação dos canteiros nas unidades educacionais mantidas pela Prefeitura. Criamos uma metodologia na qual os alunos participam de todas as etapas do processo. Que inclui o plantio, a irrigação, os cuidados e tratos culturais, a colheita, finalizando com a degustação das hortaliças e legumes produzidos pelas próprias crianças. Como professora que sou, vejo que a proposta contempla a implantação de atividades complementares previstas no currículo nacional para educação infantil, atividades que contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças”, ressaltou Débora Vilar.
Depois de participar do plantio de um canteiro junto com as crianças da creche Tia Antonina, o vereador Luis Claudio disse estar feliz com a inauguração da segunda unidade do Projeto Sementes do Amanhã. Segundo ele, o prefeito Emanuel Pinheiro tem acreditado e investido nas políticas públicas voltadas para implantação de uma educação mais humanizada, apoiando ideias e ações inovadoras como o projeto das hortas pedagógicas.
Nos sentimos gratificados e até emocionados em ver tantas crianças sendo beneficiadas com as atividades de plantio e colheita das hortas. Quando idealizamos este projeto já sabíamos da contribuição que ele traria para o desenvolvimento de nossos estudantes. São atividades que unem educação ambiental, lazer, socialização, segurança alimentar e um contato importante com a terra. Acreditamos também que estamos plantando no coração destas crianças esperança, alegria e a certeza um futuro melhor que só a educação pode proporcionar a todas elas”, destacou Luis Claudio.
Segundo o parlamentar, o Projeto será expandido para a maioria das escolas do município nos próximos meses.Ele esclareceu ainda que a instalação dos canteiros e o acompanhamento técnico e pedagógico das atividades também poderá ser requisitado por entidades filantrópicas que desenvolvem trabalhos educativos junto à comunidade.
Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 desta segunda-feira (06)

Publicado


.

Nesta segunda-feira (06), Cuiabá tem 5191 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 1190 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 843 já estão recuperados da doença e houve 262 óbitos de residentes e 128 de não residentes.

Na rede hospitalar há 296 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 175 na UTI e 121 em enfermaria. Também estão internados 217 pacientes com suspeita da doença, sendo 101 na UTI e 116 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 201 são de residentes em Cuiabá e 75 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 190 pessoas são de Cuiabá e 47 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 15 óbitos de residentes, chegando a um total de 262 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos:

-Homem, 78 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 52 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 83 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 32 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e nefropatia. Foi a óbito em 04/07.

-Homem, 86 anos, internada em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 04/07.

-Homem, 63 anos, internado em hospital particular. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 04/07.

-Mulher, 49 anos, internada em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 04/07.

-Mulher, 45 anos, internada em hospital particular. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 69 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 69 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 51 anos, internado em hospital particular. Tinha diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 54 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 74 anos, internado em hospital público. Tinha pneumopatia. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 51 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 72 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 06/07.

 

 

 

 

 

Continue lendo

Cuiabá

Apresentado na Câmara o Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2020

Publicado


.

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na tarde desta segunda-feira (06), a sua terceira audiência pública na modalidade remota, para apresentação do Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura de Cuiabá, referente ao 1º Quadrimestre de 2020.
A reunião foi conduzida pelo vereador Marcelo Bussiki (DEM), presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária do legislativo cuiabano. Também fazem parte da comissão, os vereadores Chico 2000 (PL) e Orivaldo da Farmácia (Progressistas), vice-presidente e membro respectivamente.
O Relatório da Gestão Fiscal tem por objetivo o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, tais como Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito.
O Secretário Municipal de Fazenda, Antonio Roberto Possas de Carvalho e o Secretário Adjunto Eder Galiciani, representaram o Executivo Municipal na audiência pública promovida pela Câmara de Cuiabá.&nbsp
Na ocasião, foi apresentado o Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre deste exercício (Janeiro a Abril/2020), quando se contabilizou uma frustração da receita no valor de R$ 33 Milhões. O titular da pasta, Antonio Possas, não descartou um novo contingenciamento orçamentário por intermédio de um decreto governamental, visando reduzir o impacto negativo da arrecadação tributária da Prefeitura de Cuiabá nas ações previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020.

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana