conecte-se conosco


Cuiabá

Projeto inicia a instalação de hortas pedagógicas nas escolas e creches de Cuiabá

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
18/11/2019
Projeto inicia a instalação de hortas pedagógicas nas escolas e creches de Cuiabá
O vereador Luis Claudio, presidente da comissão de educação da Câmara de Vereadores de Cuiabá, lançou o Projeto Sementes do Amanhã, iniciativa que visa a implantação de hortas pedagógicas nas creches e escolas de Cuiabá. A solenidade aconteceu, nesta quarta-feira (13), na Creche Comunitária Tia Antonina, localizada no bairro Morada da Serra (CPA1), e reuniu lideranças comunitárias, estudantes e autoridades.
Presente no lançamento do projeto a Secretária Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Débora Vilar, explicou que o vereador Luis Claudio a procurou com a proposta de desenvolver o trabalho das hortas pedagógicas, um projeto que começa a ganhar uma dimensão importante para a educação das crianças do município.
“Nossa secretaria reuniu a equipe técnica, elaborou o projeto e iniciamos o trabalho de implantação dos canteiros nas unidades educacionais mantidas pela Prefeitura. Criamos uma metodologia na qual os alunos participam de todas as etapas do processo. Que inclui o plantio, a irrigação, os cuidados e tratos culturais, a colheita, finalizando com a degustação das hortaliças e legumes produzidos pelas próprias crianças. Como professora que sou, vejo que a proposta contempla a implantação de atividades complementares previstas no currículo nacional para educação infantil, atividades que contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças”, ressaltou Débora Vilar.
Depois de participar do plantio de um canteiro junto com as crianças da creche Tia Antonina, o vereador Luis Claudio disse estar feliz com a inauguração da segunda unidade do Projeto Sementes do Amanhã. Segundo ele, o prefeito Emanuel Pinheiro tem acreditado e investido nas políticas públicas voltadas para implantação de uma educação mais humanizada, apoiando ideias e ações inovadoras como o projeto das hortas pedagógicas.
Nos sentimos gratificados e até emocionados em ver tantas crianças sendo beneficiadas com as atividades de plantio e colheita das hortas. Quando idealizamos este projeto já sabíamos da contribuição que ele traria para o desenvolvimento de nossos estudantes. São atividades que unem educação ambiental, lazer, socialização, segurança alimentar e um contato importante com a terra. Acreditamos também que estamos plantando no coração destas crianças esperança, alegria e a certeza um futuro melhor que só a educação pode proporcionar a todas elas”, destacou Luis Claudio.
Segundo o parlamentar, o Projeto será expandido para a maioria das escolas do município nos próximos meses.Ele esclareceu ainda que a instalação dos canteiros e o acompanhamento técnico e pedagógico das atividades também poderá ser requisitado por entidades filantrópicas que desenvolvem trabalhos educativos junto à comunidade.
Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA – Revista Eletrônica “Baguára” será lançada nesta sexta-feira (05)
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: Profissionais da Educação aprovam nesta terça-feira (10) o texto da nova política municipal

Publicado

Jorge Pinho

Será realizado nesta terça-feira (10), das 7h30 às 18h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o Fórum da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – denominado Fórum da Escola Cuiabana. Durante o evento, os profissionais de Educação vão aprovar o texto final da nova Política Educacional da Rede Pública Municipal de Ensino.

O fórum é composto pela Secretaria Municipal de Educação e representantes das 163 unidades educacionais que integram a rede municipal totalizando 254 delegados eleitos nas unidades sendo 237 da área educacional, quatro pais, 13 estudantes, seis delegados natos do Colegiado de Diretores; oito delegados natos da Secretaria de Educação; dois delegados natos organizadores da Política Educacional e convidados observadores do Conselho Municipal de Educação e do Sintep.

Desde a elaboração do texto base em 2018 até a aprovação do texto final, foram cumpridas várias etapas incluindo a elaboração do Regimento, as discussões nas unidades e as conferências escolares que movimentaram algo em torno de 7 mil profissionais. Desse total, 6.890 enviaram contribuições.

Leia Também:  Mês de combate ao tráfico de pessoas já é lei em Cuiabá

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos destacou o momento histórico, de definição de novos rumos, vivido hoje pela Educação cuiabana, após duas décadas sem um processo de discussão para atualizar e introduzir novos parâmetros e novas diretrizes para a Educação Básica.

“A gestão Emanuel Pinheiro acredita que um dos mais importantes investimentos de uma gestão pública é a definição e a clareza da política educacional, pois é esta que aponta o rumo, o foco, e orienta a formação dos profissionais. Nesse sentido, investe e prioriza a qualidade do conhecimento transformado na qualidade das aprendizagens. A política pública é um mecanismo determinante da marcha pedagógica, que pode levar à justiça social e à qualidade de vida”, salientou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

 

Programação

O Fórum da Escola Cuiabana tem início às 7 horas, com o credenciamento dos participantes. Logo após está prevista a composição da mesa de autoridades. Das 8h às 08h45 horas será apresentado e aprovado o Regimento e logo em seguida apresentada a metodologia e critério de análise das contribuições ao texto base.

Leia Também:  Chegada do Papai Noel, festival de música, stand up e show nacional agitam o feriado

Das 9h30 às 11h acontecerá a discussão e plenária da Educação Infantil; das 11h às 12h30 horas a do Ensino Fundamental. Logo após o intervalo para o almoço, das 13h30 às 15 horas, as discussões e plenária da Educação Especial; das 15h às 16h30 horas, as da Educação do Campo e das 16h30 às 18 horas, da Educação de Jovens e Adultos.

 

Serviço

O que: Fórum da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Escola Cuiabana

Quando: 10 de dezembro

Hora: das 7h30 às 18h30

Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Pinheiro entrega mais uma unidade de saúde reformada e ampliada

Publicado

Gustavo Duarte

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega mais uma Unidade Básica de Saúde totalmente reformada, ampliada, climatizada e com mobiliário novo. Desta vez a unidade contemplada será o Centro de Saúde do bairro Novo Terceiro.

A solenidade de entrega acontece nesta terça-feira (10), às 19h, e contará com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro e secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas, além de várias outras autoridades.

Assim como as outras revitalizações concluídas e entregues da Atenção Básica nos últimos dois anos e meio, o Centro de Saúde Novo Terceiro também faz parte do pacote de 67 unidades de Saúde que estavam com obras paralisadas ou não iniciadas, e que teve os recursos recuperados pela atual gestão.

Serviço

Pauta: Entrega da reforma do Centro de Saúde do bairro Novo Terceiro

Data: Terça-feira (10)

Hora: 19h

Local: Rua Professor Floriano Siqueira de Carvalho, s/nº Bairro Novo Terceiro

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Leia Também:  Criteriosa, CCJR devolve processo para Prefeitura para fazer adequações
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana