conecte-se conosco


AMM

Projeto desenvolvido em escola estadual recebe apoio da Secretaria Municipal de Saúde

Publicado

Com o objetivo de orientar e prevenir o surgimento de doenças como hipertensão e diabetes, gestores da Escola Estadual 19 de Dezembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ubiratã, realizou nesta terça-feira (26) o “Projeto Saúde na Escola”.

A iniciativa surgiu após estudantes de diferentes séries apesentarem sintomas preocupantes, como pressão alta, durante um treinamento de redação. Preocupados professores e gestores da instituição de ensino decidiram buscar ajuda profissional.

“Eu e os demais professores não sabíamos os motivos. Como os alunos precisavam fazer pesquisas com dados reais para trabalhar a dissertação, resolvemos aproveitar o momento e fazer uma pesquisa com todos os alunos dos três turnos. Ao mesmo tempo, técnicos da Secretária de Saúde aferiram a pressão e mediram a glicemia não só dos alunos, mas também de todos os profissionais da instituição”, explica o professor Wagner Rossi.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Silvia Karoline Ferreira, cerca de 300 estudantes receberam orientações sobre a importância de uma alimentação balanceada e práticas de exercícios físicos. Em outra etapa do projeto, os jovens foram submetidos a testes rápidos de glicemia e avaliações clínicas.

“Na ocasião nossos profissionais ministraram palestras orientativas. Eles também buscaram através dos exames identificarem o motivo desses alunos terem apresentados esses sintomas apesar da pouca idade”, observa.

Ainda de acordo com a servidora, “os estudantes que apresentaram algum tipo de alteração foram encaminhados para tratamento adequado”.

Saiba mais sobre Hipertensão e Diabetes

Hipertensão e diabetes são duas doenças crônicas que mais preocupam os profissionais da saúde em todo mundo. Ambas são consideradas “assassinas silenciosas”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vivem sob este risco em virtude da pressão alta.

No caso do diabetes, são 14 milhões de pessoas que precisam conviver com as limitações impostas pela doença.

Os riscos a saúde aumentam ainda mais quando a pessoa apresenta duas enfermidades: é diabético e tem pressão alta. Como ambas as doenças se desenvolvem a partir de condições semelhantes, ligadas à falta de atividade física e a má alimentação, e cada vez é mais comum encontrar casos assim.

Fonte: AMM
Leia Também:  AMM representa interesses dos municípios do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Emoção marca formatura de alunos do Pré II de escolas municipais em Diamantino

Publicado

Na noite de quarta-feira, 11 de dezembro, o prefeito Eduardo Capistrano (PDT) participou da cerimônia de formatura dos alunos da Escola Municipal João Batista de Almeida e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Criança Feliz, em Diamantino. O evento ocorreu no Ginásio, Delvair Vieira Costa, localizado no bairro Novo Diamantino. Ao todo, 60 crianças do Pré II receberam o diploma que marca a passagem da Educação Infantil para as séries iniciais do Ensino Fundamental. 

A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura Edith Marmos, do assessor de cultura, Odemar Mendes, que conduziu o cerimonial e colaboração da organização e das diretoras das instituições escolares, Valquíria Zeilinger e Rosangela Ferreira de Souza. Também prestigiaram o evento os coordenadores das unidades escolares, professores, demais profissionais da educação e os pais dos alunos. 

O prefeito Eduardo Capistrano enfatizou que a Educação é uma de suas prioridades em sua gestão e que, junto com a equipe gestora, se empenha para oferecer educação de qualidade no município. “Parabenizo, com muita alegria, cada criança que segue para mais uma importante fase escolar. Estamos certos de que aqui os alunos são bem cuidados e recebem toda atenção por parte dos professores, TDIs e demais profissionais que zelam pelo serviço público oferecido. Acompanhamos desde cedo como as ações são diferenciadas, oferecendo ensino de qualidade e diversos projetos pedagógicos que agregam muito conhecimento e preparam os estudantes para ingressarem nas séries iniciais”, destacou.  

A secretária de educação Edith manifestou sua satisfação e reconhecimento pelo empenho de toda comunidade escolar. “Prezamos por oferecer um trabalho dedicado aos alunos que desde cedo recebem as primeiras sementes do conhecimento. Parabéns aos pais, educadoras e a toda a equipe da Secretaria e das escolas por essa linda formatura”, disse.
 
A diretora Valquíria agradeceu a cooperação dos servidores da escola e também dos pais que participaram da formatura, bem como de todos os momentos enquanto eles estavam aos seus cuidados e de sua equipe na EMEI Criança Feliz. Ressaltou a emoção por fazer parte desta fase tão importante das crianças que iniciam as atividades escolares no ensino infantil. 

A diretora Rosangela também agradeceu aos profissionais da educação pelos trabalhos prestados e declarou que receberá de portas abertas e com muito carinho todos os alunos que avançam mais um ciclo e serão acolhidos no Ensino Fundamental. Frisou ainda sobre a importância de poder contar com a imprescindível confiança dos pais e da comunidade escolar.

Fonte: AMM
Leia Também:  Prefeitura inicia visitas a produtores de queijo de araputanga
Continue lendo

AMM

Fiscalização trabalha para melhorar arrecadação e município de Nobres ganha em investimentos

Publicado

As melhorias e os investimentos que estão acontecendo no município de Nobres têm na Secretaria Municipal de Fiscalização o seu ponto de apoio a partir de um trabalho gradual e persistente da equipe que atua no setor.

O trabalho em equipe tem contribuído para avanços no setor a partir de uma política de fiscalização tributária que se alia ao empenho de toda uma equipe na busca de índices de arrecadação.

Em 2018, o índice de arrecadação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) apresentava os dados de 0,577746, aplicável ao ano base. Já em 2019, os dados do índice apresentam o percentual de 0,603336, o que representa um acréscimo de 4,42% nos valores do FPM, segundo dados apresentados pelo interino da pasta, Leonardo Souza.

A relevância da pasta na melhoria dos índices de arrecadação é devido ao diálogo e os constantes treinamentos da equipe que se soma ao trabalho de informatização do setor a partir de empresa terceirizada e sistemas de informação que permitem acesso rápido e dinamização dos dados disponibilizados aos usuários do sistema e ainda o trabalho de campo da equipe de fiscalização.

A melhoria do município e da própria cidade no tocante aos investimentos em obras, manutenção de ruas e avenidas com estruturação urbana e paisagística tem no setor de Fiscalização a importância através da cobrança de impostos e taxas municipais, ainda que se verifique inadimplência no Imposto Predial e Territorial Urbano, de outra parte, a pasta de Fiscalização implementa ações para o despertar do munícipe em relação a necessidade de se contribuir para que a cidade se torne mais bonita e mais visitada.

Para o secretário Leonardo de Almeida Souza, a oportunidade de estar contribuindo com a administração municipal e com as melhorias que o município vem alcançando é fundamental e positiva.

Fonte: AMM
Leia Também:  Programa gratuito de compras públicas é lançado para comerciantes de Gaúcha do Norte
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana