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Projeto de implantação do Rodoanel e Cuiabá-VG entra na fase final

Sinfra investiu em estudos preliminares arqueológicos e de avaliação cultura necessários para obtenção do licenciamento ambiental da obra; evento para discutir tema será nesta quinta-feira
O projeto para implantação da obra do Contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande, conhecido como Rodoanel, avança mais uma etapa e entra na reta final para obtenção da licença ambiental, um dos requisitos para início dos trabalhos. Para chegar nesse estágio, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) investiu em estudos preliminares de impacto arqueológico e de avaliação do patrimônio cultural da região da Baixada Cuiabana que será beneficiada com a construção do contorno.
Os temas em questão serão tratados durante a Apresentação do Projeto de Avaliação do Patrimônio Cultural do Contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande, marcada para esta quinta-feira (25). O evento é uma promoção da Sinfra em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outros entes com participação no projeto da obra.
Segundo o secretário da pasta, Marcelo de Oliveira, grandes obras de infraestrutura, como o rodoanel, devem começar somente após o término dos levantamentos técnico, ambiental e cultural que impactam de alguma forma na execução do empreendimento, visando evitar possíveis interrupções durante o andamento dos trabalhos.
O titular da Infraestrutura explica que no decorrer da elaboração do projeto da obra, o IPhan indicou que na área onde será construído o contorno norte poderia existir vestígios arqueológicos. “A Sinfra se adiantou e realizou um estudo preliminar para diagnóstico, o qual identificou evidências da existência de um sítio arqueológico nas imediações de uma das pontes previstas no projeto, entre Cuiabá e Várzea Grande”.
Ele explica ainda que, diante disso, a secretaria vai tomar todas as providências necessárias para respeitar o achado arqueológico e o sítio será resgatado. Segundo os especialistas que realizaram o estudo, o sítio identificado é classificado como normal e não há necessidade de alteração do projeto.
É importante frisar que a descoberta pela Sinfra da existência de evidências arqueológicas na área do Contorno Norte não impede a emissão de licença ambiental por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o início das obras. “A gestão atual do Governo do Estado prima pela valorização da cultura mato-grossense. Todos os pontos indicados pelo Iphan serão levados em consideração, mas isso não barra o seu início”, afirmou o Secretário Marcelo.
A equipe de engenharia da pasta informou que o Iphan fará um Termo de Referência que possibilitará a empresa contratada pela Sinfra realizar o levantamento sobre a localização exata do sítio arqueológico e, posteriormente, o resgate de possíveis materiais. Esse trabalho poderá ser feito paralelamente à obra num prazo de até 60 dias.
A obra
O traçado previsto para o Contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande tem uma extensão de 52 quilômetros de pista duplicada, sendo 41 quilômetros na capital e outros 11 quilômetros na cidade vizinha. Após sua conclusão o complexo vai ligar a região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até o Distrito Industrial de Cuiabá, passando pela Estrada da Guia (MT-010), rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), chegando à BR-364.
A obra é resultado do convênio firmado entre Governo do Estado e Governo Federal, por meio da Sinfra e do Dnit, com recursos federais. No total, são quase R$ 500 em investimentos.
Conforme estudos disponibilizados pela secretaria em audiência pública no ano passado, o rodoanel vai desafogar o tráfego do núcleo urbano de Cuiabá e Várzea Grande, bem como das rodovias que circundam a área metropolitana; facilitar a atividade turística nos municípios impactados; modernizar a infraestrutura viária da região e encurtar o tempo de viagem de quem trafega pelas vias que cortam a capital mato-grossense em direção ao sul e norte do Estado.


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