conecte-se conosco


Cuiabá

Projeto Cuiabá Sempre Criança prossegue nesta quinta-feira com atividades na Praça do Pedra 90

Publicado

Assessoria

Alunos de 15 unidades educacionais da Regional Sul da capital participam, nesta quinta-feira (17), das atividades em comemoração a semana da criança. O projeto Cuiabá Sempre Criança, 300 Motivos para Sorrir, da Prefeitura de Cuiabá, vai levar a 10 mil crianças na faixa etária dos 2 aos 5 anos, matriculados em unidades de creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que oferecem Jardim I e II, Pré Escola I e II, momentos de muita diversão e entretenimento.

O projeto foi aberto nesta quarta-feira (16), na Regional Oeste, no ginásio do bairro Coophamil, localizado no espaço do IDEAES – Instituto para o Desenvolvimento Econômico Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso. As atividades do projeto infantil pedagógico reuniram no primeiro dia, mais de 900 alunos que se divertiram com brincadeiras, personagens infantis, contos de histórias, teatro, musica e, para adoçar a brincadeira, muito algodão doce, pipoca, e lanche a vontade.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a ação,  inédita no município, vem ao encontro da proposta da gestão Emanuel Pinheiro, de uma gestão humanizada e valorização da família cuiabana. “Recebemos uma missão do prefeito Emanuel Pinheiro de coordenar uma maratona de atividade infantis e usamos a imaginação para colocar essa brincadeira junto com os 300 anos de Cuiabá, num momento em que a Educação passa por uma verdadeira revolução e sempre tendo em mente, deixar nossa  cidade mais leve, alegre”, disse Alex Vieira Passos.

Leia Também:  Prefeitura entrega 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital

Com atividades lúdicas e principalmente, usando mais o riso, as mãos, as palavras, o jogo de damas, o elástico e amarelinha o projeto resgata um pouco das antigas brincadeiras. Uma equipe de 20 pessoas, entre monitores, músicos e pessoal de apoio, além de 30 técnicos da Secretaria de Educação estão envolvidos no projeto.

Marcela Rezende Guimarães Martins, líder de equipe da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, acompanhou as atividades e falou sobre a importância de iniciativas como essa, para o crescimento e formação das crianças. “É direito da criança brincar e, sair da rotina do ambiente escolar e ser protagonista de um outro espetáculo, contribui para o seu desenvolvimento integral  ”, destacou Marcela lembrando o  impacto positivo da iniciativa, principalmente em regiões carentes da cidade.

As atividades do projeto  acontecem até o dia 23,  quando serão encerradas na Regional Norte, reunindo alunos de 18 unidades educacionais  da região. A programação envolve show musical com a banda infantil Caixa de Brinquedos, troupe de palhaços e muita diversão.

Leia Também:  Concurso de Desenho e Redação premiará trabalhos vencedores

Nesta sexta-feira (18) o projeto continua na Regional Sul, na EMEB Moacyr Gratidiano Dorilêo, na Rua dos Pardais, s/n, no bairro Parque Ohara, nos períodos da manhã e a tarde, das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas. Na segunda-feira (21) as atividades vão acontecer na Regional Leste, na EMEB Madre Marta Cerutti e na terça-feira (22), também na Regional Leste, no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino, sempre nos mesmos horários.

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

“Cuiabá 300 Cores” abre exposição na Casa Cuiabana com siriri e cururu

Publicado

A partir desta quinta-feira (14), a Casa Cuiabana recebe a exposição coletiva “Cuiabá 300 Cores”. Pensado para aumentar a visibilidade e o debate da arte regional, o projeto, que foi aprovado em edital FUNDO/2019 da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, expõe obras em diferentes linguagens artísticas, como artesanato, pintura em tela, música e audiovisual. A abertura acontece a partir das 19h30, com entrada gratuita e conta com apresentações de siriri e cururu de escolas e instituições parceiras.

Incorporadas ao projeto estão oficinas de artes plásticas com artistas convidados como Meire Pinheiro, Régis Gomes e Victor Hugo. Algumas delas já foram realizadas no Complexo Pomeri e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Idealizadora do projeto, Grasiela Pereira Pinheiro, mais conhecida como Bia Pinheiro é “pau-rodada” e apaixonada pela arte e cultura cuiabana. A ideia do projeto surgiu do desejo de disseminar essa paixão por Cuiabá fomentando os artistas locais nos mais diversos cenários da Capital. Além disso, a exposição leva as cores da chita, do siriri, do cururu, da vida na beira do rio e também da cidade cosmopolita que Cuiabá vem se tornando para todos os cantos da cidade.

Leia Também:  Vereador Luis Cláudio homenageia entidades em Sessão Solene de entrega Títulos de Cidadão Cuiabano

“É um presente para a cidade e seus 300 anos. Um dos grandes objetivos do projeto é a democratização da arte e da cultura por meio da inclusão social. É uma explosão de cores que exalta, apresenta e incentiva as nossas manifestações culturais, além de retratar a nossa fauna, flora, danças, religiosidade, etnias, sons e folclores, estampadas de maneira latente pelos nossos artistas”, explica Bia Pinheiro.

As oficinas serão ofertadas até o próximo dia 15 de dezembro e qualquer pessoa e/ou instituição pode participar. Os interessados podem entrar em contato com a idealizadora do projeto Bia Pinheiro pelo telefone (65) 99643-3001.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Inscrições para o Qualifica 300 nos Cras do Planalto e Tijucal continuam abertas

Publicado

José Ferreira

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano informa que ainda existem vagas disponíveis para a 3ª Etapa do Qualifica Cuiabá 300. As oportunidades são para as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Planalto e Tijucal. Os cursos, ofertados nos três turnos (manhã, tarde e noite), serão de confeccionador de bolsas em tecido e padeiro.

Os interessados devem comparecer nas unidades munidos de alguns documentos necessários para acesso ao ensino como: Número de Inscrição Social (NIS), Carteira de Identidade (RG), comprovante de endereço ou autodeclararão de endereço, comprovante de escolaridade, além de possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais.

Essa é a 2ª edição do programa, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“As pessoas interessadas em fazer um desses cursos devem procurar os Cras o mais breve, pois as vagas são limitadas. Vale lembrar que dezembro é um mês comemorativo e a tendência é diminuir um pouco a procura por cursos. Por isso, não podemos deixar para última hora”, declarou a secretária-adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Leia Também:  Alunas do Cras CPA encerram curso de Confecção de Lingerie do Programa Qualifica Cuiabá 300

As unidades contempladas para a última etapa dessa edição foram os Cras dos bairros Pedregal (curso de confeiteiro), Praieiro (confeiteiro), Tijucal (padeiro), Dom Aquino (padeiro), Nova Esperança (salgadeiro), Novo Colorado (salgadeiro), e no Cras do bairro Planalto (confeccionador de bolsas em tecido).

As atividades serão ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma. “As vagas disponíveis para as demais unidades contempladas com essa última etapa já foram encerradas, tendo as turmas de todos os períodos fechadas”, informou a secretária.  

Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda encerrarão na próxima segunda-feira, 18 de novembro. Agora, serão capacitadas cerca de 300 pessoas, com início das atividades previsto para o dia 20 de janeiro e término em 17 de março de 2020. 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana