conecte-se conosco


Mato Grosso

Programa Telessaúde de Mato Grosso recebe prêmio internacional na Suíça

Publicado

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve em Genebra, na Suíça, para receber o prêmio WSIS Prizes 2019, que condecorou a atuação do programa Telessaúde de Mato Grosso – única indicação brasileira na competição. O evento de premiação ocorreu nesta terça-feira (09.04) e premiou o trabalho de assessoramento virtual em saúde por meio da categoria “E-Health”.

Na ocasião, o secretário esteve acompanhado da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, da superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), Elisabeth Furtado, da coordenadora geral e do coordenador de campo do Telessaúde MT, Maria Conceição Villa e Valdelírio Venites, e do técnico do programa, Fábio da Silva.

“O Telessaúde MT é um case de sucesso que tem a aprovação dos gestores municipais de Saúde por meio do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde). O reconhecimento do programa em âmbito mundial se deve graças ao êxito das parcerias institucionais entre a Secretaria de Estado de Saúde, a UFMT e o HUJM. O sucesso do projeto também está relacionado ao comprometimento do seleto time de Teleconsultoria que, com base nas melhores evidências, apoia os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Mato Grosso e transmite segurança no manejo clínico ao ampliar a qualificação dos profissionais e o acesso à população”, destacou o gestor.

Leia Também:  Órgãos públicos terão monitoramento por câmeras de vídeo durante 120 dias

O World Summit on the Information Society (WSIS) Forum 2019 é organizado por diversas entidades, entre elas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura); neste ano, o fórum foi realizado entre os dias 8 e 12 de abril. O evento reúne mais de três mil participantes de 150 países, representa o maior encontro anual da comunidade de Informação e Comunicação (TIC) e oportuniza o debate sobre tendências, evoluções e desafios dos tópicos digitais.

O secretário ainda enfatizou que o prêmio condecora a relevância das atividades realizadas pelo Telessaúde de Mato Grosso e considera o alcance do serviço prestado em apoio aos profissionais dos 141 municípios do Estado.

“Outro aspecto importante é a manutenção do financiamento pelo Governo Federal, que permite ampliar a oferta de serviços de Teleconsultoria e Telediagnóstico. A atual gestão já faz um planejamento para ampliar, ainda este ano, as ações que o Governo do Estado realiza na área da tele-medicina”, pontuou.

Por meio do Núcleo de Telessaúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) registrou, em 2018, um total de 549.250 atendimentos entre os serviços de Teleconsultorias, Eletrocardiogramas, exames de Tele-estomatologia, exames de Teledermatologia, módulos de Tele-educação e acessos ao Canal Tele Educa.

De acordo com a coordenadoria do Núcleo do Telessaúde, esses resultados evidenciam a contenção de 53% dos encaminhamentos de pacientes para consultas especializadas para a capital quando o médico da Atenção Básica solicita a teleconsultoria e o alcance de 93% de satisfação com as respostas da teleconsultoria.

Leia Também:  Secretarias de Saúde e Cultura promovem campanha de incentivo à amamentação

O Telessaúde

O Núcleo Técnico-científico Telessaúde de Mato Grosso existe por meio de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O funcionamento do setor é realizado por meio do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e o órgão estadual.

A instalação física do Núcleo é no HUJM, mais precisamente na Unidade e-Saúde e Gerência de Ensino e Pesquisa, sendo as suas atividades integradas à atuação do Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina.

Desde o início, o núcleo ampliou significativamente o número de solicitações em teleconsultorias, implantou o telediagnóstico em eletrocardiograma, dermatologia e estomatologia, expandiu o número de municípios com adesão ao telediagnóstico, ampliou a equipe de teleconsultores, as atividades de tele-educação e manteve a parceria com a FAEN/UFMT por meio do Projeto de Extensão.

Atualmente, a equipe é composta de 58 profissionais entre médicos, enfermeiros, cirurgião-dentista, farmacêutico, nutricionista, técnico em tecnologia da informação, biólogo, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo – sendo todos profissionais da SES-MT ou da UFMT e HUJM.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Onça é capturada em residência de Cáceres e solta novamente na mata

Publicado

Uma onça parda que foi retirada de dentro de uma residência, no bairro Cavalhada, em Cáceres, foi capturada sem ferimentos e solta em uma região de mata. A ação ocorreu de forma conjunta entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Cáceres, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Juizado Volante Ambiental (Juvam) ,Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de Cáceres.

Toda a ação foi acompanhada pelos médicos veterinários Ederson Viaro e Reginaldo Bicudo, que auxiliaram na retirada do animal. Eles realizaram o procedimento de captura por meio de dardos anestésicos para longas distâncias.

“Após 20 minutos o animal estava sedado e foi acondicionado em uma jaula para ser solto novamente na natureza. É um macho entre 45 e 50 kg e com idade entre 18 e 24 meses. Ele estava em perfeito estado de saúde, sem escoriações ou lesões aparentes, bem hidratado, sem febre, sem ectoparasitos”, explicou Ederson Viaro, que se deslocou de Lambari D’ Oeste para ajudar na operação.

Leia Também:  Governo faz repasse de R$ 4,2 milhões a municípios referente ao transporte escolar

De acordo com Ederson, moradores locais relataram que, apesar de ser uma área urbana, situa-se nas proximidades de um córrego e do Rio Paraguai e que o local tem presença frequente de capivaras. “Desta forma, um dos prováveis motivos foi que a onça, em perseguição a um animal, se assustou com a presença de cães ou pessoas e adentrou na residência para se proteger”, pontuou o médico veterinário.

O diretor da Regional de Cáceres, Luiz Sérgio Garcia, explicou que a operação de captura ocorreu a partir de uma denúncia pelo 190 e a comunicação aos órgãos ambientais. A participação da Sema e Polícia Militar Ambiental se justificou pelo fato do animal se encontrar cativo dentro de uma residência. Em casos de animais silvestres que aparecem em ruas de vilas ou bairros a responsabilidade é do Ibama e ICMbio, que fazem o Manejo de Fauna em Vida Livre.

Após a avaliação clínica, Sema, Polícia Militar Ambiental e os médicos veterinários decidiram realocar o animal nas proximidades de onde se encontrava, na BR-174, em um ambiente semelhante ao habitat que vivia.

Leia Também:  Procuradores Gerais discutem índices de atualização monetária em reunião

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Cedca realiza processo de escolha dos membros representantes da Sociedade Civil

Publicado

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), convoca as instituições da sociedade civil organizada, de âmbito estadual e intermunicipal, para o processo de escolha dos membros representantes da Sociedade Civil, para o biênio de 2020/2021.

A Assembleia Geral será realizada no dia 15 de outubro, às 14h, na sala da Escola de Conselhos “Rosarinha Bastos” localizada na Rua General Valle, 567, Bairro Bandeirantes, em Cuiabá. Poderão participar do processo eleitoral somente as entidades da sociedade civil organizada de âmbito estadual e intermunicipal.

Serão eleitas 18 instituições: nove ocuparão as vagas para titulares e nove as de suplentes, representando diversos segmentos de promoção, proteção e defesa, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Entre as instituições que devem participar estão: a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Primeira-Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comitê Pró-Infância, Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Fundação Fé e Alegria, Federação Espírita (Feemt),Conselho Regional de Psicologia (CRP), entre outros.

Leia Também:  Secretarias de Saúde e Cultura promovem campanha de incentivo à amamentação

Para mais informações  entrar em contato por e-mail : [email protected] ou por telefone : (65) 3624-5796.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana