conecte-se conosco


Mato Grosso

Programa de educação tecnológica é lançado em Mato Grosso

Publicado


.

Robótica, realidade virtual, games e tecnologia espacial são alguns dos temas que serão abordados durante programa “Seciteci de Educação Tecnológica MT”, lançado nesta terça-feira (26.05) pela Secretaria de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia (Seciteci) em parceria com a EdTech mato-grossense IJE for education. Com a finalidade de disseminar a ciência, tecnologia e inovação no Estado, o programa é destinado aos alunos da rede pública de ensino, que poderão se inscrever gratuitamente.

De acordo como secretário da Seciteci, Nilton Borgato, serão ofertadas mil vagas na plataforma online de educação tecnológica.

“O programa é resultado de uma parceria público-privado que prevê aulas com professores especialistas nas áreas. Os alunos contarão com livros digitais e diversas oficinas como robótica, startups e jogos educativos. Todas as aulas possuem metodologias personalizadas às faixas etárias das crianças e jovens”, explica o gestor.

O programa conta com cinco categorias: Kids (para 4 a 7 anos de idade), Teen 1 (8 a 11 anos), Teen 2 (12 a 14 anos), Young (15 a 17 anos) e Head (mais de 18 anos). Para os alunos menores de 18 anos, o programa será fundamentado nas 10 competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de um conjunto de ações e atividades envolvendo as dez áreas de tecnologia e inovação.

A superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Científico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueredo, informa que, para os estudantes acima de 18 anos, as aulas serão fundamentadas nas habilidades do futuro e nas exigências do novo mercado de trabalho e do empreendedorismo.

“Nesse caso, a metodologia será exclusiva para profissionais, empreendedores e universitários. Entre os temas, estão o design thinking, novas tecnologias, negociação e business inteligence”, afirma.

Para o CEO da IJE for education, Saulo Rocha, a parceria com a Seciteci consolida a missão das duas instituições, que é democratizar o acesso ao conhecimento da tecnologia e inovação. 

“Nossas crianças e jovens representam a transformação que queremos, e tudo o que precisam é se conectarem com o que gostam, como games, drones, robótica, artes, música, esporte.. e tudo isso aliado ao conhecimento”.

O programa contará com aulas e materiais bilíngues, com mentora de educadores, empreendedores e gestores. Além disso, os responsáveis dos alunos menores de idade contarão com um espaço na plataforma digital com dicas de psicólogos e outros especialistas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link AQUI!  

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Detran-MT retoma atendimento na sede e demais unidades de Cuiabá, Várzea Grande e interior; exceto Sorriso

Publicado


.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) vai reabrir, na próxima segunda-feira (17.08), todas as unidades da Autarquia em Cuiabá e Várzea Grande, incluindo a sede do órgão e demais municípios do Estado, com exceção da cidade de Sorriso. CONFIRA AQUI AS UNIDADES QUE IRÃO REABRIR.

O Detran-MT ressalta que, nas primeiras semanas, serão atendidos somente os cidadãos que já estavam com o atendimento agendado e tinham sido suspensos, em razão do fechamento temporário das unidades.

Novos horários para agendamento em Cuiabá e Várzea Grande serão disponibilizados a partir do dia 1º de setembro no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br).

Em Cuiabá, a sede irá reabrir com horário de atendimento das 8h30 às 16h. Em razão das obras de acessibilidade, sinalização viária e revitalização, os cidadãos que já estão com o atendimento agendado deverão entrar pelo portão dos fundos (portão 2), via Centro Político Administrativo, na Rua G.

O Detran-MT reforça que somente os cidadãos com atendimento já agendados poderão entrar na sede e demais unidades para atendimento.

O atendimento aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) será realizado somente na sede, em Cuiabá.

Ainda na Capital irão reabrir os Núcleos de Atendimento do Shopping Estação (das 12h às 20h), do Goiabeiras Shopping (das 12h às 20h) e da Galeria Itália Center (das 9h às 17h).

Também vão retomar o atendimento ao público, com agendamento, as unidades do Detran-MT no Ganha Tempo do bairro CPA 1, na praça Ipiranga, além da Vistoria Pesada, localizada no Distrito Industrial.

Em Várzea Grande será reaberta a 5ª Ciretran, que fica no Várzea Grande Shopping, e a unidade do Detran no Ganha Tempo (das 10h às 18h), também no shopping, além da unidade localizada no Ganha Tempo do bairro Cristo Rei.  

A retomada do atendimento ao público, mediante agendamento prévio, será possível após Cuiabá, Várzea Grande e demais municípios do interior, com exceção de Sorriso, terem sido rebaixados para o risco moderado de contágio do novo coronavírus, conforme o Boletim Epidemiológico nº 158 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), divulgado ontem (13.08), com o panorama do Covid-19 em Mato Grosso.

Unidades do interior

Todas as unidades do interior do Estado irão reabrir com atendimento ao público das 8h às 16h e somente com agendamento. Permanecerá fechada temporariamente apenas a unidade do Detran-MT da cidade de Sorriso, em razão do município ter sido classificado com risco alto de contágio do novo coronavírus no boletim da SES-MT divulgado ontem (13.08).

A unidade da Autarquia do município de Guarantã do Norte irá reabrir na terça-feira (18.08), quando terminará o prazo do cumprimento da quarentena obrigatória.

O Detran-MT reitera ao cidadão que os atendimentos nas unidades em funcionamento no Estado somente serão realizados mediante agendamento prévio, para evitar aglomeração de pessoas.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Operação Pantanal II reduz focos de calor em 73%

Publicado


.

A Operação Pantanal II reduziu em 73% o número de focos de calor no bioma. Na sexta-feira (07), quando foi deflagrada a operação, o satélite NPP registrou 1.370 focos de calor e nesta sexta (14.08), foram registrados 368. Os dados foram repassados hoje pela manhã pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT).

Os combatentes obtiveram êxito na construção de uma linha de defesa de 14 quilômetros para proteção de uma área de mais de 26 mil hectares da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal. A área protegida equivale a 10 vezes o arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram destinadas equipes para monitoramento nas proximidades da casa do senhor Dito Verde. A casa de barro, patrimônio Cultural do Pantanal, foi defendida em um intenso combate realizado na quinta-feira (13). Graças ao trabalho das equipes o local continua sendo preservado. O pantaneiro nasceu e cresceu na área da RPPN e construiu a casa há 64 anos.

As ações para defesa da maior planície alagável do mundo, contam mais 134 pessoas atuando no combate aos incêndios. São 38 bombeiros militares de Mato Grosso e 12 de Mato Grosso do Sul.  Do Governo Federal, atuam oito militares da FAB e 23 da Marinha, além de 14 brigadistas do ICMBio. O Sesc Pantanal disponibilizou 39 funcionários, sendo quatro em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso.

Para ação, estão sendo empregados duas aeronaves de combate a incêndio do CBMMT e outas duas do ICMBio. Um helicóptero da Força Aérea Brasileira e outro da marinha atuam na operação para deslocamento de equipes e identificação das éreas atingidas. Nesta sexta-feira (14), mais um helicóptero do Ibama irá atuar na região do Porto Jofre, em Poconé.

Por terra, as equipes recebem o apoio de duas camionetes, uma van, um caminhão, um ônibus e dois quadriciclos também do Corpo de Bombeiros Militar e três máquinas oriundas de apreensão cedidas pela Sema. De recursos privados, estão em campo uma aeronave e três camionetes do Sesc Pantanal, três caminhões pipa, três tratores pipa, um microônibus, um quadriciclo e uma van. Máquinas de diversos produtores rurais estão sendo empregadas na construção das linhas de defesa. As estimativas apontam que uma área de 204 mil hectares foi atingida pelo fogo nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana