conecte-se conosco


Policial

Profissionais de Segurança concluem curso de Atendimento Pré Hospitalar Policial

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Servidores da Segurança Pública da região metropolitana concluíram, na sexta-feira (22.06), o curso de Atendimento Pré Hospitalar Policial (ATH), promovido pela Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol). A quarta edição do curso capacitou 27 profissionais atuantes em diferentes áreas da Segurança.

A capacitação com carga horária 24 horas/aula foi realizada entre os dias 12 a 14 de junho, com aulas teóricas e práticas, ministradas pelos policiais, Joelson Almeida, Heleno Souza e Ojier Augusto Castro de Almeida (instrutor do curso).

Durante os três dias de treinamento, a turma, formada por 27 agentes de segurança, recebeu instruções com principal objetivo capacitar policiais em técnicas avançados de atendimento pré hospitalar, que possam salvar suas próprias vidas ou de um colega em situação de emergência.

As instruções são voltadas para atendimentos de ferimentos causados por arma branca e principalmente arma de fogo, sendo abordado também temas como balística, proteção pessoal, dando ênfase em outros pontos como parada respiratória, e cardiorrespiratória.

Leia Também:  Policiais cumprem mandado contra homem condenado por roubo e tráfico

O policial civil, Ojier, que atua como instrutor da capacitação destaca que a cada edição do curso, aumenta o número de participantes e outros servidores já estão a espera de vaga para o treinamento no próximo semestre.

“É preciso que o profissional de segurança possua esse tipo de conhecimento para não ser pego de surpresa em situações de risco eminente, sabendo auxiliar o sistema de saúde especializado em situações como colocar um colar cervical, imobilizar uma fratura, ou outros tipos de atendimentos”, disse.

Entre os participantes estavam policiais civis da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), além de servidores do Sistema Prisional e do Socioeducativo.

Ojier enfatisou ainda a grande participação dos profissionais da Segurança, assim como o fato do curso ser gratuito e a dedicação dos professores e instutores que atuam de forma voluntária. “Estamos muito felizes que os policiais civis e membros de outras instituições de segurança estejam prestigiando o curso com a efetiva participação, percebendo a importância da capacitação para suas vidas”, disse. 

Leia Também:  Núcleo de Pessoas Desaparecidas preserva privacidade de vítimas localizadas

 

Fonte: PJC MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Polícia Civil divulga resultado preliminar e prazo de recurso de processo seletivo

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil publicou no Diário Oficial do Estado, que circula nesta segunda-feira ((18.11) o edital nº 004/2019/PJC/MT referente ao resultado preliminar do Processo Seletivo – Analista de Desenvolvimento Econômico e Social – Perfil Analista de Sistemas, e o edital nº 005/2019/PJC/MT que determina a abertura do prazo de recurso referente ao resultado.

Contratação

O processo seletivo tem em vista a necessidade urgente de contratação temporária de analistas de sistemas e programadores para desenvolvimento do Projeto do Inquérito Policial Eletrônico, consideradas as tratativas da Polícia Judiciária Civil junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública, Tribunal de Justiça e Ministério Público.

RESULTADO PRELIMINAR E PRAZO DE RECURSO

Fonte: PJC MT
Leia Também:  Maio Amarelo: Sete motoristas são presos durante Operação Integrada Lei Seca em Várzea Grande
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende homem que tentou matar amiga de companheira a facadas

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Um homem que tentou matar a amiga de sua companheira a facadas foi preso em flagrante pela Polícia Judiciária Civil no domingo (17.11), em Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá), poucas horas após ter praticado o crime.

O suspeito, José Genisson da Silva, 27, teria iniciado as agressões contra a vítima, após se sentir ofendido por ela e foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio qualificada e identidade falsa.

O crime ocorreu na noite de sábado (16), por volta das 22h40, em uma residência em que estava o grupo de amigos. Na ocasião, o suspeito, desferiu três golpes de faca contra a vítima (2 no abdômen e um no tórax), após ela dizer que “ele não dava conta da companheira”.

As pessoas que estavam na casa estavam ingerindo bebida alcoólica e após a discussão, o suspeito aproveitou o momento em que a vítima estava distraída para praticfar o crime. Devido à agressividade aplicada, a faca utilizada pelo suspeito chegou a quebrar durante os golpes.

Leia Também:  Maio Amarelo: Sete motoristas são presos durante Operação Integrada Lei Seca em Várzea Grande

A execução da vítima, só não se consumou pelo fato de testemunhas terem intervindo para que ele cessasse as agressões. A vítima foi socorrida pela Polícia Militar e encaminhada ao Hospital Regional de Colíder, onde permanece hospitalizada.

Assim que tomou conhecimento dos fatos, a equipe da Polícia Civil iniciou as diligências para localizar o suspeito, que foi encontrado na residência do seu pai. Na abordagem, ele mentiu o nome aos investigadores, porém diante das informações de que ele era realmente o autor do crime foi realizada a sua prisão em flagrante.

Após ser interrogado pelo delegado, Ruy Guilherme Peral da Silva, o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio qualificado em concurso material com falsa identidade, cuja pena pode chegar a 30 anos de reclusão.

O delegado representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva a fim de se resguardar a ordem pública (repercussão dos fatos graves praticados) e assegurar a regular instrução criminal (risco de coação a testemunhas e à vítima).

Leia Também:  Polícias Civil e Militar prendem suspeito e esclarecem furto em Colider

“Graças a ação rápida e eficaz realizada pelos policiais da Nova Canaã do Norte foi possível realizar a prisão do suspeito, autor de um crime tão bárbaro ocorrido no município”, destacou o delegado.

Fonte: PJC MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana