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Mato Grosso

Professora participa de programa educativo na Câmara dos Deputados

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A professora de Sociologia, Maria Teixeira, da Escola Estadual Júlio Muller, localizada no município de Barra do Bugres (a 168 quilômetros de Cuiabá), foi uma das profissionais de educação do país selecionadas para participar do Programa Estágio Participação, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Durante três dias, de 16 a 18 de setembro, a professora e os demais participantes passaram por um circuito pedagógico e puderam vivenciar o Poder Legislativo, por meio de diferentes metodologias educativas.

A professora explica que, durante o estágio, tiveram formação sobre democracia e cidadania na escola, com o objetivo de proporcionar aos professores esclarecimentos sobre estes temas.

“Muitas vezes promovemos projetos na escola com o intuito de colocar os estudantes como protagonistas, participantes e atuantes de forma democrática e cidadã e não percebemos que estes projetos têm um viés mais assistencialista do que democrático”, ressalta.

Conforme Maria Teixeira, foram três dias de aprendizado profundo e de muitas reflexões acerca da educação, e a rede de conhecimento, criada no encontro, se estendeu para além do estágio em Brasília.

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“Entendemos que a troca de experiências precisa continuar, se amparando na busca por um ensino democrático e de qualidade para os nossos estudantes e também para nós professores que somos eternos aprendizes”.

O programa Estágio Participação é um projeto educativo que tem o objetivo de estimular a participação democrática e cidadã por meio atividades que propiciem conhecimento sobre o Poder Legislativo, aproximando Parlamento e sociedade. Os participantes passam por um circuito pedagógico na Câmara dos Deputados em que possam vivenciar o poder legislativo por meio de metodologias educativas ativas e dialógicas, passando por experiências de educação para democracia que possam depois ser levadas para as escolas.

Entre os anos de 2015 e 2018, o programa atendeu estudantes universitários. Em 2019, está sendo direcionado aos educadores de escolas públicas com um ciclo de três edições, realizadas nos meses de setembro, outubro e novembro. Para este ano, foram convidados para participar os educadores que se inscreveram no programa “Missão Pedagógica no Parlamento” nas edições de 2017, 2018 e 2019 e que foram aprovados no curso Educação para Democracia e o Parlamento.

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“Foi muito gratificante participar do programa, conhecer o Congresso Nacional e seu funcionamento, estar conectada com professores de todos os estados brasileiros, e perceber, que embora exista uma diferença regional, os problemas vivenciados no chão da escola se assemelham. Os projetos e a busca por soluções se complementam”, observa.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Governo nomeia 300 Apoios Administrativos Educacional do cadastro de reserva

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O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (24.01), no Diário Oficial do Estado (DOE) a nomeação de 300 Apoios Administrativos Educacional (AAEs) sendo 170 Manutenção de Infraestrutura Limpeza e 130 Nutrição (Merendeira). Confira aqui a lista de nomeação conforme Ato nº5.500/2020.

Os nomeados foram classificados no cadastro de reserva do concurso público regido pelo edital 01/2017. 

Os nomeados deverão procurar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela posse e efetivo exercício.

Para informações sobre a posse, os exames médicos e agendamento da perícia médica o candidato nomeado deverá ligar para o disque-servidor no 0800-647-3633. Além do disque-servidor, a Seplag também disponibiliza em seu site uma lista de perguntas frequentes.

As informações a respeito da nomeação estão na Instrução Normativa 03/2013, da Seplag, que “dispõe sobre o ingresso de candidatos nomeados em concurso público para cargo efetivo na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Ceja de Colider realiza campanha de matrículas em parceria com setor empresarial

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O Ceja “Cleonice Miranda da Silva”, localizado no município de Colíder (a 650 quilômetros ao norte da capital) realiza uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Colíder (Acic) para estimular jovens e adultos a concluírem seus estudos. Os membros da Associação irão ajudar a equipe do Ceja a localizar os trabalhadores que podem voltar a sala de aula.

Segundo o diretor do Ceja, Cláudio Scalon, com o apoio da Acic, os trabalhadores vão descobrir que são eles mesmos que farão o tempo para o estudo, facilitando a conclusão dos cursos. O lema é: “Não importa onde você parou, sempre é tempo de voltar a estudar”.

O trabalho em busca desses futuros alunos começou na última segunda-feira (20.01), com panfletagem no comércio e nos bairros, além da realização de reuniões de sensibilização em busca de estudantes no ambiente de trabalho nas empresas, como se fez nos últimos anos.

Conforme o calendário, o ano letivo começa na segunda quinzena de março. “A proposta é sensibilizar empresários, comerciantes e o setor industrial da cidade, chamando a atenção para a importância de todos concluírem seus estudos na educação básica, num esforço de superação aos trabalhadores que – em algum momento da vida – deixaram de frequentar a escola em idade própria”, destaca.

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No início do ano letivo de 2019, o Ceja obteve em torno de 900 alunos, sendo que mais da metade dos matriculados concluíram a fase de formação do ensino fundamental ou Médio.

A escola oferece turmas no matutino, vespertino e noturno e a expectativa da direção é que para este ano os números superem a marca do ano anterior.

Fonte: GOV MT
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