Política MT
Procurador sai em defesa do MPE e diz que acusações sobre participação em grampos serão investigadas
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges saiu em defesa do Ministério Público Estadual (MPE) após denúncias de que membros do órgão teriam envolvimento com o esquema de escutas ilegais, operado por policiais militares, que ficou conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. Na tarde de terça-feira (23), Borges esteve reunido com os deputados no “Colégio de Líderes”, na Assembleia Legislativa (ALMT), onde prestou esclarecimentos e garantiu que o MPE fará uma auditoria externa sobre o caso.
“O MPE é uma instituição séria, independente das pessoas que lá estão. Agora, prejulgar que houve grampolândia no MPE, alto lá! Vamos fazer o necessário para esclarecer os fatos. Vamos investigar as denúncias e se houver culpados, serão responsabilizados”, afirmou.
A auditoria deve ser prestada pela empresa que fornece sistema o guardião, que informará se houve interceptação ilegal feita pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). “Vamos investigar isso, internamente, como foi informado aos deputados. Temos uma empresa que fornece o sistema Guardião. Essa empresa vai fazer a auditoria externa. Esse é um programa que não é barato e a empresa precisa ter confiabilidade para se manter no mercado”, afirma o procurador. De acordo com ele, o Guardião custa cerca de R$ 70 mil para o MPE, por ano.
Sobre a abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa para investigar essas denúncias, o chefe do MPE negou que o assunto tenha sido discutido com os deputados. “Não pedi nada. Até porque, isso é uma decisão política deles, não minha. Vamos compartilhar informações com os deputados, a partir do momento que eles acharem necessário e montar uma CPI”, disse.
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande