conecte-se conosco


Mato Grosso

Procon MT registra 3.463 atendimentos em fevereiro de 2020

Publicado

No segundo mês do ano, o Procon Estadual realizou 3.463 atendimentos. O dado é uma somatória de registros do  Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que teve 2.085 atendimentos presenciais, e da plataforma www.consumidor.gov.br, que registrou 1.378 atendimentos online.

Pelo Sindec, a área com maior número de reclamações segue sendo a de “Serviços Essenciais”, com 1.313 registros. Dentro deste número, o assunto “Energia Elétrica” foi o mais reclamado, com 752 casos. Seguido por  “Água e Esgoto”, com 297 registros; e “Telefonia Celular”, com 221 reclamações. 

O principal problema relatado pelos consumidores via Sindec é  a cobrança indevida/abusiva, com o total de 1.018 casos. 

Ocupando o segunda posição de reclamações está a área “Assuntos Financeiros”, com 433 atendimentos. O assunto mais reclamado foi “Cartão de crédito”, com 132 registros; seguido por “Financeiras”, com 122 casos, e “Banco Comercial”, com 93.

Já o terceiro lugar ficou com a área “Produtos”, com 175 registros,  sendo: 22 casos referentes a Telefone (Convencional, Celular, Interfone, Etc.); 10 para “Eletroeletrônico Importado”; e 09 para “Aquecedor / Ventilador / Ar Condicionado / Circulador de Ar”. 

Na quarta posição está “Serviços Privados” com 165 reclamações. O assunto Escola ( Pré, 1º, 2º Graus e Superior ) lidera o número de reclamações com 30 registros, seguida de 

“Estabelecimento comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) com 19 casos, e “Agências e Operadoras de viagem” também com 19.

Saúde está no quinto lugar com 52 reclamações. Foram 22 registros para “Plano de saúde regulamentado”, 08 para “Convênio de Assistência médica/odontológica” e 07 para seguro saúde. 

Plataforma www.consumidor.gov.br

De acordo com os dados fornecidos pela plataforma virtual de reclamações, foram realizadas 1.378 contestações online. Com destaque para as áreas de “Serviços Financeiros” – 490 casos; “Telecomunicações” – 444; e “Produtos de Telefonia e informática” – 111 registros. Confira tabela:

MÊS

FEVEREIRO

PLATAFORMA

CONSUMIDOR.GOV

ÁREA

Nº DE RECLAMAÇÕES

Serviços Financeiros

490

Telecomunicações

444

Produtos de telefonia e informática

111

Água, energia e Gás

100

Demais Produtos

53

Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

34

Demais Serviços

55

Transporte

64

Saúde

19

Turismo/Viagens

6

Alimentos

1

Habitação

1

Educação

0

TOTAL

1.378

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Seduc registra quase 30 mil solicitações de vagas para novos alunos da rede estadual

Publicado


A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) registrou 29.950 vagas solicitadas pelo Portal Matrícula Web 2022, durante o período de matrículas – de 10 a 14 de janeiro. Ainda existem 48.438 vagas registradas pelo sistema.

As vagas solicitadas nesse período, e que não foram confirmadas pelos responsáveis nas unidades escolares, foram canceladas e devem ser disponibilizadas conforme ordem de convocação do cadastro reserva. O prazo de confirmação terminou nesta segunda-feira (17.01). 

Os pais ou responsáveis, que perderam o prazo da confirmação, deverão solicitar a vaga novamente em uma unidade escolar com vaga disponível. Com isso, nenhum aluno ficará sem matrícula para o ano letivo de 2022, cujas aulas iniciam no dia 7 de fevereiro. 

Manutenção do Portal 

No período de 18 a 23 de janeiro, o sistema Matrícula Web passará por manutenção e ficará suspenso temporariamente. Desse modo, os pais que ainda não matricularam seus filhos são orientados a procurar a unidade escolar mais próxima para verificar a disponibilidade de vagas. 

Nesse período, a escola só poderá aceitar as solicitações de vagas presenciais, caso não possua nenhuma solicitação de vaga ou cadastro reserva pendente no sistema.

Se a escola apresentar solicitações pendentes e ainda tenha vaga disponível para matrícula nas turmas existentes, deverá convocar o cadastro de reserva respeitando a ordem das solicitações.  

No caso de não ter vaga disponível, deverá informar aos responsáveis que não possui a vaga, orientando-os a procurar outra unidade escolar. 

A partir de segunda-feira (24.01) as solicitações de vagas ou cadastro reserva serão retomadas via Web, para as escolas participantes. Para as escolas que não participam da Matrícula Web, o atendimento permanece presencial diretamente na unidade escolar. 

Consulte aqui a relação das unidades escolares participantes da Matrícula Web.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Governo suspende visitas e adota medidas de prevenção em unidades penais de MT

Publicado


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP-MT), publicou a portaria de número 01/2022 que suspende as visitas e atendimentos presenciais no Sistema Penitenciário de Mato Grosso pelo prazo de 15 dias.

Conforme o documento assinado pelo secretário adjunto da SAAP, Jean Carlos Gonçalves, as medidas de prevenção das doenças levam em consideração o alto risco de transmissão da nova variante do coronavírus, Ômicron e da Influenza, sendo um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados. 

De acordo com a normativa, fica suspensa a visitação presencial dos familiares nas unidades penais. No entanto, nesse período, fica estabelecido o retorno das visitas virtuais, que serão realizadas por meio de agendamento e ficará sob a responsabilidade do gestor da unidade.

Com relação aos servidores, fica mantida todas as medidas de biossegurança, como uso de máscara de proteção facial, higienização regular das mãos com álcool em gel, distanciamento social de até 1,5 metros, aferição de temperatura e exigência da imunização completa contra a Covid-19, durante a execução das atividades desenvolvidas nas unidades penais.

Ainda de acordo com a normativa, estarão suspensos os recambiamentos e transferências estaduais e interestaduais de pessoas privadas de liberdade, nos casos excepcionais deverão ser tratados com superintendentes e gabinete do secretário adjunto. 

Estarão suspensas também as entregas de produtos alimentícios por parte dos familiares nas unidades penais e a entrada de pessoas externas, que promovam as atividades referente a serviços de assistência previsto na Lei de Execução Penal (LEP). 

Os atendimentos presenciais de advogados e defensores públicos serão realizados por meio de videoconferência, que serão previamente agendadas pelo gestor da Unidade Penal.

Por outro lado, fica autorizado a entrada de medicamentos, devendo ser designado pelo gestor da unidade penal dia e horário para o recebimento, a entrada de materiais de higiene pessoal e limpeza, o trabalho intramuros, obedecendo os protocolos das medidas sanitárias de saúde e o trabalho extramuros nas unidades penais em que as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), ficam reclusos em blocos separados dos demais reclusos. 

O documento suspendeu ainda o curso de formação e atividades de capacitação, de treinamento, palestras e/ou eventos da Coordenação de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (CEASP).  

A entrega de documentos e confecção de carteira de visitante deverá ser feita mediante agendamento através do e-mail [email protected] ou pelo fone: (65) 3315-1535. Em caso de necessidade, as medidas adotadas nessa portaria  poderão ser prorrogadas. 

“É dever do Estado garantir e zelar pela integridade física e moral do preso sob sua custódia e, consequentemente, de preservar sua saúde em especial durante o estado pandêmico vivenciado atualmente”, afirma o secretário Jean Carlos.

Clique AQUI para conferir a portaria.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana