conecte-se conosco


Entretenimento

Problemas políticos e descaso marcam os 110 anos do Theatro Municipal do Rio

Publicado

Quando o Rio de Janeiro ainda servia como capital do Brasil, no começo do século XX, o país se erguia como uma República e a cidade passava por uma modernização com vista a deixá-la parecida com grandes capitais europeia, principalmente a francesa. Foi assim que, em meio a outros empreendimentos, surgiu em 1909 o Theatro Municipal. 

Leia também: Incêndio do Museu Nacional gera apagamento da memória latino-americana

Coro do Municipal arrow-options
Reprodução/Instagram/@theatromunicipalrj

Coro do Municipal


Pouco mais de 20 anos depois, o Theatro Municipal já ganhava sua primeira reforma, com o intuito de aumentar sua capacidade. Mas foi após a 2ª Guerra Mundial que o patrimônio carioca viu sua popularidade e importância crescer: “Grandes artistas passaram por ele. Foi uma época muito rica”, explica Leonardo Marques, crítico de música e ópera do Portal Movimento. 

Leonardo conta que, por conta da destruição europeia, os artistas buscavam novos palcos para se apresentar, e acabaram incluindo a América do Sul, especialmente o Rio de Janeiro e o Brasil em sua rota. Ele cita nomes como as sopranos Maria Callas, Renata Tebaldi e o compositor Pietro Mascagni como destaques que passaram pelo Municipal.

Marques acredita que, entre os teatros brasileiros, o Municipal do Rio de Janeiro é o mais tradicional justamente por conta de sua história e dos nomes que por ele passaram. A partir dos anos 1980, o Theatro Municipal ainda aumenta sua popularidade na figura de Ana Botafogo, hoje conhecida como uma das maiores bailarinas do Brasil. 

Tempos difíceis

Apesar do prestígio, o Theatro chegou ao século XXI em má fase. O orçamento começou a ficar escasso, e as programações anuais passaram a não ser cumpridas em sua totalidade. Para João Luiz Sampaio, jornalista, colunista do Estadão e editor-executivo da Revista Concerto, é a escolha inadequada de administradores que atrapalha a instituição. Ele acredita que esses cargos devem ser ocupados por nomes envolvidos com a área artística: “O Theatro Municipal é música clássica, ópera e balé e tem pessoas que não são dessa área assumindo”, comenta. 

A cineasta Carla Camurati foi quem passou mais tempo a frente da administração nas últimas duas décadas. Ela foi Presidente durante o Governo de Sérgio Cabral e ficou na função entre 2007 e 2014. Apesar de oferecer continuidade para os projetos, coisa que ficou mais rara desde sua saída, sua posição foi muito criticada, justamente por não ser um nome envolvido no meio de música clássica.

O próprio Marques, em 2014, fez duras críticas  a sua atuação: “Nesses sete anos em que Carla Camurati está à frente do Municipal, o que menos se viu no nobre palco da Cinelândia foram óperas completas e encenadas”, escreveu na época, comparando a programação com a de outros teatros como o Cólon na Argentina e o de Santiago, no Chile. 

Depois dela, porém, outros seis nomes ocuparam o cargo, e a programação foi cada vez mais afetada. “Essa falta de continuidade na administração faz com que o teatro perca credibilidade”, acredita Marques. Nos últimos anos, a maior parte da programação anunciada não foi realizada por falta de verba, afetando ainda mais a imagem do Municipal. 

Chegando a 2019, quem assumiu a presidência foi Aldo Mussi, sob a administração de Wilson Witzel. “A partir deste ano percebo que o presidente vem tentando fazer alguma coisa positiva, dar uma programação minimamente aceitável”, acredita Leonardo. Embora o programa anunciado ainda não seja o mesmo dos tempos áureos, o Municipal conseguiu realizar todas as peças anunciadas. Ainda assim, o segundo semestre é uma incógnita, e só em dezembro será possível verificar se a nova administração conseguirá melhorar sua imagem. 

De acordo com Leonardo, historicamente, o Municipal cumpre com o programa no primeiro semestre, mas não no segundo. Ainda assim, ele elogia o que foi feito até agora: “considerando essa primeira parte (do programa) fizeram o que deu pra fazer e divulgaram uma temporada interessante: um balé da escola de balé, duas óperas em forma de concerto e uma ópera encenada”, explica. 

Política

“O grande problema do teatro é que ele depende dos ventos da política”, comenta Leonardo. O Municipal é controlado por uma Fundação que é vinculada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, a estrutura administrativa muda a cada governo, que tenta esquecer os feitos anteriores e começa um novo projeto. “Começam do zero por pura vaidade”, acredita. 

Theatro Municipal do Rio arrow-options
Reprodução/Instagram/@theatromunicipalrj

Theatro Municipal do Rio

De acordo com o deputado estadual Eliomar Coelho (PSOL) a Fundação é responsável por escolher cargos chave na administração do teatro, como tesoureiro, e outras funções administrativas. Coelho é Presidente da Comissão de Cultura instalada na Alerj, que em maio viu metade do orçamento dedicado ao Theatro ser bloqueado pelo GOverno do Estado em audiência pública.  

Leia Também:  Fabiana finge solidariedade a Vivi em “A Dona do Pedaço”

“Na audiência que fizemos houve a representação de todas as atividades do teatro, coro, músicos, balé. Eles fizeram uma lista de reivindicações para que o teatro pudesse funcionar de forma normal. (O teatro) está praticamente sem manutenção. O dinheiro que existia já era reduzidíssimo para garantir as atividades programadas. Cortar 50% é praticamente acabar com as atividades do Municipal”, afirma o deputado. 

O Theatro Municipal já conta com três corpos artísticos fixos, que são pagos pelo governo: orquestra, coro e balé. Mas além disso, é necessário verba para figurino, cenário e artistas complementares.

João explica que existem duas verbas: uma destinada a pagar funcionários, músicos, técnicos, camareiras, bailarinos, seguranças, e outra para programação, que permite, por exemplo, convidar um regente diferente para o concerto, ou para figurino.“Se o salário dessas pessoas já é pago regularmente, elas tem que se apresentar. Tem que se criar alguma estratégia para que o teatro funcione”, complementa Marques. 

Os próximos 110 anos

“A alma do teatro são seus corpos artísticos. A alma do teatro é aquilo que ele pode produzir”, acredita João. Se o Theatro não tem o prestígio de antes é porque sua administração não deixa claro a importância dos trabalhos apresentados lá para a cultura nacional. Nos seus 110 anos, esse corpo claramente não tem a mesma atenção de outros tempos. “O legado (do Theatro) é negativo”, acredita o deputado Eliomar. “Esse teatro já expôs nosso país para fora através de programações de alto nível”, completa. 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro arrow-options
Reprodução/Instagram/@theatromunicipalrj

Espetáculo apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O futuro desse patrimônio está, justamente, em voltar a investir e apoiar tantos talentos artísticos que a ele se dedicam. Só na orquestra o Municipal conta com 114 instrumentistas, de acordo com o site oficial. Além disso ainda há o elenco de coro e balé. “Para um teatro que já foi o maior da América latina, chega aos 110 anos num momento muito ruim”, acredita João Luiz.

Leia também: Com cortes de verba, Theatro Municipal enfrenta problemas em concerto

“Não há nenhum tipo de garantia ou compromisso do poder público de que o teatro é uma prioridade. Além da boa vontade, não existe nenhuma perspectiva de que o Theatro Municipal está saindo desse período difícil”, conclui. 

Fonte: IG Gente
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Entretenimento

Ex-Dominó bonitão, Klaus Hee pode integrar elenco de “A Fazenda 11”

Publicado

Andam dizendo por aí que Klaus Hee é um dos favoritos para compor o elenco da décima primeira edição de “A Fazenda”, que continuará no comando de Marcos Mion. A coluna, assim que soube da novidade, chamou o ex-integrante do grupo Dominó para saber mais detalhes. Até porque, ele está dando uma repaginada no visual e publicando fotos em dermatologista, academia, spa e dentista, sempre acompanhadas de legendas enigmáticas. Sem contar a regravação de “Baila, Baila Comigo”, single que fez enorme sucesso no Brasil e no exterior, em 1997, com a boyband.

Klaus Hee arrow-options
Foto Sérgio Santoian

Klaus Hee

Para começo de conversa, Klaus, que estrelou as revistas “G Magazine” e “Íntima & Pessoal” e hoje dá expediente também como ator, contou que não foi procurado pela produção do reality show rural e, tampouco, pela RecordTV . Disse ainda que “essas especulações fazem parte do show”. Vale ressaltar, porém, que há uma cláusula de confidencialidade no contrato que obriga os participantes a manter sigilo total até o início do programa, marcado para setembro.

Oficialmente, os nomes ainda não foram divulgados, mas a cada dia ganha força uma lista com possíveis fazendeiros, como a musa fitness Juju Salimeni, a modelo Najila Trindade, que acusou Neymar de estupro, a ex-Paquita Ana Paula Almeida, a Pituxita, além do ator Thomaz Costa, que viveu o personagem Daniel na novela infantil “Carrossel”, do SBT . Já os cachês devem ficar entre R$ 25 e R$ 60 mil, assim como no ano passado.

Prêmio internacional 

Marcília Luzbet, que está à frente do evento, e Antonia Fontenelle - Foto Divulgação arrow-options
Divulgação

Marcília Luzbet, que está à frente do evento, e Antonia Fontenelle – Foto Divulgação

A mais recente edição do Portuguese Brazilian Awards, que aconteceu no Castle Hotel & Spa, em Nova York, continua rendendo bons frutos para Antonia Fontenelle, que está à frente do ótimo “Na Lata”. Um deles é a apresentação do evento no ano que vem. “Obrigada, Marcília Luzbet e Danilo Costa”, escreveu no Instagram. Mais que depressa, uma internauta rebateu: “Convite pra tudo agora, né? Deus te proteja”. Aí, foi um toma lá, dá cá! “Fui convidada antes da resposta da justiça. Meritocracria, babe”.

Por falar em batalha e tribunal, ela usou a função Stories para desmentir uma informação publicada por um jornal carioca, que cravou: “Fontenelle fica com 12,5% do patrimônio de Marcos Paulo; filhas não vão recorrer”. “Faz pouco tempo que ganhei um processo contra vocês, acharam pouco?”, questionou a atriz e apresentadora, antes de concluir com “tudo que peço e acho que mereço é um pouco de paz e que vocês parem de propagar mentiras baseados em uma nota escrita pelos perdedores. Vamos trabalhar com a verdade, uma vez na vida que seja”.

No entanto, este está longe de ser o único projeto da carreira da artista neste momento. Apesar da dedicação ao seu programa na web, Fontenelle faz jus à personalidade ariana e já tem diversas outras ideias organizadas. Uma delas é a estreia na direção do filme sobre a rainha do rebolado. “Finalizando o promo do longa que lhes prometi fazer e deixá-los de queixo caído. Para uns, Maria, eu a chamaria de Fênix, mas ela escolheu ser Gretchen”, legendou em uma imagem onde aparece em processo de produção. Sorte a nossa – afinal, quem não quer mais Antonia na vida?

Programação especial 

Antes de ir para o Spa Médico Tour Life, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, Letícia Birkheuer deu uma passadinha no Urcca’s Ristorant. Por lá, foi recebida pela empresária e apresentadora Pollyana Morbach, pelo ex-jogador da seleção brasileira de voleibol Gilson Alves Bernardo, o Mão de Pilão, e pelo chef de cozinha Fabrício Eduardo Cappra. “Estamos amando a recepção aqui na nossa terra”, falou a atriz e modelo, acompanhada do namorado Arthur Lemes, que é personal trainer.

Como o médico Édio Schaurich resumiu, o espaço é focado em revitalização celular, desintoxicação e introdução a hábitos saudáveis de vida. Não à toa, Letícia e Arthur aproveitaram a natureza do complexo, espalhada em oito hectares de terra, para interagir com animais como araras, faisões, cisnes e pavões, em busca “de sua beleza interior”. “Além de cuidar da minha saúde, aprendi sobre nutrição, hormônios, doenças e longevidade”, completou a musa via Instagram Stories.

Leia Também:  De Caetano a Tom Jobim: cinco grandes parcerias de Beth Carvalho

Evento concorrido

Tatiana Fresser, Jaque Alves e Nizo Neto arrow-options
Divulgação

Tatiana Fresser, Jaque Alves e Nizo Neto

Com a mulher, Tatiana Fresser, o ator Nizo Neto foi um dos convidados da lista VIP da chef pâtissier Jaque Alves, ex-Cereja Flor, que acaba de assumir a cozinha do Le Gâteau Bistrô Pâtisserie, do empresário Gabryel Gianini. O restaurante fica no miolo de Moema, na zona sul de São Paulo, e tem tudo para se transformar no novo point de “apaixonados por boa comida e atmosfera cool”. A localização, portanto, é mais do que privilegiada – Avenida Jurucê, 767. Além dos ex-participantes do “Power Couple Brasil 3”, da RecordTV , Rita Cadillac, Thiago Rocha, Nicholas Torres, Simone Sampaio e alguns ex-participantes do “Big Brother Brasil”, da Globo, badalaram pelo local e aprovaram tudo!

Novidade à vista!

Amanda Françozo arrow-options
Foto Juan Ribeiro – Divulgação – TV Aparecida

Amanda Françozo

Nada de licença-maternidade para Amanda Françozo que espera uma menina, fruto de sua relação com o empresário Gregor Ferreira, com quem está há quase quatro anos. A apresentadora deu início na semana passada às gravações do “Revelação Sertanejo 2019”, da TV Aparecida . Ao todo, o reality show musical, dirigido por Ronaldo Souza, terá seis fases e será exibido toda sexta-feira, a partir do dia 13 de setembro, às 20h.

Uma das novidades é a volta do candidato da edição passada, Yuri Rodrigues. O gaúcho venceu a disputa no quadro “Revelações – A Batalha”, do programa “Aparecida Sertaneja”, entre os meses de maio e julho. Por fim, mas não menos importante, o maestro Rodrigo Costa, a cantora Adriana Sanchez, do grupo Barra da Saia, e a dupla Hugo & Tiago, completam o time na bancada de jurados.

Chamando atenção

Vandy Santos arrow-options
Divulgação

Vandy Santos

Não há dúvidas de que Vandy Santos vive excelente momento em sua carreira profissional. O cantor, que participou do quadro Nasce Uma Estrela, do programa “Mais Show”, comandado por Danny Pink e transmitido pela Rede Vida de Televisão , foi o nome escolhido para cantar na festa de aniversário de Jaíba, no norte de Minas, sua cidade natal. “A alegria tomou conta do meu coração. Fui recebido por uma multidão de amor, carinho, paz e sorrisos sinceros. Eles deram um show”, derreteu-se. Hoje, o artista mineiro roda o país como ninguém. Mas tem mais, muito mais! A música “História de Amor”, escolhida como a de trabalho, caiu no gosto do público e já está sendo executada em diversas rádios espalhadas pelo país.

Novos desafios

Sebah Vieira, Janaína do Mar, Pepê, Michelly Summer e Dan Fontes arrow-options
Divulgação

Sebah Vieira, Janaína do Mar, Pepê, Michelly Summer e Dan Fontes

Inovar é sempre uma tarefa difícil, não é mesmo, caro leitor? Em geral, envolve investimento, tempo e risco. Mas Pepê, que faz dupla com Neném, não quer saber dos contratempos e segue remando contra maré. Após participação na sétima edição de “A Fazenda” e no elenco da websérie “Plugados”, ela faz seu début nos palcos e agora se arrisca para valer como atriz. Trata-se da comédia “Procura-se Uma Virgem”, que entrará em cartaz no Teatro Shopping West Plaza – Sala Laura Cardoso (Praça Tomás Morus, 408 – Água Branca), em São Paulo, no dia 5 de agosto. A cantora gêmea até chegou a ser convidada, mas recusou o papel. O espetáculo também contará com a participação de Sebah Vieira, Michelly Summer e os ex-BBBs Janaína do Mar e Dan Fontes, que não esconderam o entusiasmo com a nova empreitada. Boa sorte a todos!

Nos trinques

Daniel Boaventura posa com a biomédica Carmen Vinagre arrow-options
Divulgação

Daniel Boaventura posa com a biomédica Carmen Vinagre

Hoje em dia os cuidados diários com o corpo também fazem parte da rotina do homem moderno. Que o diga o ator e cantor Daniel Boaventura, que está focado na divulgação do DVD “From Russia With Love” e trabalhando em um projeto de musical da Broadway, no qual assinará a coprodução.

Na semana passada, por exemplo, ele aterrissou em uma clínica, na Vila Olímpia, na zona Sul de São Paulo, para dar um “trato” no visual com as biomédicas Carmen Vinagre e Fernanda Pozzi. “Depois de tantas sessões de teatro nas quais uso ‘quilos’ de maquiagem, uma atenção especial com a pele é fundamental! Obrigado, querida doutora Carmen Vinagre. Você e sua equipe foram fabulosos”, agradeceu o artista baiano.

Silêncio, por favor!

Quem acha que só Ronaldinho Gaúcho, Justin Bieber e Ludmilla são barulhentos está muito enganado. Corre à boca pequena que um stylist, que trilha seus passos na TV, está “causando” pelas noitadas paulistanas. Os vizinhos endinheirados do rapaz dizem que ele costuma receber muitos famosos e dá festas intermináveis em seu lar, incomodando até mesmo moradores de outros prédios. Tá bom pra você?

Leia Também:  Bazar com 2 mil roupas de Caroline Bittencourt é liquidado em um dia

Conta Bandeira

Mais destaques da coluna de Marcelo Bandeira arrow-options
Divulgação

Mais destaques da coluna de Marcelo Bandeira

• A master coach e especialista em inteligência emocional Eloiá Hosana acredita no poder da plenitude e, mais do que isso, ajuda a promovê-lo. Foi pensando nisso que ela criou uma série de transmissões ao vivo pelo Instagram Live Stream com desafios “que só quem deseja uma vida mais leve, equilibrada e próspera deve fazer”, como fez questão de frisar.

Batizado de “Plenas, o desafio”, o projeto tem duração de apenas 15 minutos e é transmitido através do perfil oficial da mentora, que, aliás, virou “queridinha de muitas famosas”. Basta acessar o perfil Eloiá Hosana, às 21h07.

Por falar em Eloiá, ela tem participado de alguns programas de rádio e TV. Dias atrás, por exemplo, esteve ao vivo no “Papo em Dia”, com Luciano Faccioli, na Rede Brasil de Televisão e, devido ao sucesso, foi convidada para voltar. O mesmo aconteceu no “Revista Mais” (TV+ABC), de Izabelle Stein, que também dá expediente como repórter de Amaury Jr., na RedeTV! .

• Aos 20 anos, a modelo Amanda Costa viveu uma experiência de dar inveja a muita gente: estrelar o clipe da música “Got Me Singing”, do cantor Jaafar Jackson, sobrinho de Michael Jackson, lançado no último dia 28 de junho, e que já tem mais de 2 milhões de visualizações no canal YouTube. As cenas, entre elas, algumas sensuais, foram gravadas no Morro do Vidigal e na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. “Foi uma experiência incrível! Sempre fui fã do Michael e poder trabalhar com o Jaafar foi fantástico. Além de ser simples, ele é muito talentoso, provando que essa qualidade está no sangue da família”, destacou a top da Ford Models.


• Troca de experiências é fundamental para o crescimento pessoal de quem quer que seja. Que o diga Andressa Guaraná, chefe de produção da Band . A jornalista está vivendo, literalmente, o sonho e adquirindo uma bagagem artística que não tem preço: o de mostrar também o talento no vídeo. Isso porque ela foi alçada ao posto de apresentadora na BandNews e está responsável por falar dos boletins diários sobre a previsão do tempo no canal a cabo. Seja na redação ou na televisão, a verdade é que Andressa Guaraná sempre brilha.

• Ana Miranda, que vive a avó Margarida, em “Malhação – Toda Forma de Amar”, da Globo , assina a direção da comédia “O Oráculo”, de Arthur Azevedo, que estreia no dia 7 de agosto, às 21h, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, no Rio. O espetáculo foi montado e dirigido, pela primeira vez, por ela, em 2016, durante a defesa da tese final do curso de licenciatura em teatro. “É um texto do século XIX, mas que retrata os comportamentos e hábitos atuais da sociedade. Nessa peça de costumes, Arthur Azevedo demonstra toda a sua habilidade em criar um enredo engraçado, que prende a atenção do espectador, e ainda reelabora elementos da tradição literária”, pontou a atriz.

• Graduado, mestre e doutor pela USP, Rogério Marques é o responsável por cuidar dos sorrisos de Luciano Nassyn e Patrícia Marx, que estão em plena divulgação da turnê comemorativa do grupo Trem da Alegria, que despertou a nostalgia do público que cresceu nos anos 1980 e 1990. Vira e mexe, os cantores são vistos no consultório do badalado cirurgião-dentista, localizado no Jardim Paulista, na zona sul de São Paulo. Mas eles não são os únicos, não. O volante Júnior Urso, do Corinthians, a cantora Negra Li, as repórteres Adriana Amaral e Leniza Krauss, ambas da RecordTV , e os jogadores do sub-20 do São Paulo, Wellington Souza e Taylor Rocha, também frequentam o local.

• Proprietários do salão Studio Nanno, no Rio de Janeiro, point de famosos como a atriz mirim Clara Galinari e os ex-BBBs Elana Valenária e Darnley Ferreira, entre outros, os empresários Érica Carvalho e Saulo Matheus aproveitaram uma brecha na agenda de julho, conciliaram com a das férias escolares e viajaram para um badalado resort em Porto Seguro, na Bahia. Por lá, aproveitaram para passear por locais que amam. “Foi um momento de descanso e prazer”, relatou Érica, que já voltou a dividir seus conhecimentos com um time que segue sua identidade e técnicas de trabalho.

Fonte: IG Gente
Continue lendo

Entretenimento

Justin Bieber surge sem camisa e recebe pedido: “Se divorcia, por favor”

Publicado

Justin Bieber atualizou sua conta do Instagram nesta segunda-feira (22) com um clique ousado. Sem camisa, com a barba por fazer e ostentando inúmeras tatuagens, o cantor recebeu uma gama de elogios, incluindo um pedido de divórcio.

Leia também: “Você degrada as mulheres”, diz ex-coreografa de Justin Bieber ao cantor

Justin Bieber arrow-options
Reprodução Instagram

Justin Bieber


Leia também: Justin Bieber desabafa sobre sua saúde mental: “estou lutando muito”

Na legenda Justin Bieber não deixou nenhum recado, porém, isso não impediu seus fãs de o elogiar. “Quer me matar?”, disse uma. “Não consigo respirar”, disse outra. “Se divorcia, por favor”, finalizou uma terceira. 

Leia também: Justin Bieber critica Taylor Swift após cantora falar de Scooter Braun

Fazia algum tempo que Justin Bieber não compartilhava selfies em sua conta do Instagram, este “retorno” também foi apreciado pelos fãs do cantor .

Fonte: IG Gente
Leia Também:  Madonna reclama na Billboard em vídeo: “Serei homenageada por nada”
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana