Internacional
Primeiro-ministro das Ilhas Virgens Britânicas é preso por tráfico

O primeiro-ministro das Ilhas Virgens Britânicas, Andrew Alturo Fahie, e o diretor dos portos do território britânico, Oleanvine Maynard , foram presos no sul da Flórida nesta quinta-feira acusados de tráfico de drogas. Eles foram detidos no Aeroporto Executivo de Miami-Opa-locka após se dirigirem ao local para receber um pagamento em dinheiro prometido por um agente disfarçado, que se passava por um membro do cartel mexicano, segundo o jornal “Miami Herald”.
A investigação, feita pelos EUA, começou no ano passado, após uma série de reuniões entre um informante do governo, que se passou por traficante de drogas, e um grupo de agentes libaneses do Hezbollah, que teriam conexões com os líderes do território caribenho.
Com a ajuda deles, o informante do governo americano se encontrou com o primeiro-ministro das Ilhas Virgens Britânicas e com o diretor dos portos do país com intuito de fornecer proteção para supostos carregamentos de cocaína colombiana, através das Ilhas Virgens Britânicas, para Miami, nos Estados Unidos, segundo as autoridades.
Em troca, o informante dos EUA, que alegou estar trabalhando para o cartel de Sinaloa (estado mexicano), prometeu pagar ao primeiro-ministro e ao diretor do porto US$ 700 mil no início e quantias milionárias depois, como parte das cargas de cocaína, tudo acertado em reuniões nas Ilhas Virgens Britânicas e em Miami, em março e abril deste ano, de acordo com os documentos Tribunal Federal de Miami.
Nesta quinta, Fahie e Maynard foram presos por agentes da Drug Enforcement Administration (DEA) em flagrante. De acordo com o depoimento de quinze páginas, quando foi preso, Fahie confirmou sua identidade, mas questionou: “Por que estou sendo preso? Não tenho dinheiro nem drogas.”
Leia Também
Os dois representantes das Ilhas Virgens Britânicas estavam em Miami para uma convenção de cruzeiros e teriam ido ao aeroporto de Opa-locka depois que o informante da DEA e outro agente disfarçado lhes disseram que a “recompensa inicial” deles estaria no local, de acordo com a declaração apresentada pelo promotor federal Frederic Shadley.
O advogado de defesa, Richard Della Fera, foi contatado pela família de Fahie, mas afirmou ser prematuro comentar sobre o caso. Tanto Fahie quanto Maynard, que estão detidos no Centro de Detenção Federal, devem ter suas primeiras aparições no Tribunal Federal de Miami na tarde de sexta-feira.
O filho do diretor do porto das Ilhas Virgens Britânicas, Kadeem Maynard, também foi preso em outro local por suspeita de envolvimento com o caso. Todos os três réus são acusados de conspirar para importar mais de cinco quilos de cocaína para os Estados Unidos e de conspirar para cometer lavagem de dinheiro.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


Internacional
Papa pede que povo ucraniano não seja esquecido

O papa Francisco fez neste domingo (26) um novo apelo para que o mundo não se esqueça do povo da Ucrânia, alvo de uma invasão militar promovida pela Rússia desde o dia 24 de fevereiro.
Após a oração do Angelus, o líder da Igreja Católica afirmou que “os bombardeios na Ucrânia continuam causando mortes, destruição e sofrimento à população”.
“Por favor, não nos esqueçamos deste povo atingido pela guerra, não o esqueçamos no coração e nas nossas orações”, declarou o Pontífice.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de 4 mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
Embora sem jamais criticar a Rússia diretamente, o Papa vem se posicionando claramente a favor da Ucrânia desde o início da guerra e já condenou em diversas ocasiões os massacres promovidos contra a população civil.
Internacional
Xangai não registra casos de covid pela 1ª vez desde o novo surto

A cidade chinesa de Xangai não registou no último sábado (25) nenhuma nova infeção por covid-19 pela primeira vez desde março, quando eclodiu um forte surto ligado à variante Ômicron que levou a um longo e severo confinamento da sua população.
“Não houve novos casos domésticos confirmados de covid-19 e nenhuma nova infecção assintomática em Xangai em 24 de junho de 2022”, disse o governo da cidade de 25 milhões de pessoas em um comunicado.
Em março, as infecções começaram a se multiplicar na capital econômica do país, que acabou decretando um confinamento severo por dois meses. O bloqueio, criticado pela população que luta para obter alimentos e cuidados médicos, foi suspenso praticamente no início de junho, embora o retorno à normalidade tenha sido dificultado pelo restabelecimento das restrições em alguns distritos.
Há duas semanas, milhões de pessoas foram novamente confinadas temporariamente quando o governo municipal lançou uma campanha de testes em massa em algumas áreas. Enquanto isso, a capital Pequim fechou escolas e escritórios por semanas devido a outro surto que as autoridades dizem ter sido contido na semana passada.
A secretaria municipal de educação indicou no sábado que todos os alunos do ensino fundamental e médio poderão voltar às aulas a partir de segunda-feira, embora professores, alunos e pais devam primeiro passar por um teste de PCR. A capital registrou apenas duas novas infecções no sábado.
Por seu lado, Shenzhen, uma grande cidade industrial do sul do país, anunciou neste sábado que vai encerrar durante três dias os mercados, cinemas e ginásios de um distrito que faz fronteira com Hong Kong, depois de detectar nessa localidade casos de covid -19.
A China é uma das maiores economias do mundo que continua a aplicar a chamada estratégia de “Covid zero” para erradicar o vírus com base em restrições a viagens internacionais, quarentenas, testes em massa e confinamentos severos.
As autoridades insistem que essa política é necessária para evitar um colapso do sistema de saúde devido à distribuição desigual de recursos médicos e as baixas taxas de vacinação dos idosos.
-
Registro Geral20/06/2022 - 18:48
Cabo da Polícia Militar morre aos 40 anos após passar mal em academia em Cuiabá
-
Geral20/06/2022 - 17:30
Várzea Grande anuncia 4ª dose de vacina contra covid partir desta terça-feira
-
Política Nacional21/06/2022 - 21:36
Câmara aprova projeto sobre mudança de destinação de imóvel em condomínio
-
Policial21/06/2022 - 09:50
Foragido há três anos, líder de facção criminosa é preso pela GCCO em Cuiabá com nova identidade
-
Policial23/06/2022 - 14:55
Empresário que foi pivô do ‘Escândalo dos Aloprados do PT’ é preso por abusar de sobrinha e da babá do filho
-
Geral20/06/2022 - 17:00
Cuiabá libera 4ª dose da vacina contra covid para pessoas acima de 40 anos a partir de quarta-feira
-
Educação21/06/2022 - 08:35
Abertas as inscrições para a segunda edição do Revalida de 2022
-
Policial21/06/2022 - 12:20
Polícia Civil prende em flagrante pai que matou bebê asfixiado em Primavera do Leste