conecte-se conosco


Mato Grosso

Primeira-dama conhece projetos sociais desenvolvidos em Primavera do Leste

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, cumpriu agenda nesta segunda-feira (30.09) no município de Primavera do Leste (localizado a 231 km ao Sul de Cuiabá), onde, a convite do prefeito Leonardo Bortolin e da primeira-dama Ester Minosso, teve a oportunidade de conhecer as ações e projetos na área da Assistência Social desenvolvidos no município.

Ao lado da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Ferreira Carvalho e da secretária municipal de Assistência Social, Márcia Rotilli, Virginia Mendes iniciou a agenda participando da solenidade de inauguração da sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), importante instrumento na defesa das mulheres e no combate à violência doméstica.

“O fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres foi primeira bandeira que abracei logo no início da gestão Mauro Mendes. É mais do que gratificante quando vemos municípios como Primavera do Leste, tendo essa preocupação e engajamento na causa, atuando em prol das mulheres vítimas de violência doméstica”, pontuou Virginia Mendes.

Estrategicamente, a nova sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher está situada ao lado do Centro Municipal de Oficinas e Artesanato de Primavera do Leste (CMOA), que oferta aulas de pintura e de artes. “O CMDM vem somar esforços nas ações em defesa das mulheres, para que elas se sintam cada vez mais seguras e amparadas pelo poder público. Aqui é um espaço para ouvi-las, um local seguro onde elas possam desabafar e buscar ajuda”, destacou a presidente do Conselho, Eusenir Ribeiro.

As vereadoras Iva Viana, Marcia Betti, Edna Mahnic, que compõem a bancada feminina da Câmara Municipal de Primavera, convidaram a primeira-dama para conhecer o espaço da Sala da Mulher. “Fiquei muito feliz com os trabalhos que as parlamentares vêm desenvolvendo em prol das mulheres. É fundamental esse olhar mais sensível e atuante”, destacou Virginia Mendes.

Leia Também:  Sines de Mato Grosso têm 1.508 vagas de emprego nesta semana

A agenda de visitas em Primavera do Leste incluiu ainda um tour pelas unidades da Assistência Social. Virginia visitou a escola de artes municipal, que ministra aulas de dança, de forma gratuita, para meninas carentes; conheceu o albergue municipal Santa Úrsula, que conta com toda uma estrutura para o atendimento de pessoas em situação de extrema pobreza e moradores de rua; passou pelas unidades de CRAS, CREAS e também pelo Lar de Idoso ‘Santo Antônio’ e ainda pelo Lar da Criança ‘Maria das Graças’ e pelo Lar do Adolescente ‘ Costa da Silva’.

A primeira-dama ficou encantada com os serviços ofertados nas unidades de acolhimento e destacou o cuidado e carinho do prefeito Leonardo Bortolin e toda a equipe com as crianças, adolescentes, idosos e todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O almoço foi servido na Cozinha Comunitária, que oferece cerca de 350 refeições diárias, saudáveis e nutritivas, a preços populares, para atendimento das pessoas de baixa renda. “Fizemos questão de trazer a primeira-dama para conhecer nossa Cozinha Comunitária para que ela saiba que buscamos, diariamente, oferecer o melhor serviço aos que mais precisam. O cardápio servido para a primeira-dama foi o mesmo que ofertamos diariamente a todos, sem distinção”, ressaltou o prefeito. 

Ainda no município de Primavera, a primeira-dama prestigiou a programação especial para o Dia do Idoso, promovida no projeto ‘Conviver’. Na ocasião, Virginia recebeu o carinho de todos os idosos que frequentam o espaço de convivência e conheceu os serviços ofertados na unidade. O local recebe cerca de 200 idosos e oferece dança, atividades esportivas, piscina aquecida com aulas de hidro, além de passeios e atividades de lazer.

Leia Também:  Lei já salvou muitas vidas, enfatiza desembargadora Maria Erotides

A primeira-dama fez questão de usar a palavra e agradecer o carinho recebido pelos idosos, além de destacar a importância da data. “Fique lisonjeada com a comemoração e encantada com tudo o que vi aqui. A alegria e disposição deles renova as nossas energias. Desejo um feliz dia do idosos a todos vocês. Que Deus abençoe a todos”, disse Virginia Mendes. 

A última agenda do dia foi a inauguração do Centro de Convivência do Projeto Segunda Chance, numa parceria com o Poder Judiciário, que oportuniza trabalho e dignidade para reeducandos.

“Foi uma agenda muito positiva. Agradeço ao convite e a oportunidade de conhecer, na ponta, projetos que de fato transformam a realidade da população, com atenção especial às mulheres, crianças e idosos. É muito importante investir no social e o prefeito Leonardo Bortolin, a primeira-dama Ester, a secretária Marcia Rotilli e toda a equipe estão de parabéns por ter esse olhar e essa sensibilidade. Com certeza a população de Primavera está em boas mãos ”, finalizou Virginia Mendes.

Acompanharam a agenda o vereador Paulo Márcio, presidente da Câmara Municipal, a coronel PM Francyanne Chaves, o juiz Alexandre Pampado, e as primeiras-damas de Campo Verde, Rosilene Sanguini Schroeter; de Alto Araguaia, Priscila Dourado; de Dom Aquino, Glaucia Macedo e de Jaciara, Luciana Cristina.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Mais de 1,2 mil pessoas privadas de liberdade farão Enem em Mato Grosso

Publicado

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado a 1.218 pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso, sendo 1.166 do Sistema Penitenciário e 52 adolescentes do Sistema Socioeducativo. As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2019. Esta modalidade é chamada de Enem PPL e oferece a oportunidade tanto para adultos quanto jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Do Penitenciário, estão inscritos 1.166 reeducandos de 39 unidades penais. Este número é 13% maior que o do ano passado, que registrou 1.028 inscrições. O objetivo é viabilizar a avaliação do desempenho escolar ao final da Educação Básica e o acesso à Educação Superior, além de contribuir para elevar a escolaridade da população prisional.

De acordo com dados do Núcleo de Educação nas Prisões (NEP) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o Sistema Penitenciário possui atualmente 3.904 reeducandos matriculados no Ensino Básico de Mato Grosso, e 16 cursando o Ensino Superior.

Atualmente, 673 pessoas privadas de liberdade estão aptas a concorrerem às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (Prouni), entre outras instituições que ofertam graduação. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Leia Também:  Sines de Mato Grosso têm 1.508 vagas de emprego nesta semana

A coordenadora do NEP, pedagoga Fabiana Flávia de Magalhães Nascimento, explica como é feito o encaminhamento dos aprovados. “O quantitativo de matriculados é acompanhado a cada chamamento das universidades públicas e fazemos a sensibilização dos diretores e responsáveis pedagógicos das unidades, para a efetivação da matrícula no curso em que a pessoa foi aprovada”.

No Socioeducativo, os 114 adolescentes em conflito com a lei estudam, sendo que 52 estão aptos a fazerem o Enem. A coordenadora de Atendimento Socioeducativo, Anna Marcia Cunha, frisa que o acompanhamento continua, caso algum dos inscritos ganhe liberdade na véspera. “Na semana da data da prova, se acontecer de adolescentes saírem, a Gerência do Egresso entrará em contato, reforçando sobre a importância de fazer as provas”.

Ao longo do ano, os jovens fazem quatro simulados com questões objetivas no formado das provas do Exame Nacional, abrangendo todas as disciplinas. Além disso, dentro da disciplina de Língua Portuguesa há o reforço em noções de redação.  

Sobre o Enem PPL

Desde 2011, o Enem PPL é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Leia Também:  Lei já salvou muitas vidas, enfatiza desembargadora Maria Erotides

As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação dentro de unidades prisionais, incluindo penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas. A aplicação ocorre sempre em data posterior ao Exame regular e em dias úteis.  

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

PM traça plano de segurança para ‘Parada da Diversidade Sexual’

Publicado

A Polícia Militar, por meio do 1º Batalhão, traçou um plano de segurança para a ‘Parada da Diversidade Sexual’ que será realizada na tarde deste sábado (16.11), em Cuiabá.

Desde as 14h, início da concentração na Praça Ipiranga, até o período noturno nos shows na orla do Porto, haverá policiais militares atuando na segurança. Equipes acompanharão os manifestantes em todo o percurso como forma de garantir a segurança dos participantes e daqueles que circulam nas vias públicas.

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Marcos Antônio Guimarães, não citou número de policiais, mas observou que o plano tem efetivo e reforço similar ao de outras manifestações públicas dessa proporção e das ‘Paradas’ de anos anteriores.

Fonte: GOV MT
Leia Também:  Escolas estaduais e particulares participam de curso sobre Censo Escolar 2019
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana