conecte-se conosco


Cuiabá

Primeira-dama apresenta Qualifica Cuiabá em Foz do Iguaçu

Publicado

A primeira-dama Márcia Pinheiro foi convidada a apresentar os principais projetos de políticas públicas para mulheres, entre eles o programa Qualifica Cuiabá, durante o 1ª Fórum do Protagonismo Feminino, realizado nesta terça-feira (5), em Foz do Iguaçu, Paraná.

O evento que reuniu lideranças de todo o país, como a presidente da Virada Femeninina, Marta Lívia Suplicy, teve a realização da Associação das Primeiras-damas do Oeste do Paraná (Adamop).  

“É uma honra estar ao lado dessas grandes mulheres como a Luíza Brunet, a Marta Lívia e tantas outras primeiras-damas que conhecemos e pudemos trocar experiências e conversarmos sobre o bem estar social dos municípios. É dessa forma que vamos levar os nossos projetos de sucesso para todo o Brasil e também conhecer outros que possam ajudar Cuiabá a ser cada vez mais referência nas políticas para mulheres”, disse a primeira-dama.

Entre os projetos apresentados esteve o Espaço de Acolhimento da Mulher, política existente, desde 2020, que já atendeu 676 mulheres em mais de 1.055 atendimentos. Outro programa que chamou atenção dos presentes foi o inédito Solidariedade em Ação, que direciona o benefício de R$ 606 para crianças que perderam as mães pelo feminicídio.

“Existe uma falta de políticas em todo o Brasil para essas crianças que ficam órfãos das mães. Peço às lideranças presentes que nos procurem para ajudar a levar essa ação aos demais municípios, porque é necessário criar essa política. Essas crianças ficam desamparadas e as famílias passam, de um dia para o outro, a ter essa responsabilidade de oferecer um lar com estabilidade financeira e emocional”, pediu a Márcia sob aplausos.

Qualifica

O principal programa apresentado foi o Qualifica Cuiabá, atualmente, uma das principais políticas sociais existentes na Capital. São mais de 6 mil pessoas certificadas, desde 2018, em 40 cursos de diversas áreas como Gestão, Empreendedorismo, Construção Civil, Alimentação e Bebida, entre outros.

A grande relevância social do programa para as mulheres foi o destaque feito pela primeira-dama Márcia Pinheiro, dado que 80% do público é feminino em busca da independência financeira. 

A idealizadora contou os inúmeros relatos de mulheres que saíram do ciclo da violência doméstica e hoje sustentam suas famílias por meio dos cursos do Qualifica.

“Eu gostei muito da atuação da primeira-dama porque ela passa do assistencialismo para o profissionalismo da gestão. Esse é o novo contexto das primeiras-damas, pois hoje estamos numa imersão de desenvolvimento humano e social. Nós vimos que Cuiabá presa muito a humanização e isso está bem ligado à primeira-dama. Achei muito interessante a cartilha contra o Assédio Sexual e o Qualifica Cuiabá que, com certeza, iremos copiar”, afirmou Luciane Munoz Dalécio, primeira-dama de Ubiratã.   

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Sugestão de pauta: Secretaria de Meio Ambiente apresenta o Alvará Automático de Obras a profissionais da construção civil

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), promove na tarde desta segunda-feira (8), a partir das 14h, uma apresentação especial sobre o Alvará Automático de Obras, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

A plataforma digital do Novo Alvará Automático tem como premissa garantir a celeridade e eficiência dos procedimentos pertinentes à administração pública, com auxílio dos meios tecnológicos. A  ferramenta beneficia três tipos de empreendimentos, sendo eles,  construção residencial unifamiliar com área construída de até 750 m²;  construção comercial, com  categoria de uso compatível com área de construção até 500m² e a residencial multifamiliar com até cinco (05) unidades autônomas. A licença de permissão para início das obras é emitida em até 24 horas após a compensação dos encargos, conforme as disposições contidas nas leis complementares nº 412/2016 e 478/2020.

A programação abrange desde as atividades teóricas, como por exemplo, palestras voltadas ao público alvo, como técnicos e empresários do ramo da construção civil, mesas redondas e ações práticas.  

Dentre os convidados, estão o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, de  Mobilidade Urbana e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Juares Samaniego. A ação conta ainda com a colaboração direta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). 

Serviço: 

Assunto: Apresentação do  Alvará Automático de Obras para profissionais da construção civil 

Data: Segunda-feira (08)

Horário: 14h

Local: Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3920  – Cuiabá/MT

Confira o planejamento completo abaixo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Secretaria Municipal da Mulher lança a campanha “Agosto Lilás” nesta segunda-feira (8)

Publicado

Com a chegada do mês de agosto também chega o momento de fomentar as ações para conscientizar a sociedade sobre a questão da violência contra a mulher. Esse é o objetivo da campanha “Agosto Lilás” que será lançada oficialmente pela Secretaria Municipal da Mulher. O evento, que neste ano terá o tema: “A força da mulher é o que move o mundo”, será realizado nesta segunda-feira (8), a partir das 17h30, com a mobilização de mulheres em frente à sede da Pasta, localizada na Avenida Getúlio Vargas, número 400. 

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, as campanhas de conscientização estimulam e encorajam as vítimas a realizarem denúncias. Ela destaca que a Secretaria segue diversas linhas de trabalho como ações preventivas, mostrando a mulher os tipos de violência, os canais de denúncia, o Espaço de Acolhimento e que existe uma Lei que a protege.

“Nós queremos que essas mulheres que são vítimas de agressão tomem coragem para denunciar. Nosso objetivo com os avanços da Lei Maria da Penha, é evitar que a relação abusiva, agressiva chegue as consequências mais cruéis, nós trabalhamos incansavelmente para punir esse agressor e mostrar para a sociedade que a mulher não está sozinha. Por isso o convite para que estejamos juntas neste dia”, conclui.

Serviços:

Assunto: Manifestação e Lançamento Agosto Lilás

Data: segunda-feira (8)

Onde: Secretaria Municipal da Mulher- Av. Getúlio Vargas nº 400

Horário: A partir das 17h30

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana