conecte-se conosco


Cuiabá

Primeira-dama acompanha inicio das aulas de qualificação voltada às mulheres

Publicado

Vicente Aquino

A primeira-dama, Márcia Pinheiro esteve presente no primeiro dia de aula do programa Qualifica 300, edição Mulher. A visita, realizada nesta segunda-feira (06.05), no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Pedra 90, foi feita nas turmas dos cursos de Produção de Bolos e Doces e Design de Sobrancelha.

As 20 alunas do primeiro curso a ser ministrado (Produção de Bolos e Doces) começam a aprender as primeiras noções e técnicas para a produção dos chamados cupcake, uma espécie de bolo pequeno feito em formas.

“As receitas são mais caseiras para fugir do industrializado porque o diferencial é você criar sua própria receita. Então, o que estamos passando, nesse primeiro momento, são as técnicas para a confecção desses bolos caseiros para que eles possam dar seu próprio toque”, explicou o professor José Carlos.

Os cursos de produção que ainda conta com noções de técnicas para salgados, doce, bolos e muitos outros são os mais procurados pela praticidade de empreendimento. Na edição do ano passado, muitos alunos desses cursos não puderam completar a carga horária da capacitação, pois já estavam produzindo seus próprios produtos e gerando renda familiar.

Leia Também:  Da temperatura a embalagem: confira dicas do SIM para consumo seguro de alimentos

“Estou me preparando para fazer encomendas para aniversários, mas também faço muito para venda caseira e pretendo investir se as pessoas gostarem. Vou fazer para vender, com certeza”, disse Cristina Aparecida, uma das novas alunas do projeto.  

Edição especial

O projeto de qualificação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), leva aos bairros da Capital, nove cursos de três áreas diferentes, totalmente gratuitos e de fácil acesso, uma vez que, as aulas são realizadas nos 16 Cras espalhados por Cuiabá.

“Uma das nossas determinações são que os cursos sejam próximos das casas dessas pessoas para facilitar o acesso. Muitas vezes, o deslocamento ao centro da cidade inviabiliza a pessoa que está procurando oportunidade. Estamos indo aos bairros que é uma bandeira da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, destacou Márcia.

A edição do programa é exclusivamente voltada às mulheres. Em 2018, foram mais de 900 certificações, na ocasião, a parceira foi instituída com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Leia Também:  Espaço Cuiabá 300 continua até o dia 30 com programação gratuita

Ainda de acordo com a primeira-dama, idealizadora da ação, o programa também é considerado uma ação no combate à violência doméstica. “Com mais mulheres independentes financeiramente, gerando renda para a sua família e para o seu sustento, nós temos menos mulheres refém daquelas situações as quais, em muitos casos, se submetem por não terem outras opções. É violência física, verbal, psicológica e, em casos extremos chegando até o feminícidio porque elas não possuem outra opção. É pensando nisso também que destinamos uma edição especial para as mulheres cuiabanas”, frisou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Secretário de Ordem Pública apresenta novo gestor do Procon Municipal

Publicado

Luiz Alves

O Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, realizou uma solenidade, nesta quinta-feira (12), para nomeação do novo gestor que irá comandar a secretaria adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Municipal. Quem assume é o servidor público, Genilto Adenalto Nogueira, que anteriormente estava lotado na secretaria de Governo da Prefeitura.

A substituição tem por objetivo fortalecer e implementar planos de governo do Prefeito Emanuel Pinheiro nas pastas que estão diretamente ligadas para o atendimento ao público.“Temos uma responsabilidade imensa perante o município, estamos tomando algumas providências para melhorar a parte administrativa e operacional de nossa Secretaria”, pontua Sales.

“À frente deste órgão, tornaremos as ações mais efetivas e dinâmicas à população, levando mais informação, conhecimento e fortalecendo o elo entre os consumidores e fornecedores, humanizando ainda mais a relação de proteção e defesa do consumidor.”, disse o secretário-adjunto.

Currículo

Há 30 anos atuando no serviço público nas áreas da Participação Comunitária Urbana e Rural, em solução de questões por meio de mutirões e cooperação mútua nos seguintes cargos: – Assessor Administrativo na Câmara Municipal de Cuiabá; -Diretor Operações Urbanas –PMC; -Secretário Adjunto Secretaria de Administração – PMC; – Assessor Parlamentar de Bancada Assembleia Legislativa de Mato Grosso; – Chefe de Gabinete Vice Governador – MT; – Secretário Adjunto de Transporte- MT e Coordenador de Mutirões do Governo de MT; – Secretário Adjunto Casa Civil-MT; – Delegado da SUNAB – MT; – Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental do Vale do Rio Cuiabá – MT REGIONAL – Gov. de MT; – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana – MT; – Secretário Adjunto de Direitos Humanos – MT; Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas-MT; – Secretário Adjunto de Justiça do Estado de Mato Grosso; – Presidente do Plano Estadual de Enfrentamento as Drogas no Estado de MT; – Diretor de Patrimônio, Administrativo e Financeiro do MTPAR.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde emite comunicado sobre resultado positivo de raiva canina

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Atendimento via 0800 da Ouvidoria Geral estará suspenso nesta sexta-feira (13)

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá informa que o atendimento por meio do 0800 da Ouvidoria Geral do Município (OGM) ficará suspenso nesta sexta-feira (13). A interrupção no recebimento de demandas via telefone se dá por conta da mudança de endereço, a qual o órgão está passando.

O serviço volta a funcionar normalmente na segunda-feira (16) e, nesse período, continua disponível pelo Portal da Transparência.

O órgão é ligado à Controladoria Geral do Município (CGM), instalada há vários anos no Palácio Alencastro. Todavia, visando proporcionar a melhoria nas condições de trabalho dos servidores o no atendimento à população, a CGM terá uma nova sede. A partir da próxima semana, passa a ofertar todos os seus atendimentos na Avenida Mato Grosso, nº 453.

Após o breve intervalo a OGM volta a operar normalmente pelo telefone 0800 645 01 56 e pelo Portal da Transparência, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://ouvidoria.cuiaba.mt.gov.br/. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Leia Também:  Prefeito vai avaliar projeto que obriga temporizador em semáforo com radar

OUVIDORIA

A Ouvidoria tem por finalidade promover o exercício da cidadania, acolhendo, encaminhando e acompanhando sugestões, reclamações, denúncias, reivindicações e elogios relativos à prestação de serviços públicos municipais em geral. Também cabem ao órgão as representações contra o exercício negligente ou abusivo de cargos, empregos e funções do Poder Executivo Municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana