conecte-se conosco


Policial

PRF participa de operação conjunta de combate à fraude veicular em Cuiabá

Publicado

O trabalho é uma iniciativa da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), que lançou também a cartilha  “Compra Segura”

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, na manha desta quinta (06), de uma operação  conjunta para combater fraudes e crimes relacionados à venda e compra de veículos. O trabalho integrado foi uma iniciativa da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), que, além do apoio da PRF, contou também com a participação da Polícia Militar, Semob, Detran e Politec.

As ações de fiscalização foram realizadas em Cuiabá, na região do Porto, local onde se concentra a comercialização de veículos automotores. Segundo a Especializada, a operação visa combater a venda de motocicletas e carros denominados “Finan” (golpe que consiste a venda de veículos financiados, sem que haja qualquer intenção de efetuar o pagamento das prestações do veículo adquirido). Os veículos são  comercializados por preços bem abaixo do mercado, e as pessoas que compram os bens jamais quitam os débitos existentes.

Levantamento dos setores de inteligência dos órgãos policiais estaduais e federais que atuam em Mato Grosso, carros e motocicletas objetos dos crimes de furto e/ou roubo ocorridos no Estado e outras unidades da federação estariam sendo comercializados em locais de vendas de automóveis usados, na região metropolitana, com placas e documentos falsificados.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem por tentar furtar caminhonete

Conforme o delegado Arnon Osny, as  investigações apontam que veículos furtados ou roubados são comercializados como se fossem carros “Finan”. Os golpistas trocam as placas dos veículos enganando os compradores que não se preocupam em checar os demais dados de identificação e acabam comprando os veículos com restrições de furto ou roubo.

Quando abordados pela fiscalização são presos em flagrante por receptação. “Em ambos os casos, ocorre o cometimento de crimes. Tanto a pessoa que vende, como aquela que compra ou revende o carro ou motocicleta “Finan”, estão incidindo na prática de crimes estelionato, receptação ou outros a depender de investigação”, alertou Arnon Osny.

CARTILHA – a operação conjunta de fiscalização se deu em razão do lançamento da cartilha “Compra Segura”, que traz  dicas e informações importantes para as pessoas interessadas em comprar ou vender veículos. Com o material, que pode ser acessado no site http://www.policiacivil.mt.gov.br/noticia.php?id=20109, a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), busca criar uma rede de proteção ao cidadão.

Leia Também:  Polícia Civil identifica e cumpre prisão de envolvidos em homicídio de motorista em Poxoréu

PRF 191 – Por meio do seu telefone de emergência, o 191, a PRF pode ser avisada de roubo e furto de veículos, assim como receber denúncia anônima de estabelecimentos que compram ou vendem veículos adulterados.

Texto: com Assessoria | PJC-MT

Fotos: PRF

Fonte: PRF MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Polícia Civil apreende vários objetos de origem ilícita e prende receptador em Cáceres

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Vários objetos produto de roubos/furtos foram recuperados pela Polícia Civil, na segunda-feira (24.06), nas dependências de um antigo motel de Cáceres (228 km a Oeste). No local, foram encontrados diferentes tipos de produtos como ferramentas, materiais de construção, eletrônicos, além de três motocicletas.

Flagrado em posse dos objetos, o suspeito, E.A.S., 40, foi conduzido a delegacia e autuado em flagrante pelo crime de recepção.

A ação foi deflagrada após a equipe de roubos e furtos da 1ª Delegacia de Cáceres receber informações de que no antigo Motel Casa Blanca, na Avenida Getúlio Vargas, haviam vários objetos de origem ilícita, caracterizando o crime de receptação.

Chegando ao local, os policiais constataram a veracidade da denúncia, sendo apreendidos, 06 latas de tinta, duas furadeiras, uma empilhadeira, uma lavadora de alta pressão, uma televisão 49 polegadas, nobreak, entre outros objetos, além das motocicletas Honda Biz, Honda Titan, e Yamaha.

Diante da situação, o suspeito foi conduzido a 1ª DP de Cáceres, onde após ser interrogado foi autuado em flagrante pelo crime de receptação. Os materiais foram apreendidos para serem relacionados a investigações de furtos e roubos ocorridos recententemente no município.

Leia Também:  Polícia Civil pede nova perícia em acidente da Av. Isaac Póvoas que matou dois

Fonte: PJC MT
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende suspeitas de aplicarem golpe Boa Noite Cinderela em Nova Xavantina

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina prendeu, na segunda-feira (24.06), duas mulheres e apreendeu uma adolescente após as suspeitas aplicarem o golpe conhecido como “Boa Noite Cinderela”. Na ação criminosa, as jovens roubaram o veículo da vítima e fizeram compras em seu cartão no valor aproximado de R$ 3 mil.

As suspeitas, Y.B.P. 22 anos, N.S.O., 18 anos, foram autuadas em flagrante por roubo e a adolescente A.C.L.M. 16 anos, responderá por ato infracional análogo ao mesmo crime.

O crime ocorreu por volta das 20 horas de domingo (23.06), quando as três jovens pediram carona à vítima nas proximidades da praia do Sol e seguiram sentido Água Boa. Em determinado momento, eles entraram numa estrada vicinal na saída da cidade, onde a vítima aceitou bebida alcoólica fornecida por elas.

Segundo a vítima D. P.S. 36 anos, após ingerir a bebida, ele desmaiou e ao acordar no meio do mato, na manhã do dia seguinte, não se recordava de mais nada. A vítima percebeu que estava com algumas lesões em sua face e que as suspeitas haviam subtraído seus documentos pessoais, seu cartão bancário e seu veículo Gol Rally.

Leia Também:  Polícia Civil faz buscas a ossadas de mulheres desaparecidas em 2013

A vítima ainda meio sedada, procurou a delegacia do município relatando o ocorrido, dizendo ainda que as suspeitas estavam comprando com seu cartão de débito, dando um prejuízo aproximado de R$ 3.000,00 (três mil reais). A Polícia Civil entrou em contato com o Banco para bloquear o cartão da vítima, e imediatamente saiu em diligências em buscas das suspeitas.

As jovens foram localizadas no bairro Estilac Leal, e questionadas confessaram que abandonaram o veículo da vítima na cidade de Querência. As suspeitas portavam algumas sacolas que continham chinelos, dois celulares e outros objetos adquiridos com o cartão da vítima.

O Veículo Gol Rally de propriedade da vítima foi localizado pela Polícia Civil de Querência, após troca de informações com a Polícia Civil de Nova Xavantina.

A Polícia Civil ressalta que as suspeitas N.S.O. e A.C.L.M. foram detidas recentemente após assaltarem uma mercearia na cidade de Nova Xavantina, inclusive com emprego de arma de fogo, sendo liberadas por estarem fora de situação de flagrante.

As duas suspeitas foram presas em flagrante delito pelo crime de roubo e a menor apreendida em flagrante de ato infracional análogo ao crime de roubo, sendo que as maiores de idade foram encaminhadas a Cadeia Pública de Nova Xavantina, ficando a disposição da Justiça.

Leia Também:  Mulher é estuprada em casa por vizinho que havia participado de festa no local

 

Fonte: PJC MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana