conecte-se conosco


Cuiabá

Presidente Misael Galvão promulga lei de empréstimo consignado dos servidores públicos durante a Pandemia

Publicado


.

Nesta quinta-feira foi promulgada a lei, Nº 6547/2020, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados, dos servidores públicos no município de Cuiabá. A lei foi apresentada pelo vereador Adevair Cabral (PTB).&nbsp
O autor explicou que a lei atende centenas de famílias que foram prejudicadas neste período da Pandemia. Muitos servidores acabaram tendo que se responsabilizar de forma integral nas despesas de casa, pois o desemprego atingiu grande parcela da população, principalmente dos que estavam empregados em comércios, ou trabalham com algum tipo de prestação de serviço.&nbsp
“Esta medida vai impactar como um respiro financeiro na econômica familiar. Muitos tiveram seus filhos, esposas, maridos demitidos neste período da Pandemia. Com o isolamento os formatos de renda extra, foram inviabilizados. O servidor, que achar por bem, pode procurar o banco, ou a instituição financeira e lá solicitar a aplicabilidade da lei, a suspensão das parcelas de empréstimo é de 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 90”, explica Adevair.
A suspensão no cumprimento de obrigações financeiras, segundo a lei, refere-se a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos municipais, de todas as categorias, ativos e inativos junto às instituições financeiras.&nbsp
O Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Vereador Misael Galvão (PTB), foi quem promulgou a lei e reforçou o alcance social. “Muitos aposentados e servidores do município estão recebendo seus filhos e netos em casa, oriundos do desemprego, as dificuldades são grandes, por isso insistimos na aprovação da lei’, finaliza o presidente.&nbsp
A Câmara rejeitou o veto do Prefeito&nbsp de Cuiabá promulgando e validando a lei Nº 6547 que já está em vigor.
Câmara de Cuiabá| Elizângela Tenório&nbsp

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

PSF do Parque Atalaia recebe melhorias com 100 mil em emendas do Vereador Adevair Cabral

Publicado


.

Foram inauguradas duas Unidades de Saúde da Família, USFs ou PSFs, totalmente revitalizadas e prontas para uso, nessa quarta-feira (12), no bairro Parque Atalaia. As obras de reforma também contaram com o reforço do vereador Adevair Cabral (PTB), atendendo à solicitação do presidente do Bairro , Carlos Roberto da Silva e dos moradores.&nbsp

As novas unidades contam com climatização em todos os ambientes, duas equipes de saúde da família, compostas por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos e oito agentes comunitários de saúde e dois gabinetes odontológicos completos oriundos de 100 mil de uma emenda parlamentar do vereador Adevair Cabral.

Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, conta que, somadas à essas duas, foram abertas 43 equipes de tratamento bucal no município, durante a sua gestão, superando a meta estabelecida, à princípio, de 40. É estimado que as USFs atendam até 15 mil pessoas, mensalmente, tanto de dentro, quanto de fora do Parque Atalaia.

A importância das USFs é, principalmente, preventiva, segundo o vereador Adevair Cabral. Elas atuam, principalmente, no sentido de desafogar os grandes centros de saúde da capital ao tratar a saúde como um investimento para o futuro, incentivando práticas rotineiras mais saudáveis.

Elas também eliminam, ou cortam significativamente, a necessidade de viajar grandes distâncias para conseguir atendimento em questões básicas de saúde, o que acontecia com os moradores do Parque Atalaia nos dois anos anteriores à reforma. Quem ganha com isso também é o PSF do bairro Parque Cuiabá, que abrirá mais vagas para atender moradores locais.

A avaliação de Carlos Roberto da Silva “Carlão”, presidente da Associação de Moradores do bairro Parque Atalaia, sobre a reforma das USFs é positiva.

&nbsp”As unidades I e II foram reformadas 100% no decorrer de 90 a 120 dias e ainda nos presentearam com a saúde bucal e tratamentos odontológicos”, afirma Carlão.

A obra teve o investimento conjunto de uma emenda parlamentar com autoria de Adevair Cabral e o suporte da Prefeitura de Cuiabá, na figura do prefeito Emanuel.

Da Assessoria | Vereador Adevair Cabral&nbsp

Continue lendo

Cuiabá

Blitz educativa foca em jovens e adolescentes para prevenção de acidentes de trânsito

Publicado


.

Motoristas e pedestres que passaram pelas avenidas Isaac Póvoas e Tenente Coronel Duarte (Prainha) na tarde desta quinta-feira (13), receberam máscaras de proteção e álcool gel, para proteção contra o novo coronavírus. No entanto, o foco principal da blitz educativa realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Conselho Municipal da Juventude (Conjuv) foi oferecer orientação quanto aos cuidados a serem tomados no trânsito, sendo o público alvo, os jovens e adolescentes.

Essa blitz faz parte do cronograma de ações da Semana da Juventude, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto. O principal objetivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes futuros do planeta. 

“Quando conscientizamos os jovens, conseguimos diminuir os impactos. Por essa razão, que incluímos dentro da programação da Semana, essa blitz educativa. E esse é um dos objetivos, pois mesmo com a pandemia e o isolamento social, os acidentes não diminuíram, disse o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Juarez França.

“Dados demostram que nesse momento de pandemia, principalmente, os jovens e adolescentes são os que estão mais têm saído de casa. Por isso, a importância dessas atividades de sensibilização coletiva, a fim de evitar registros de acidentes”, disse a secretária executiva do Programa Vida no Trânsito, Ana Karolina Botelho Sales da Silva.

Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que 400 mil jovens e adolescentes morrem em acidentes de trânsito anualmente. As principais infrações cometidas por esse público são: dirigir o veículo sem CNH, dirigir embriagado, não usar o cinto de segurança, exceder a velocidade permitida e dirigir falando ao celular. 

 

“É com o intuito de sensibilizar o maior número de pessoas, quanto ao cuidado e respeito as leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro, que a Semob sempre trabalha com essas ações populares”, pontuou Karolina,

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana