DERRUBADA DE VETO

Max defende voto secreto e garante que AL acompanhará atuação de mercadinhos nos presídios

· 1 minuto de leitura
Max defende voto secreto e garante que AL acompanhará atuação de mercadinhos nos presídios
Afirmação vem após governador cobrar nomes dos deputados que votaram pela derrubada do veto que proibia mercadinhos nas unidades prisionais [Foto – Luiz Alves]

Conteúdo/ODOC - O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), respondeu às críticas feitas pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) após a derrubada do veto ao projeto de lei que permite o funcionamento de pequenos comércios dentro dos presídios do estado. Segundo Russi, o tema deve ser tratado com equilíbrio e responsabilidade, sem perseguições políticas.

 A polêmica teve início após a Assembleia Legislativa rejeitar, em votação secreta, o veto do Executivo ao projeto que autoriza a venda de produtos básicos de higiene e alimentação nas unidades prisionais. Incomodado com o resultado, o governador chegou a cobrar a divulgação dos nomes dos parlamentares que votaram a favor da proposta, o que provocou reação do presidente da Casa.

“Não estamos na época da inquisição. É preciso ter postura, posicionamento e compromisso. A Assembleia tem autonomia e está cumprindo seu papel”, afirmou Russi.

O parlamentar reforçou que a proposta não visa regalias, mas sim a manutenção de condições mínimas de dignidade para os internos. “Não estamos relativizando crimes. Sabemos que há pessoas presas por crimes graves, mas também existem casos em que a privação de itens básicos, como sabonete, pasta de dente ou desodorante, não se justifica”, disse.

Russi enfatizou ainda que a medida será acompanhada de perto pelo Legislativo, e que qualquer desvio de finalidade será combatido. “Se permitirem a venda de produtos supérfluos, a Assembleia não aceitará. Isso não faz parte do objetivo da proposta”, garantiu.