conecte-se conosco


Cuiabá

Presidente da Câmara se reúne com Botelho para discutir mudança de modal e ampliação de vacinação contra Covid-19

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM) para tratar de pautas de interesse da população cuiabana.
O encontro contou com a presença do vice-presidente da Mesa Diretora, Luis Fernando (Republicanos), do primeiro secretário, Paulo Henrique (PV), do procurador-geral, advogado André Pozetti e da secretária de Comunicação, Elizângela Tenório.
Entre as pautas, o presidente da Câmara requereu uma discussão sobre a mudança de modal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para BRT (Ônibus de Transporte Rápido). Juca cobrou que o Legislativo cuiabano também participe do debate.
“Como presidente da Câmara de Cuiabá, queremos discutir matérias importantes para Cuiabá, por exemplo, a mudança do modal para Cuiabá, de VLT para BRT, que sequer passou pela Câmara, sequer fomos ouvidos. Nós, como representantes do povo cuiabano, temos essa prerrogativa, esse direito, não queremos mais que esses assuntos pertinentes a Cuiabá sejam discutidos sem passar pela Câmara”, destacou.
O presidente também debateu sobre a possibilidade de ampliar o número de vacinas contra a covid-19, bem como, a elaboração e discussão de projetos que tratam das questões ambientais.
“Também vamos discutir os projetos que envolvem o Vale do Rio Cuiabá, da qual Cuiabá também faz parte. A questão das vacinas que, graças a Deus já está na Capital, como podemos fazer para ampliar o número de vacinas. Colocamos também a disposição a nossa Casa para que possamos trabalhar em prol do povo cuiabano”, destacou.
Sobre as solicitações dos vereadores, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, convidou a Câmara para participar, de forma conjunta, de uma audiência pública.
“Vamos trabalhar em conjunto em todos os setores, nós vamos tratar da questão do meio ambiente que é muito importante essa participação de Cuiabá, uma vez que Cuiabá e Várzea Grande são os grandes poluidores da Bacia do Pantanal&nbsp e do rio Cuiabá.&nbsp E temos as questões pontuais agora, que é a questão do VLT, a questão da vacinação, nós vamos conduzi-la todos em conjunto com a Câmara de Cuiabá e de Várzea Grande também, que nós vamos convidá-los para vir participar desse grupo”, declarou Botelho.&nbsp&nbsp
Outros pedidos – O presidente da Câmara de Cuiabá também colocou em pauta um tempo maior na grade da TV Assembléia para transmissões das sessões – que ocorrem às terças e quintas. Também foram tratados durante a reunião institucional um pedido para que o Espaço Cidadania da Assembleia possa compor com o Espaço Cidadania da Câmara
&nbspAdriana Assunção – Secom&nbsp Câmara Municipal de Cuiabá

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Vereador participa da entrega de 64 salas equipadas para pessoas com deficiência

Publicado


Da assessoria

O vereador Eduardo Magalhães preside a Comissão de Amparo à Criança, Adolescente, o Idoso e as Pessoas com Deficiência da Câmara
A entrega dos materiais aconteceu na quarta-feira (15), no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação


O vereador por Cuiabá e presidente da Comissão de Amparo à Criança, Adolescente, o Idoso e as Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal, Eduardo Magalhães (Republicanos), participou nesta quarta-feira (15) da entrega de 64 salas equipadas com tablets interativos, instalados em mesas inteligentes para alunos com deficiência que estudam na rede municipal de educação, na capital.

São mais de 54 mil alunos matriculados na rede&nbsppública municipal, sendo 1.200 estudantes com deficiência. São alunos com deficiência auditiva, visual, Transtornos do Espectro Autista (TDA), Síndrome de Down, deficiências múltiplas, física, intelectual e mental, microcefalia, paralisia cerebral, hidrocefalia, Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor e Transtornos do Déficit de Atenção (TDH).

“A inclusão na educação infantil é uma ação social e cidadã muito importante, pois ajuda diretamente as crianças com necessidades especiais e também promove um aprendizado valiosíssimo para todos os alunos, que é o respeito às diferenças”, afirma Eduardo Magalhães.

Stephanie Romero/Gabinete Vereador Eduardo Magalhães

Continue lendo

Cuiabá

Vereador propõe abertura de CPI da Águas Cuiabá

Publicado


Walfredo Rafael/Secom Câmara

O requerimento foi apresentado pelo vereador Marcus Brito Junior na sessão desta quinta (16)
A intenção do parlamentar é verificar se o contrato firmado entre o município e a Águas Cuiabá está sendo cumprido, levando em consideração investimento, prazos, obras e demais itens que foram pactuados

O vereador Marcus Brito Junior (PV) apresentou durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16) um requerimento que visa garantir a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o cumprimento do contrato por parte da concessionária de saneamento Águas Cuiabá.


Diante das inúmeras reclamações e denúncias envolvendo a empresa responsável pelo abastecimento de água e rede de esgoto da Capital, a intenção do parlamentar é verificar se o contrato firmado entre o município e a Águas Cuiabá está sendo cumprido, levando em consideração investimento, prazos, obras e demais itens que foram pactuados.


“A medida ainda se justifica pelas inúmeras reclamações que munícipes realizam sobre a qualidade dos serviços prestados pela concessionária, tais como o refazimento de obras que já foram executadas, o estado em que a Águas Cuiabá deixa a pavimentação das vias públicas após intervenções”, diz trecho do requerimento.


Conforme o Regimento Interno do Parlamento Municipal, para garantir a instauração de uma CPI na Câmara de Cuiabá são necessárias nove assinaturas, o equivalente a um terço dos parlamentares.


“Todos os vereadores recebem denúncias e queixas envolvendo a Águas Cuiabá. Estou propondo uma investigação séria e transparente que vá responder aos questionamentos da população cuiabana, e espero contar com o apoio dos colegas vereadores”, disse Brito Junior.


O parlamentar ainda afirma que a investigação ainda levará em consideração o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado com o Estado de Mato Grosso, o Município de Cuiabá e a Concessionária Águas Cuiabá S/A para resolver a questão do lançamento de esgoto, por órgãos públicos e privados, na lagoa do Parque das Águas, um dos principais cartões-postais da Capital.


Por fim, cita o artigo 34ª da Lei nº 8.987 de 1995, o qual prevê intervenção em caso de descumprimento contratual.

Kamila Arruda/Gabinete Vereador Marcus Brito Junior

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana