Política MT
Presidente da Câmara diz que prefeito de VG já pensa na privatização do DAE: “Em 60 dias, teremos novidades”

Defensor da privatização, Fábio Tardim diz que essa é a única maneira de solucionar o problema da falta de água em Várzea Grande
O presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Fábio Tardin (DEM), defendeu em entrevista ao portal O Documento nesta quarta-feira (27), durante visita à Assembleia Legislativa, a privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE), como forma de resolver o problema de abastecimento de água na cidade.
Conforme Tardin, “o problema da água só será resolvido como foi feito em Cuiabá, privatizando, aí sim, vai melhorar e conseguir atender a população. É realidade que o Departamento de Água e Esgoto, ele arrecada de R$ 3,7 milhões a R$ 4 milhões no máximo, o que não garante poder de investimento. Não tem poder de fazer esses investimentos e o povo de Várzea Grande não suporta mais viver sem água”, disse o parlamentar.
Segundo Tardin, “uma cidade que é cercada pelo rio, é inadmissível continuar isso aí. Eu tenho certeza que o prefeito Kalil está fazendo os estudos necessários para que possamos decidir se vamos continuar com o DAE, se a prefeitura vai alocar investimentos, ou se nós vamos mandar uma mensagem para o Legislativo para privatizar a água e o esgoto. Essa é a minha opinião, privatização-já”, conclamou.
Fábio Tardin entende que o problema do DAE não é má gestão. “Várzea Grande cresceu desordenadamente e o Departamento de Água e Esgoto não conseguiu suprir as demandas da água. Conseguimos captar água suficiente, porém, não conseguimos distribuir, a rede é muito antiga. Infelizmente temos que fazer um grande aporte financeiro para conseguir resolver o problema de uma vez por todas”.
O presidente da Câmara de Vereadores adiantou que o prefeito Kalil Baracat (MDB), já pensa em privatização. “O prefeito disse, anteriormente, que não tinha interesse, mas hoje já pensa diferente. Estamos aqui para dialogar. Vamos aguardar o estudo técnico que está sendo feito para definirmos. Acredito que em 60 dias, teremos novidades”, completou.


Política MT
Secretário de MT pede ‘socorro’ a TO, GO, MS e RS para transferir pacientes, mas recebe não: sem UTI’s

MEDICO ATENDE PACIENTE COM COVID19; NÃO HÁ MAIS VAGAS NO ESTADO
Ao conceder entrevista à Folha de S Paulo, o secretário de Saúde do Mato Grosso, Gilberto Figueiredo anunciou a colegas que a rede hospitalar local entrou em colapso e pediu socorro a colegas de outros estados para atendimento a pacientes de Covid-19.
Segundo disse a FSP, baseado em informações prestadas pelo gestor de Mato Grosso, as respostas ao pedido foram desanimadoras. A maioria dos governadores contatados disse que “não tinham como ajudar. “Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum estado pode auxiliar com vagas de UTI?”, perguntou o secretário a colegas de outros estados vizinhos.
As respostas foram todas no mesmo sentido. Amapá disse que bateu 90% de ocupação neste domingo. Tocantins afirmou que está em 99%. Rio Grande do Sul declarou que está completamente sem vagas. Mato Grosso do Sul, da mesma forma, com 94%. Goiás também avisou que não teria vagas.
O governo do Mato Grosso divulgou uma nota de esclarecimento em que confirma o pedido de ajuda aos estados e diz ter 59 pacientes na fila por uma vaga na UTI. O governo diz não ter recebido até o momento uma resposta oficial dos estados.
Antes desse momento, o pior da pandemia até agora, estados conseguiam se ajudar, transferindo e recebendo pacientes. O que não é mais possível.
Política MT
Deputado bolsonarista e autor de projeto contra a vacinação é intubado por causa da Covid
Autor de projeto contra a obrigatoridade da vacina e defensor frequente das agressões que o presidente Jair Bolsonaro faz contra a Organização Mundial da Saúde (OMS), o deputado estadual Sílvio Fávero (PSL) está em estado de saúde grave e precisou ser intubado – um procedimento médico para socorrer pacientes em estado “gravíssimo”.
As condições de saúde do deputado se agravou nas últimas horas. Internado desde ontem na UTI do Hospital Amecor, ele precisou começou a se sentir pior e causou um corre-corre da equipe médica.
Fávero, que tem 54 anos, contraiu a Covid-19 no início da última semana. Inicialmente, fazia o tratamento em casa, mas na última quinta-feira teve complicações respiratórias e buscou atendimento num hospital em Lucas do Rio Verde, sua base eleitoral. Ontem, seu estado se agravou e ele conseguiu vaga numa UTI na Amecor.
Pelo projeto contra a vacinação, o deputado defende que que os pais ou responsáveis poderão escolher pela vacinação ou não das crianças e adolescentes menores de 14 anos.
Ele é portador de comorbidade a hipertensãoe está no grupo de risco.
-
Política MT01/03/2021 - 14:50
Decreto do governo estadual determina “fecha tudo” a partir das 19 horas em todos os municípios
-
Registro Geral02/03/2021 - 12:04
Pela 1ª vez, desaprovação de Bolsonaro supera avaliação positiva em pesquisa do IPEC
-
Polícia Federal03/03/2021 - 09:46
Operação Recôndito apura desvio de recursos públicos federais destinados ao combate do Coronavírus
-
Política Nacional02/03/2021 - 20:45
Câmara aprova projeto que classifica visão monocular como deficiência visual
-
Política Nacional02/03/2021 - 07:47
Câmara pode votar nesta terça-feira MP que ampliou margem do crédito consignado para aposentados
-
Esportes03/03/2021 - 08:58
América – MG finaliza preparação para duelo contra o Athletic
-
Cuiabá02/03/2021 - 18:45
Emanuel anuncia novo decreto com toque de recolher e veta funcionamento de casas de shows e boates; Confira medidas
-
Opinião01/03/2021 - 07:45
FLÁVIO STRINGUETA – O que importa nessa vida?
1 comentário