Conteúdo/ODOC - Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), em entrevista à imprensa, classificou o ‘tarifaço’ de 50% sobre os produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como uma decisão “louca”.
Russi defendeu uma postura firme do Brasil em relação ao governo norte-americano. “Eu acho que ele foi muito infeliz. Uma decisão louca, digamos assim, porque os Estados Unidos vendem para o Brasil muito mais do que compram. A balança comercial é positiva em favor dos Estados Unidos. Então ele toma uma decisão sem critério técnico nenhum, da cabeça dele. Esperamos que isso não seja efetivo”, destacou Russi.
“Nós não podemos baixar a cabeça. Os Estados Unidos não podem achar que podem mandar no Brasil, que a gente é uma colônia, longe disso. Muito pelo contrário, a gente tem que se impor, através do diálogo, da conversação, da negociação”, emendou o presidente da ALMT.
Max Russi fez um alerta para os impactos da medida na economia brasileira e, consequentemente, de Mato Grosso. “Esperamos que a diplomacia haja, que exista um entendimento, porque a gente pode pensar muitas vezes: ‘não vai prejudicar muito o nosso Estado’, mas acaba prejudicando o nosso país e isso é muito ruim”.