Conteúdo/ODOC - A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá desta terça-feira (23) terminou de forma inesperada. Com apenas oito vereadores em plenário, dos 27 eleitos, a presidente da Casa, Paula Calil (PL), encerrou os trabalhos por falta de quórum e anunciou que vai promover alterações no regimento interno para evitar novos episódios.
Segundo a parlamentar, muitos vereadores deixaram o plenário ao longo da reunião para tomar “cafezinho”, o que comprometeu a continuidade das votações. “Conversamos na antessala sobre ajustes no regimento. Vamos incluir a restrição de fala no pequeno expediente logo após o hino e, no grande expediente, após a tribuna livre. Dessa forma, garantimos quórum durante toda a sessão e conseguimos avançar na ordem do dia”, explicou.
Calil reforçou que o horário de início das sessões, às 9h, está mantido conforme prevê o regimento, mas destacou a necessidade de disciplinar a permanência em plenário. “Hoje havia quórum no início, mas os vereadores foram saindo e esvaziaram a sessão. Não podemos permitir que isso atrapalhe os trabalhos legislativos”, afirmou.
Para compensar a sessão perdida, a presidente confirmou a convocação de uma reunião extraordinária na próxima quinta-feira (25), no período da tarde. A pauta será a mesma que deixou de ser analisada nesta terça-feira. “Vamos repor a sessão com uma extraordinária, apreciando todas as matérias que estavam previstas para hoje”, disse.