conecte-se conosco


Entretenimento

Prêmio Jabuti anuncia novidades e homenagem a Conceição Evaristo

Publicado

 O Prêmio Jabuti, o mais tradicional do mercado literário no Brasil , iniciou hoje as inscrições para sua 61ª edição. Editores e autores nacionais poderão inscrever suas obras em um dos quatro eixos disponíveis: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

Leia também: Curador do Prêmio Jabuti, Luiz Armando Bagolin, pede demissão após polêmica


Autora Conceição Evaristo
Divulgação

Autora Conceição Evaristo

Umas das principais mudanças apresentadas pela comissão organizadora, que tem como curador o editor Pedro Almeida , foi a reestruturação de algumas categorias. Documentário e reportagem, por exemplo, foram acrescentados à biografia e não mais estão em Humanidades.

Leia também: “Leitores não faltam”, diz novo curador do Prêmio Jabuti sobre crise no setor

As categorias Infantil e Juvenil , que já renderam algumas polêmicas, foram separadas. Outra novidade será a apresentação dos finalistas. Nessa edição teremos duas listas de finalistas: Uma primeira com 10 nomes e em um segundo momento outra com 5 nomes dessa primeira.

A personalidade homenageada será a escritora Conceição Evaristo , uma participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra, que traz traços marcantes de sua origem humilde em seus textos, com personagens femininas fortes e resistentes. Conceição é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

Leia Também:  Gusttavo Lima desperta ciúme de outros sertanejos famosos

Conselho do Prêmio Jabuti
Divulgação

Conselho do Prêmio Jabuti

“A escolha da Conceição foi resultado de uma reflexão de toda a Comissão do Prêmio Jabuti sobre obra da autora, sua relevância cultural para o Brasil hoje, e por muito o que ela ainda tem a oferecer. Conceição representa os valores essenciais para o Prêmio Jabuti. E o Jabuti se sente orgulhoso por homenageá-la”, diz o curador Pedro Almeida .

Leia também: A crise no setor livreiro e o pensamento do leitor solitário

As inscrições para participar do Prêmio Jabuti podem ser feitas até o dia 16 de junho de 2019 pelo site www.premiojabuti.org.br.

Para pautas e sugestões: [email protected]

Fonte: IG Gente
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Entretenimento

Carolina Dieckmann relembra fase careca: “Escolhida pela arte”

Publicado

source

A atriz Carolina Dieckmann é a convidada da próxima terça-feira (20) do “Conversa com Bial”. Durante o bate papo, ela vai relembrar a marcante cena que fez em “ Laços de Família ” (2000) – quando sua personagem, Camila, raspou o cabelo após iniciar o tratamento contra um câncer.

Leia também: Aos 40, Carolina Dieckmann impressiona com barriga sequinha

Carolina Dieckmann arrow-options
Reprodução/Globo

Carolina Dieckmann em cena de “Laços de Família” exibida nos anos 2000


 “Foi muito importante para mim. Não só por ter marcado a minha carreira, mas por que foi num momento em que eu estava me questionando sobre a profissão. Quando fiquei sabendo que teria que fazer duas horas diárias de maquiagem para caracterização da personagem, eu tomei a decisão de raspar o cabelo”, comenta Carolina Dieckmann .

Leia também: Carolina Dieckmann sobre briga com José Loreto: “A verdade um dia aparece”

Após terminar a cena, a atriz, que possui 25 anos de carreira, sentiu que estava no caminho certo. “Depois daquela gravação, eu tive certeza de que estava sendo escolhida pela arte. Não fui eu que escolhi, eu me deixei ser escolhida”, relembra emocionada.

Leia Também:  “Game of Thrones” volta com tensão e Jon Snow pressionado por todos os lados

A artista também falou do espetáculo “Karolkê”, que segue em turnê pelo Brasil. “Não me tornei uma cantora agora. Sou uma atriz que canta e que se sente muito tocada pela música. Eu interpreto as canções. E isso não é uma brincadeira, pois eu levo tudo que eu faço muito a sério”, conta.

Leia também: Carolina Dieckmann ostenta corpão: “Não tenho feito dieta”

Já o amor pela pintura foi descoberto nos Estados Unidos, país em que a atriz está morando há alguns anos. “Comecei com a aquarela, pouco mais de três anos atrás, quando me mudei para Miami e comecei a pintar. Mais do que autorretratos, eu pinto meus sentimentos. E ainda tenho planos de ilustrar um livro infantil”, revela Carolina Dieckmann .

Fonte: IG Gente
Continue lendo

Entretenimento

Fábio Assunção segue página de programa destinada a dependentes químicos

Publicado

source
Fábio Assunção arrow-options
Reprodução/Internet

Fábio Assunção

Fábio Assunção seguiu página de programa destinada às pessoas que têm problemas com as drogas, mantida pela jornalista Fernanda Alves, a ‘S.O.S Dependentes Químicos’.

O ator, que já se manifestou diversas vezes sobre seus problemas com o vício, voltou a falar em entrevista recente de sua rotina com essa doença e pontuou que o “vício não deve ser tomado como uma questão de caráter”.

Fábio Assunção gravou, recentemente, a série “Onde Está Meu Coração?”, da Globo , em que vive o pai de uma usuária de drogas (vivida por Letícia Colin) e pôde reviver situações que já passou.

Leia também: Jornalista Fernanda Alves descobre que ex ameaçou funcionário com facão

Pesquisadora sobre o assunto, Fernanda falou sobre a importância de Fábio Assunção interpretar um personagem com essa característica. “Colocar o Fábio num papel contrário a vida pessoal dele, foi a melhor tacada psicológica que qualquer dependente químico poderia ter. Ele viverá um outro universo, talvez de um co-dependente, vejamos”, analisou a jornalista. A série ainda não tem data para ser lançada.

Fonte: IG Gente
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana