conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura participa de treinamento da CGU referente ao recebimento de denúncias

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá participou, na manhã desta terça-feira (03), de uma capacitação realizada pela Controladoria Geral da União (CGM) pertinentes ao recebimento e tratamento de denúncias referente aos crimes de assédio moral e sexual. O evento ocorreu no auditório da Controladoria Geral do Município (CGM) e contou com a presença de coordenadores de diversas secretarias que compõem o Executivo Municipal. 

O conteúdo abordado tem como finalidade enfatizar a disparidade entre manifestações e denúncias, informando sobre as formas corretas que os servidores devem agir e proceder diante de situações como estas. 

O ouvidor-geral do município, Heitor Reyes, um dos grandes parceiros na elaboração da cartilha de prevenção e combate à crimes dessa natureza. Ele pontuou ainda que esse é o primeiro passo dado pela Gestão Emanuel Pinheiro rumo ao encaminhamento e tratamento correto dos casos. “Esse curso vai ser difundido em todas as secretarias da prefeitura, começando pelas lideranças. Desta forma estamos oferecendo todo o suporte para que a situações caminhem de forma coerente, além das respostas às vítimas”, comentou. 

A coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP), Geórgia Pompéu frisou que a prática abrange diferentes comportamentos, sejam elas por supostas irregularidades ou não. “Tratamos de denúncias, o assédio moral e sexual, mas outros assuntos também comunicamos a melhor maneira de lidar. Essa ação faz parte do programa Profoco da CGU que é de fortalecimento das ouvidorias e a Prefeitura de Cuiabá faz parte da nossa rede nacional”, comentou. 

A secretária-adjunta da Secretaria da Mulher, Eliz Prates afirmou que o trabalho do comitê não se limita apenas ao lançamento da cartilha, mas sim permanente, a fim de erradicar as condutas ilegais. “É fundamental essa capacitação, pois nos dá mais elementos para orientar e fazer com que as pessoas compreendam o quanto nocivo pode ser o assédio dentro das instituições públicas”, completou. 

Ao todo mais de 29 servidores participaram do curso com a carga horária total de quatro horas. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Nota oficial sobre a questão envolvendo convênios entre a Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado

Publicado

Nota à Imprensa 

– A Prefeitura de Cuiabá vem a público esclarecer que o governador do Estado de Mato Grosso atua de maneira irresponsável ao propagar inverdades que servem a finalidade eleitoreira. 

– A gestão atua em observância à legislação e cumpre ritos e prazos devidamente constituídos, tendo como premissa o bem-estar coletivo, verdadeiro sentido de uma administração pública.  

– A tentativa de macular a gestão e induzir a população ao erro, somente evidenciam o desrespeito aos mais de 600 mil cidadãos que aqui residem, trabalham e são personagens fundamentais na construção de um Estado cada vez melhor. 

– Diferentemente do que foi propagado, a Prefeitura enfatiza que as certidões exigidas pelo sistema SIGCom-MT para celebração de convênios entre o Estado e Municípios estão todas dentro do prazo de validade. 

– Destaca que dentro do próprio sistema é possível constatar a validade de todos esses documentos. 

– O que existe atualmente é um impeditivo à habilitação plena por pendências na prestação de contas em convênios firmados em 2012 e 2015, esse último ano em que o atual governador do Estado ocupava o cargo de prefeito de Cuiabá. 

– Importante ressaltar que o vice-prefeito José Roberto Stopa entregou todos os projetos, atendendo também dessa forma os requisitos que são estabelecidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeitura lança programa de combate à fome via restaurantes privados; Evento será às 14h

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, junto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, lança na quinta-feira (30), às 14h30, o programa “Prato Cheio”, de combate à fome, em parceria com restaurantes da rede privada por toda Cuiabá.

O Chamamento Público será publicado na Gazeta Municipal, que circulará nos próximos dias, e abrirá credenciamento para 20 restaurantes, em 14 regiões por Cuiabá, para oferecer alimentação popular, com subsídio da Prefeitura, com preços simbólicos à população em vulnerabilidade social.

“É a maior ação de combate à fome da história de Cuiabá. Nós temos grandes campanhas como o Natal Sem Fome e o Fundo Solidário Social, mas essas são ações temporárias e o programa Prato Cheio será uma proposta efetiva porque ela  descentraliza a política de segurança alimentar dos restaurantes populares e leva, à toda Cuiabá, por meio desses parceiros, a alimentação social de forma mais ampla e igualitária às regiões que realmente tem a maior necessidade”, explicou a primeira-dama Márcia Pinheiro, pioneira do projeto.

SERVIÇO:

O QUE: LANÇAMENTO DO PROGRAMA PRATO CHEIO

ONDE: AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (Avenida as Torres, 743 – Renascer, Cuiabá) 

DATA: 30/6 

HORÁRIO: 14H

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana