Com a previsão de tempestades intensas nos próximos dias em Várzea Grande, as Secretarias Municipais de Viação, Obras e Urbanismo e Defesa Social reforçam as orientações para que a população adote medidas preventivas e saiba como agir em situações de emergência.
O secretário municipal de Defesa Social, Louriney dos Santos Silva, destaca que os bairros Construmat e Carrapicho já registraram alagamentos durante as chuvas da última terça-feira e alerta para os principais riscos nesse período: "Alagamentos, raios, ventos fortes com queda de árvores, queda da rede de energia".
Para evitar transtornos maiores, a Defesa Civil municipal está realizando ações emergenciais, como monitoramento de córregos e solicitação de limpeza quando necessário, cadastramento de famílias em áreas de risco e avaliação técnica dos locais mais vulneráveis.
Atualmente, são monitoradas 992 residências que ficam em regiões de alagamento em diversos bairros de Várzea Grande.
O secretário Louriney ressalta a importância da colaboração da população, principalmente dos moradores de regiões próximas a córregos ou com histórico de alagamentos. "Não descartar lixo, principalmente na beira dos córregos, quando perceber risco de transbordamento evacuar a área sob ameaça e procurar um local seguro, principalmente à noite, pois a visibilidade fica reduzida. Observar constantemente o nível dos córregos, ficar atento aos alertas que a Defesa Civil emite sobre a previsão do tempo e comunicar imediatamente a Defesa Civil Municipal caso perceba algo fora do normal", pontuou o secretário da pasta.
Em casos de queda de energia, a orientação é entrar em contato imediatamente com a Energisa. Já em situações envolvendo queda de árvores ou outros riscos, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil. O secretário reforça ainda as orientações gerais para os próximos dias. "Procurar lugar coberto e abrigado em caso de tempestade, comunicar a Defesa Civil imediatamente quando identificar algum desastre e evitar descarte de lixo de forma irregular", reforçou Louriney dos Santos.
A Defesa Civil Municipal está de plantão 24 horas e pode ser acionada pelo telefone (65) 98475-7112. Além disso, a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo está monitorando as vias da cidade e realizando serviços de drenagem para minimizar os pontos de alagamento.
A população pode contribuir adotando medidas preventivas e seguindo as orientações oficiais, garantindo assim maior segurança para todos durante este período de chuvas intensas.
Serviço:
- Defesa Civil Várzea Grande: (65) 98475-7112 (plantão 24h)
- Energisa (falta de energia): 0800 647 0120
- Corpo de Bombeiros: 193