conecte-se conosco


Várzea Grande

Prefeitura mantém calendário de obras na cidade dentro do previsto

Publicado


.

07/08/2020    9

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos esteve em visita nas obras da Praça do Jardim Glória, além da pavimentação asfáltica da Avenida Mil, bairro Nova Fronteira. A vistoria foi acompanhada pela vereadora Gisa de Barros e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, José Roberto Amaral. Conforme dados do secretaria de Obras, a Praça do Jardim Glória está com mais de 90% dos serviços concluídos. A vistoria ocorreu nesta quinta-feira (06).

Nesta etapa, as equipes realizam pinturas, limpezas e finalizam as partes de iluminação. A previsão de entrega é para o fim deste mês. Já a pavimentação asfáltica da Avenida Mil tem aproximadamente 70% de conclusão, onde estão sendo finalizadas calçamento, pintura do canteiro central e meio fio, além da execução da parte de drenagem e esgoto.

“Neste período, as equipes finalizam também as instalações das partes elétricas internas da Praça, instalação do parquinho infantil e acabamento do palco de apresentações múltiplas. A próxima etapa consiste no plantio de árvores da área externa e plantio de gramado. A Praça faz parte de um Termo de Compromisso realizado entre a Prefeitura e uma empresa instalada na cidade, por meio de uma compensação urbanística. A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 150 mil reais”, explicou o secretário José Roberto.

Para Lucimar Sacre de Campos, as obras que se encaminham para a fase de conclusão trarão um bom aspecto para o município, com espaços de qualidade e segurança para a população. “De fato, com a pandemia da Covid-19 houve, uma concentração maior da Administração Pública voltada para a Saúde, com determinações, estabelecimento de Decretos Municipais, compras de equipamentos e insumos hospitalares, reorganização da Rede SUS para atendimento as  pessoas acometidas pela doença. Porém as obras também caminharam sob a coordenação da Secretaria de Obras, e as execuções estão sendo realizadas dentro do previsto, e muitas obras já estão sendo finalizadas, quer seja por asfalto novo, creches, praças, reurbanização da cidade, enfim estamos tomando todas as precauções para que os  serviços aconteçam  e, a cada dia tomam forma e seguem para a finalização. Estamos vistoriando e pedindo celeridade nos trabalhos. Vamos entregar o quanto antes essas obras que trarão aspecto harmonioso  de bem estar e qualidade de vida como  nossa cidade merece”, sublinha.

A vistoria se estendeu também até a Praça Central Nossa Senhora do Carmo, instalada no Centro de Várzea Grande. No local, havia a instalação de um chafariz que será substituído por uma estátua de Nossa Senhora do Carmo, o local está sendo revitalizado com pinturas, plantação de flores e gramado e instalações de luzes, além de demais ajustes de paisagismo, deixando o visual ainda mais atrativo. “Um espaço que vai contemplar toda essa área central valorizando o comércio local e fomentando as romarias de fé e religiosidade abertas para visitação de toda a população, tanto de Várzea Grande quanto de outras cidades”, disse Lucimar. 

 

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Escola desenvolve projeto ‘Drive Thru’ para estimular a leitura em casa

Publicado


30/09/2020    0

O período de isolamento social devido a pandemia tem estimulado iniciativas inovadoras pelas escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande. Uma dessas iniciativas é o projeto ‘Drive Thru – Sacola de Viajante’ desenvolvido pela EMEB Emanuel Benedito de Arruda, do bairro Santa Maria.

O projeto, que teve início no mês de setembro, foi idealizado pelas professoras Elaine de Fátima, Elizete Magalhães e Mariluce do Rosário e que é oferecido para as turmas do 2º ano, busca estimular a experiência da leitura no ambiente doméstico, onde o estudante tem a oportunidade de levar para casa livros que fazem parte do acervo da escola, obras do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

De acordo com as professoras, por meio do projeto, alunos e familiares são convidados a passar na escola de forma rápida, sem permanecer por muito tempo no estabelecimento de ensino, para que os alunos possam conversar com as professoras e pegar sua sacola viajante, obedecendo todos os protocolos de segurança e saúde.

“As famílias abraçaram a proposta e vieram à escola com todos os procedimentos necessários, mantendo o distanciamento de um metro e meio, com o uso obrigatório de máscara. Na portaria da escola sempre tem um profissional conferindo a temperatura das pessoas e higienizando as mãos com álcool. Os professores e equipe de assessoramento estão preparados com para receber os visitantes com viseiras transparentes, jalecos brancos, capas transparentes, luvas, máscaras e sapatos fechados. Para concluir o projeto, os estudantes serão convidados a fazer a devolutiva e receberão um brinde. A unidade escolar está seguindo as recomendações de distanciamento e evitando aglomerações” informou a diretora Joziane Maria da Silva.

Para o secretário Silvio Fidelis, as iniciativas das escolas têm proporcionado resultados positivos nos processos de ensino/aprendizagem mesmo com as restrições impostas pelas medidas de distanciamento social devido a pandemia do novo corona vírus. “A criatividade, a inovação e a vontade de contribuir para a melhoria da aprendizagem pelos profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Várzea Grande estão fazendo a diferença, com bons trabalhos apresentados  e ótimos resultados obtidos dentro da comunidade escolar do município” afirmou.

No dia 21 de setembro ocorreu o Dia “D” do Projeto com a exposição do DRIVE THRU e fotos. O projeto Sacola Viajante será finalizado no dia 13 de outubro com a entrega brindes de lembrancinhas em homenagem ao Dia da Criança.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Reunião Gerencial destaca IDEB de escolas da Rede Municipal de Várzea Grande

Publicado


30/09/2020    3

Em reunião com todos os gestores das escolas da rede municipal de Várzea Grande realizada na última semana pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o secretário Silvio Fidelis destacou os resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas da rede municipal de Várzea Grande.

A reunião foi realizada observando todos os protocolos de segurança e saúde adotados pelo município em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, o encontro de trabalho ocorreu no Anexo II da Smecel, no bairro Marajoara, com o uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel e na entrada com aferição a temperatura corporal de todos os participantes.

Em suas considerações iniciais, o secretário Silvio Fidelis deu as boas vindas a todos, lembrando que o último encontro com todos os gestores das unidades escolares aconteceu no início o ano, ainda sem o aparecimento da pandemia no país e em Mato Grosso que mudou todas as práticas regulares que prevê aglomerações nas atividades de lazer ou trabalho.

O secretário repassou informações importantes sobre as atividades referentes a pasta da Educação, assim como orientações sobre as diversas atividades que os profissionais estão desenvolvendo junto aos estudantes de forma remota.

O documento do Plano Estratégico para o possível retorno das atividades escolares presenciais na Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande foi divulgado e debatido com a participação de todos. O Plano Estratégico foi elaborado pelos profissionais da Secretaria de Educação, com a orientação do Secretário Silvio Fidelis, juntamente com a Subsecretária Benedita Ponce, com a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, com o Conselho Municipal de Educação e a participação dos departamentos de Recursos Humanos e Assessoria Jurídica, que normatizam as ações visando o retorno às atividades presenciais garantindo a segurança e redução dos riscos de contaminação no ambiente escolar, porém para o retorno, aguarda-se decisão do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus, e do  Governo do Estado 

O secretário informou que a rede municipal de Educação está tomando todas as providencias e ações conjuntas estão sendo planejadas e executadas para que as escolas retornem às atividades presenciais quando houver a autorização para o retorno por parte das autoridades estaduais e municipais. “Todos os profissionais da rede municipal estão trabalhando para o retorno seguro, garantindo a máxima segurança para alunos, professores e toda comunidade escolar” informou.

Durante a reunião, Fidelis destacou o desempenho das escolas do município na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. Divulgado em setembro, o novo índice referente a avaliação feita em 2019, traz cinco escolas que possuem o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) entre as 6 primeiras escolas que figuram no topo do índice do MEC. Com a pontuação de 4.5, a EMEB Tenente Abílio da Silva Morais ficou com a primeira colocação nos resultados das escolas com 8º e 9º anos (anos finais), seguida pela EMEB Paulo Freire – 4.4, EMEB Profa. Maria Barbosa Martins – 4.1, EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC – 3.9, EMEB Lenine de Campos Póvoas – 3.9 e EMEB Júlio Domingos de Campos – 3.7.

Para os anos iniciais (4ª série/5º ano), a EMEB Profa. Marilce Benedita de Arruda ficou em primeiro lugar com a pontuação 6,8, seguida da EMEB Profa. Rita Auxiliadora Campos com 6,6, EMEB Emanuel Benedito de Arruda com 6,0 e EMEB Profa. Salvelina Ferreira da Silva empatada com a EMEB José Estejo de Campos com 6,0.

O secretário parabenizou os alunos, professores, coordenadores e gestores e reconheceu que os avanços na educação municipal é o resultado do trabalho de todos os profissionais e da comunidade escolar de Várzea Grande.

Para o secretário, o Projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA), programa idealizado pela prefeita Lucimar Campos, que promove atividades no contraturno escolar como dança, teatro, música, artesanato, prática esportiva, letramento e reforço pedagógico, teve papel fundamental na elevação do índice do IDEB assim como apresenta resultados positivos na melhoria do ensino/aprendizagem dos estudantes da rede municipal de Várzea Grande.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana