conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura informa o que abre e fecha nos feriados de 15 e 20 de novembro

Publicado

Em virtude do feriado nacional do Dia da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro (sexta-feira), a Prefeitura de Cuiabá informa que os órgãos da Administração Municipal não terão expediente. Apenas os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

A situação será repetida no feriado da Consciência Negra, do dia 20 (quarta-feira). Em algumas cidades do país o dia 20 de novembro é considerado ponto facultativo. Em Mato Grosso, a data foi estabelecida como um feriado estadual, por meio da Lei Nº 7879/2002.

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.

Na segurança, todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também fazem atendimentos.

Em relação ao comércio da Capital, conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), os estabelecimentos poderão funcionar normalmente, tanto na sexta (15) como na próxima quarta-feira (20), ficando a critério de cada estabelecimento decidir se vai abrir ou não, sem restrições de horário conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) entre os sindicatos patronais e laborais esse ano.

Entretanto, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas, que serão calculadas pela média mensal, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado.  A permissão abrange os municípios que seguem a CCT.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

SOS AVC de Cuiabá registra mais de 850 atendimentos em apenas nove meses

Publicado


.

Inédito em Mato Grosso, o Programa SOS AVC, que foi implantado pela gestão Emanuel Pinheiro no Hospital Municipal São Benedito há nove meses, já contabiliza 850 atendimentos a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).  

Segundo dados da unidade hospitalar, deste total, 60% dos pacientes foram salvos da morte. Os outros 40% tiveram os riscos de sequelas reduzidos em 92% graças ao atendimento imediato proporcionado pelo Programa. 

A celeridade e experiências exitosas colocaram Cuiabá como centro de referência à doença no país e destaque para nove países sendo eles Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Equador no congresso internacional GSA 2020 – Global Stroke Alliance, que aconteceu no Rio de Janeiro – RJ no início deste ano.  

Para o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (que administra o São Benedito), Alexandre Beloto uma das razões que contribuem para o sucesso do programa cuiabano está na busca pelo atendimento que tem acontecido dentro das 8h consideradas cruciais para o socorro.  

“Os excelentes resultados colhidos hoje pelo Programa são frutos do empenho de toda a equipe conduzida pelo prefeito Emanuel Pinheiro.  Empenho esse que vai desde capacitações aos profissionais das Atenções Básica e Secundária para alinhamento de fluxo aos atendimentos na urgência e emergência”, enfatizou o diretor.

ACOLHIMENTO SOS AVC

Como o Hospital São Benedito não é portas abertas, o acolhimento do SOS AVC acontece de duas formas. A primeira é via SAMU, para os casos em que forem chamados e os paramédicos atestarem que pode se tratar de um AVC. Nesta situação, o paciente será imediatamente levado por eles para o Hospital São Benedito. A outra porta de entrada é por meio de encaminhamento das unidades de urgência e emergência da Capital, sendo elas o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, UPAs e policlínicas.

Continue lendo

Cuiabá

Emanuel Pinheiro ganha prêmio de Prefeito Amigo da Criança, gestão 2017-2020

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro ganha o prêmio Prefeito Amigo da Criança, gestão 2017-2020. Instituído pela Fundação Abrinq a iniciativa reconhece as boas práticas, a vontade política e a capacidade dos municípios de promover ações e políticas públicas que priorizem a infância e a adolescência.   Nesta sexta edição do PPAC, 125 prefeitos e prefeitas foram reconhecidos pelo programa.   Em Mato Grosso, além de Cuiabá, foram premiados os gestores municipais de Brasnorte, Nova Monte Verde e Sorriso.

A articuladora do programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) em Cuiabá, Vânia Joceli Araújo representante da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, explicou que os gestores que formalizam sua adesão ao programa inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.

“Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, levando em consideração as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a  institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária”, salientou Vânia Araújo. 

Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Esta é a quarta vez que a gestão municipal de Cuiabá participa do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança. O último prefeito a receber o prêmio foi Wilson Santos, em 2008.

Destaques

Cuiabá mereceu destaque nas ações relacionadas a transparência do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; no aumento de 4,8 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal subindo de  70,8%, em 2016, para 75,6%, em 2019; no aumento de 114% nos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via dedução do imposto de renda de pessoas físicas, passando de R$ 111.414, em 2017, para R$ 238.469, em 2019; e no aumento de 3,5 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola), avançando de  98,7%, em 2016, para 102,2%, em 2019.

Ao falar sobre a premiação, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que é o reconhecimento dos esforços e iniciativas que vem sendo implementada pela sua gestão. “Temos avançado muito em relação às políticas públicas e ações que priorizam o ser humano e em especial às crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos de proteção, instituindo políticas públicas e investimentos em melhorias na saúde, educação, bem estar e proteção. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo, uma gestão humanizada e que busca o desenvolvimento e contribui com a melhoria de vida das crianças e adolescentes”, disse o gestor.  

O prefeito Emanuel Pinheiro elogiou a iniciativa da Fundação Abrinq e os gestores municipais que ao cumprir os compromissos assumidos no início das suas gestões estão fazendo a diferença na vida das pessoas. “É fundamental dar visibilidade e soluções que possam melhorar a vida das nossas crianças e adolescentes”, disse ele.

Prêmio Prefeito Amigo da Criança

O Programa Prefeito Amigo da Criança, tem como objetivo identificar, reconhecer e disseminar iniciativas exitosas referentes à efetivação dos direitos da criança e do adolescente, que estejam alinhadas às diretrizes propostas pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). 

O programa mapeia iniciativas das gestões locais que pontualmente contribuam para solução de problemas estruturais que envolvem o cotidiano das crianças e dos adolescentes nos municípios, com alternativas simples, criativas, intersetoriais, de baixo custo e com capacidade de institucionalização, ou seja, de se tornar um programa municipal duradouro.

Ao longo das 6 edições do programa, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa.

 

O anúncio oficial do prêmio foi divulgado nesta quarta-feira (1), no site do programa, www.prefeito amigo.org.br.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana