conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura disponibiliza 21 unidades básicas para testes da Covid-19, mediante prescrição médica

Publicado

Davi Valle

 

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza às pessoas com sintomas leves de síndrome gripal 21 unidades da atenção primária que contam com exames para Covid-19, sejam eles o teste rápido (idealmente feito a partir de 10 dias do início dos sintomas) ou o exame RT-PCR (realizado com maior eficácia entre o 3º e o 5º dia de início dos sintomas).

Para ter acesso a qualquer um desses exames, é preciso antes passar por consulta médica na própria unidade e ter o pedido do profissional de saúde.

Ao perceber sintomas gripais, como tosse, espirro, coriza, febre, dor de cabeça e no corpo, entre outros, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde (UBS, USF ou centro de saúde) mais próxima de sua casa. Lá, ela será acolhida pela equipe de saúde, passará por triagem, consulta e, havendo indicação médica de exame, ela terá acesso ao procedimento em uma das 21 unidades polo, mediante agendamento.

Teste Rápido

No caso do teste rápido, aquele que detecta se o organismo já teve contato com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ele está disponível nas seguintes unidades: Centro de Referência Ana Poupina, USF Parque Ohara, USF Novo Terceiro, USF Despraiado I e II, centro de saúde Dom Aquino, centro de saúde Jardim Leblon, USF Pedregal I e II, USF Pedra 90 I e II, centro de saúde Parque Cuiabá, USF Santa Laura/Jardim Fortaleza, centro de saúde Tijucal, Clínica da Família do CPA 1, USF Três Barras, USF CPA 3, USF Nossa Senhora da Guia, USF Rio dos Peixes, USF Aguaçu e Projeto AMOR.

RT-PCR

No caso do exame RT-PCR, a coleta de material genético é feita em cinco unidades da atenção básica: Centro de Referência Ana Poupina, USF Bela Vista/Carumbé, UF Jardim Imperial, USF Parque Ohara e USF Ilza Picolli.

A distribuição por regiões da cidade desse tipo de exame é feita por conta das características técnicas que exigem uma logística específica, conforme explica a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães. “Você faz a coleta do SWAB, esse material tem que ser mantido entre 2 e 8 graus de temperatura, ser encaminhado para o laboratório em tempo oportuno para que a gente não perca esse material e tenha depois um resultado falso negativo. Então, não está em todas as unidades de saúde por conta dessa logística”, afirma.

Kit Covid-19

Vale destacar que as unidades polo de atendimento de casos leves da Covid-19 também contam com a distribuição do Kit-Covid-19, mediante prescrição médica e com consentimento do paciente. Ambos os procedimentos – realização de teste e entrega do kit-Covid-19 – ocorrem após a consulta médica. É preciso passar pelo médico para que ele avalie de forma clínica os sintomas apresentados aliados a possíveis fatores de risco preexistentes que o paciente sofra.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Prefeitura corrige artigo e permissão para realização eventos passa a ser das 7h às 22h

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá informa que no Art. 2º, do Decreto nº 8.392, que permite a realização de eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, leilões, cinemas, museus, teatros, o horário das 9h às 20h, estabelecido como limite para os dias segunda-feira a sábado, inclusive feriados, será substituído por das 7h às 22h.

A retificação do período de funcionamento será publicada na próxima edição da Gazeta Municipal, que circulará na segunda-feira (19). No entanto, o Município ressalta que não é necessário aguardar o ato para seguir o horário, visto que todas as medidas contidas no novo decreto começaram a vigorar já neste sábado (17).

É válido destacar que, para os domingos, horário de funcionamento desses segmentos, contido no mesmo artigo, não sofrerá alteração, continuando válida a permissão pelo período das 7h às 12h. 

Continue lendo

Cuiabá

Pinheiro amplia horário de funcionamento do comércio, libera cinemas e eventos sociais e corporativos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, editou o Decreto nº 8.392, que altera as medidas voltadas para os segmentos comerciais contidas no Decreto nº 8.388, de 9 de abril de 2021. Além de ampliar o horário de funcionamento do comércio local, dentro de um escalonamento no período das 5h às 22h, o documento muda o horário do toque de recolher, que passa a vigorar das 23h às 5h. As medidas valem já a partir deste sábado e seguem em vigor até o dia 2 de maio.

Somado a isso, também a partir de hoje , está permitida a realização dos eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, leilões, cinemas, museus e teatros. Para tal, é necessário respeitar o limite de 30% da capacidade máxima do local, seguindo os horários de segunda a sábado, inclusive feriados, das 9h às 20h, e domingos das 7h às 12h. Também é preciso assegurar o uso de máscara e a disponibilização de álcool 70%.

“Um gestor precisa ser sensível, solidário e manter constante diálogo com todos aqueles que ajudam no crescimento da cidade. Ouvimos diversos setores, que expõem suas dificuldades diante da pandemia. O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, também teve importante papel de articulação, se reunindo com a Abrasel e outros segmentos. Entendemos que o setor econômico foi extremamente penalizado e precisamos encontrar maneiras de fomentar a economia, respeitando as medidas de biossegurança”, explica o prefeito.

Outro ponto contido é a permissão para atividades religiosas, de forma presencial, de segunda a domingo, das 5h às 22h, observando os protocolos de distanciamento social e ainda o limite de 30% da capacidade do local. O decreto também revoga o inciso IV do art. 1º, do Decreto 8.388, que suspendia o atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos.

Veja como fica o funcionamento de cada segmento econômico:

 – As atividades econômicas do comércio em geral, varejista e atacadista, exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento de segunda à sábado, das 8h às 18h.

– Os supermercados, padarias, açougues e congêneres, observarão o horário de funcionamento, de segunda a sábado, inclusive feriados, das 6h às 22h, e aos domingos das 6h às 12h.

– As atividades de prestação de serviços em geral, exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento, de segunda à sábado das 8h30 às 21h.

– As lojas de conveniência localizadas em postos de combustível, funcionarão de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 5h às 22h, e domingos de 5h às 12h, permitido o consumo no local desde que sentados, observadas as demais medidas previstas no art. 10 do presente decreto.

– As atividades econômicas no segmento de academias de esporte de todas as modalidades, exercerão suas atividades observado o horário de atendimento de segunda à sábado das 5h às 22h.

– As atividades econômicas de comércio varejista exercidas nos interiores dos shoppings centers e congêneres, observarão o horário de atendimento ao público de segunda à sábado das 10h às 22h, e domingos das 7h às 12h.

– As atividades econômicas de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, inclusive aqueles em funcionamento em shopping centers, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 9h às 22h e domingos, das 9h às 15h.

– A atividade de comércio de alimentos nas vias e logradouros públicos, por aqueles que possuírem a respectiva autorização para tanto emitida pelo Município, funcionarão de segunda-feira à sábado das 8h às 22h e domingos das 8h às 15h.

– Fica permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos segmentos econômicos autorizados a funcionar, desde que realizados de forma sentada e a distribuição de mesas e cadeiras observem o distanciamento necessário.

– O funcionamento das atividades na modalidade delivery ficará autorizado somente até as 23h59, inclusive aos sábados e domingos, com exceção das farmácias e congêneres, que poderão funcionar, na modalidade delivery, sem restrição de dias e horários.

– O funcionamento de restaurantes e congêneres na modalidade take-away e drive-thru, se dará de segunda a domingo, inclusive feriados, até as 22h45.

Veja no anexo abaixo o decreto na íntegra

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana